O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2420 |
Resumo: | Escrever sobre si, mais que uma revelação do íntimo, possibilita a evidenciação de aspectos culturais e históricos de uma determinada comunidade. Nesse ponto de vista, este trabalho propõe elucidar os elementos culturais do povo surdo presentes na obra autoficcional O grito da gaivota (1994), da autora surda Emmanuelle Laborit, por meio de reflexões a respeito dos artefatos culturais propostos pela autora surda Karin Strobel (2008), para tanto, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Na autoficção, a personagem evidencia a trajetória de vida de uma mulher surda e a luta pelo reconhecimento das especificidades do povo surdo, nesse contexto, evidenciam-se as especificidades que permeiam a Cultura Surda e a militância da Comunidade Surda na busca pelo reconhecimento da sua história e sua cultura. Dessa forma, esse trabalho propõe uma reflexão acerca dos artefatos culturais do povo surdo, que emergiram a partir de sua forma de expressar e perceber o mundo, possibilitando-lhe, assim, ser o autor da sua própria história. |
id |
Feevale-1_ce0f5ab30b2c492c9eb5fa8edba22601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2420 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDAO grito da gaivotaArtefatos CulturaisLiteratura SurdaEscrever sobre si, mais que uma revelação do íntimo, possibilita a evidenciação de aspectos culturais e históricos de uma determinada comunidade. Nesse ponto de vista, este trabalho propõe elucidar os elementos culturais do povo surdo presentes na obra autoficcional O grito da gaivota (1994), da autora surda Emmanuelle Laborit, por meio de reflexões a respeito dos artefatos culturais propostos pela autora surda Karin Strobel (2008), para tanto, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Na autoficção, a personagem evidencia a trajetória de vida de uma mulher surda e a luta pelo reconhecimento das especificidades do povo surdo, nesse contexto, evidenciam-se as especificidades que permeiam a Cultura Surda e a militância da Comunidade Surda na busca pelo reconhecimento da sua história e sua cultura. Dessa forma, esse trabalho propõe uma reflexão acerca dos artefatos culturais do povo surdo, que emergiram a partir de sua forma de expressar e perceber o mundo, possibilitando-lhe, assim, ser o autor da sua própria história.Universidade Feevale2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/242010.25112/rpr.v1.2420Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 139-1532448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2420/2975Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFroes Santos, Rosilene AparecidaFialho de Sousa, Márcio JeanFroes santos, Rosana2022-02-18T18:27:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2420Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2022-02-18T18:27:17Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA |
title |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA |
spellingShingle |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA Froes Santos, Rosilene Aparecida O grito da gaivota Artefatos Culturais Literatura Surda |
title_short |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA |
title_full |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA |
title_fullStr |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA |
title_full_unstemmed |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA |
title_sort |
O GRITO DA GAIVOTA: REVERBERAÇÃO DA CULTURA SURDA |
author |
Froes Santos, Rosilene Aparecida |
author_facet |
Froes Santos, Rosilene Aparecida Fialho de Sousa, Márcio Jean Froes santos, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Fialho de Sousa, Márcio Jean Froes santos, Rosana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Froes Santos, Rosilene Aparecida Fialho de Sousa, Márcio Jean Froes santos, Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O grito da gaivota Artefatos Culturais Literatura Surda |
topic |
O grito da gaivota Artefatos Culturais Literatura Surda |
description |
Escrever sobre si, mais que uma revelação do íntimo, possibilita a evidenciação de aspectos culturais e históricos de uma determinada comunidade. Nesse ponto de vista, este trabalho propõe elucidar os elementos culturais do povo surdo presentes na obra autoficcional O grito da gaivota (1994), da autora surda Emmanuelle Laborit, por meio de reflexões a respeito dos artefatos culturais propostos pela autora surda Karin Strobel (2008), para tanto, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Na autoficção, a personagem evidencia a trajetória de vida de uma mulher surda e a luta pelo reconhecimento das especificidades do povo surdo, nesse contexto, evidenciam-se as especificidades que permeiam a Cultura Surda e a militância da Comunidade Surda na busca pelo reconhecimento da sua história e sua cultura. Dessa forma, esse trabalho propõe uma reflexão acerca dos artefatos culturais do povo surdo, que emergiram a partir de sua forma de expressar e perceber o mundo, possibilitando-lhe, assim, ser o autor da sua própria história. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2420 10.25112/rpr.v1.2420 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2420 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v1.2420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2420/2975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 139-153 2448-1939 1807-1112 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125304549376 |