DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594 |
Resumo: | Este texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança. |
id |
Feevale-1_9b5b203447aa5920fc6e85b15d37d239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/594 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIAEste texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança.Universidade Feevale2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/59410.25112/rp.v1i0.594Revista Prâksis; v. 1 (2007): Educação e Estética - Janeiro / Junho; 25-302448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594/579Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira2017-07-06T22:06:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/594Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
title |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
spellingShingle |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira |
title_short |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
title_full |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
title_fullStr |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
title_sort |
DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
author |
Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira |
author_facet |
Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira |
description |
Este texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594 10.25112/rp.v1i0.594 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594/579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2007): Educação e Estética - Janeiro / Junho; 25-30 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123480027136 |