A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Carlos Marcelo Cavalheiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Schefer, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2936
Resumo: Este artigo enseja reflexões para a prática da gestão democrática nas escolas públicas. Constitui-se um estudo documental que implica, mediante o tempo, a compreensão do social. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, tecido sob as lentes das leis federais: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Base Nacional Comum Curricular, objetiva dinamizar os processos democráticos nos ambientes educacionais. A metodologia enseja, com base nos documentos, contextualizar histórica e socialmente as leituras contemporâneas (CELLARD, 2008). Os resultados dinamizam experiências de participação e de autonomia entre os gestores e demais profissionais da educação, como também da comunidade escolar. Tenciona viabilizar encontros permanentes de coletividade e de dialogicidade. Propõe a abertura para práticas cooperativas que perpassem os discursos pedagógicos e as ações administrativas do dia a dia da escola. Das vivências no cotidiano escolar, urge a necessidade de maior assento para a participação da comunidade escolar, tendo como perspectiva a formação para a criticidade e o exercício da cidadania.
id Feevale-1_9fe917f626c5f26d6a41cb58c53ddbd3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2936
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAISDemocratic management. Public schools. Federal Laws.Gestão DemocráticaEscolas PúblicasLeis FederaisEste artigo enseja reflexões para a prática da gestão democrática nas escolas públicas. Constitui-se um estudo documental que implica, mediante o tempo, a compreensão do social. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, tecido sob as lentes das leis federais: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Base Nacional Comum Curricular, objetiva dinamizar os processos democráticos nos ambientes educacionais. A metodologia enseja, com base nos documentos, contextualizar histórica e socialmente as leituras contemporâneas (CELLARD, 2008). Os resultados dinamizam experiências de participação e de autonomia entre os gestores e demais profissionais da educação, como também da comunidade escolar. Tenciona viabilizar encontros permanentes de coletividade e de dialogicidade. Propõe a abertura para práticas cooperativas que perpassem os discursos pedagógicos e as ações administrativas do dia a dia da escola. Das vivências no cotidiano escolar, urge a necessidade de maior assento para a participação da comunidade escolar, tendo como perspectiva a formação para a criticidade e o exercício da cidadania.Universidade Feevale2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/293610.25112/rpr.v2.2936Revista Prâksis; v. 2 (2022): Artigos livres; 4-172448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2936/3049Copyright (c) 2022 Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Maria Cristina Scheferhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFélix, Carlos Marcelo CavalheiroSchefer, Maria Cristina2022-07-25T18:39:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2936Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2022-07-25T18:39:11Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
title A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
spellingShingle A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
Félix, Carlos Marcelo Cavalheiro
Democratic management. Public schools. Federal Laws.
Gestão Democrática
Escolas Públicas
Leis Federais
title_short A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
title_full A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
title_fullStr A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
title_full_unstemmed A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
title_sort A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS
author Félix, Carlos Marcelo Cavalheiro
author_facet Félix, Carlos Marcelo Cavalheiro
Schefer, Maria Cristina
author_role author
author2 Schefer, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Carlos Marcelo Cavalheiro
Schefer, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Democratic management. Public schools. Federal Laws.
Gestão Democrática
Escolas Públicas
Leis Federais
topic Democratic management. Public schools. Federal Laws.
Gestão Democrática
Escolas Públicas
Leis Federais
description Este artigo enseja reflexões para a prática da gestão democrática nas escolas públicas. Constitui-se um estudo documental que implica, mediante o tempo, a compreensão do social. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, tecido sob as lentes das leis federais: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Base Nacional Comum Curricular, objetiva dinamizar os processos democráticos nos ambientes educacionais. A metodologia enseja, com base nos documentos, contextualizar histórica e socialmente as leituras contemporâneas (CELLARD, 2008). Os resultados dinamizam experiências de participação e de autonomia entre os gestores e demais profissionais da educação, como também da comunidade escolar. Tenciona viabilizar encontros permanentes de coletividade e de dialogicidade. Propõe a abertura para práticas cooperativas que perpassem os discursos pedagógicos e as ações administrativas do dia a dia da escola. Das vivências no cotidiano escolar, urge a necessidade de maior assento para a participação da comunidade escolar, tendo como perspectiva a formação para a criticidade e o exercício da cidadania.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2936
10.25112/rpr.v2.2936
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2936
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2.2936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2936/3049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Maria Cristina Schefer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Maria Cristina Schefer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2022): Artigos livres; 4-17
2448-1939
1807-1112
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125462884352