PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/742 |
Resumo: | Neste texto, apresentamos os resultados de um estudo bibliográfico sobre as produções científicas que analisam representações de gênero nas revistas, objetivando contribuir para o debate sobre as pedagogias de gênero que se articulam nessa mídia, identificando perspectivas, singularidades, alcances e limitações dos trabalhos realizados nessa área temática. Foram localizados e analisados artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado publicados/as ou defendidas no período 2000-2010 por autores/as do Brasil. Para a análise desses estudos, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979), elencando como categorias: perfil dos/das autores/as, tipos de revistas estudadas, temas explorados, referenciais teóricos assumidos e metodologias empregadas. As investigações examinadas confirmam a extensão desses estudos, o tema preocupa e ocupa majoritariamente mais às mulheres que aos homens e predomina o exame de revistas femininas.Palavras-chave: Gênero. Revistas. Pedagogias de gênero. Masculinidades. Feminidades. |
id |
Feevale-1_c8727f5b63dbf33535d497736f06cde5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/742 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASILNeste texto, apresentamos os resultados de um estudo bibliográfico sobre as produções científicas que analisam representações de gênero nas revistas, objetivando contribuir para o debate sobre as pedagogias de gênero que se articulam nessa mídia, identificando perspectivas, singularidades, alcances e limitações dos trabalhos realizados nessa área temática. Foram localizados e analisados artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado publicados/as ou defendidas no período 2000-2010 por autores/as do Brasil. Para a análise desses estudos, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979), elencando como categorias: perfil dos/das autores/as, tipos de revistas estudadas, temas explorados, referenciais teóricos assumidos e metodologias empregadas. As investigações examinadas confirmam a extensão desses estudos, o tema preocupa e ocupa majoritariamente mais às mulheres que aos homens e predomina o exame de revistas femininas.Palavras-chave: Gênero. Revistas. Pedagogias de gênero. Masculinidades. Feminidades.Universidade Feevale2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/74210.25112/rp.v1i0.742Revista Prâksis; v. 1 (2013): Educação, Imagens e Mídias - Janeiro / Junho; 35-442448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/742/872Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Quaresma daSilva, Cristina Ennes da2017-07-06T22:07:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/742Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:07:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL |
title |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL |
spellingShingle |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL Silva, Denise Quaresma da |
title_short |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL |
title_full |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL |
title_fullStr |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL |
title_sort |
PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL |
author |
Silva, Denise Quaresma da |
author_facet |
Silva, Denise Quaresma da Silva, Cristina Ennes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cristina Ennes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denise Quaresma da Silva, Cristina Ennes da |
description |
Neste texto, apresentamos os resultados de um estudo bibliográfico sobre as produções científicas que analisam representações de gênero nas revistas, objetivando contribuir para o debate sobre as pedagogias de gênero que se articulam nessa mídia, identificando perspectivas, singularidades, alcances e limitações dos trabalhos realizados nessa área temática. Foram localizados e analisados artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado publicados/as ou defendidas no período 2000-2010 por autores/as do Brasil. Para a análise desses estudos, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979), elencando como categorias: perfil dos/das autores/as, tipos de revistas estudadas, temas explorados, referenciais teóricos assumidos e metodologias empregadas. As investigações examinadas confirmam a extensão desses estudos, o tema preocupa e ocupa majoritariamente mais às mulheres que aos homens e predomina o exame de revistas femininas.Palavras-chave: Gênero. Revistas. Pedagogias de gênero. Masculinidades. Feminidades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/742 10.25112/rp.v1i0.742 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/742 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/742/872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2013): Educação, Imagens e Mídias - Janeiro / Junho; 35-44 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123913089024 |