DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594
Resumo: Este texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança.
id Feevale-1_9b5b203447aa5920fc6e85b15d37d239
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/594
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIAEste texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança.Universidade Feevale2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/59410.25112/rp.v1i0.594Revista Prâksis; v. 1 (2007): Educação e Estética - Janeiro / Junho; 25-302448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594/579Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira2017-07-06T22:06:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/594Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
title DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
spellingShingle DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira
title_short DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
title_full DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
title_fullStr DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
title_full_unstemmed DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
title_sort DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
author Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira
author_facet Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazé, Clotildes Maria de Jesus Oliveira
description Este texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594
10.25112/rp.v1i0.594
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/594/579
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2007): Educação e Estética - Janeiro / Junho; 25-30
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123480027136