BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675 |
Resumo: | A capacidade de viver mais qualitativamente está enlaçada à capacidade de ler. Ler e escrever, por sua vez, são práticas a serem ensinadas na escola, o que implica, muitas vezes, redimensionar as práticas e os espaços. Acreditando tanto na necessidade de leitura para o aprimoramento da produção textual como na de incentivá-la para um exercício pleno da cidadania, possibilitando o conhecimento de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, pretende-se analisar a biblioteca escolar, espaço por vezes esquecido, mas nem por isso menos importante nesse processo. O presente artigo, nesse sentido, pretende, pois, discutir a relevância desse espaço na formação do leitor e apresentar algumas propostas para qualificar o uso da biblioteca escolar.Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola. Biblioteca. |
id |
Feevale-1_cfe82884c1c3acd3c7126ca76ff5f14e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?A capacidade de viver mais qualitativamente está enlaçada à capacidade de ler. Ler e escrever, por sua vez, são práticas a serem ensinadas na escola, o que implica, muitas vezes, redimensionar as práticas e os espaços. Acreditando tanto na necessidade de leitura para o aprimoramento da produção textual como na de incentivá-la para um exercício pleno da cidadania, possibilitando o conhecimento de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, pretende-se analisar a biblioteca escolar, espaço por vezes esquecido, mas nem por isso menos importante nesse processo. O presente artigo, nesse sentido, pretende, pois, discutir a relevância desse espaço na formação do leitor e apresentar algumas propostas para qualificar o uso da biblioteca escolar.Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola. Biblioteca.Universidade Feevale2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/67510.25112/rp.v2i0.675Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 29-342448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675/732Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVolmer, LovaniKunz, Marines Andréa2017-07-06T22:10:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:32Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? |
title |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? |
spellingShingle |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? Volmer, Lovani |
title_short |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? |
title_full |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? |
title_fullStr |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? |
title_full_unstemmed |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? |
title_sort |
BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE? |
author |
Volmer, Lovani |
author_facet |
Volmer, Lovani Kunz, Marines Andréa |
author_role |
author |
author2 |
Kunz, Marines Andréa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volmer, Lovani Kunz, Marines Andréa |
description |
A capacidade de viver mais qualitativamente está enlaçada à capacidade de ler. Ler e escrever, por sua vez, são práticas a serem ensinadas na escola, o que implica, muitas vezes, redimensionar as práticas e os espaços. Acreditando tanto na necessidade de leitura para o aprimoramento da produção textual como na de incentivá-la para um exercício pleno da cidadania, possibilitando o conhecimento de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, pretende-se analisar a biblioteca escolar, espaço por vezes esquecido, mas nem por isso menos importante nesse processo. O presente artigo, nesse sentido, pretende, pois, discutir a relevância desse espaço na formação do leitor e apresentar algumas propostas para qualificar o uso da biblioteca escolar.Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola. Biblioteca. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675 10.25112/rp.v2i0.675 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675/732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 29-34 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123837591552 |