BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volmer, Lovani
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Kunz, Marines Andréa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675
Resumo: A capacidade de viver mais qualitativamente está enlaçada à capacidade de ler. Ler e escrever, por sua vez, são práticas a serem ensinadas na escola, o que implica, muitas vezes, redimensionar as práticas e os espaços. Acreditando tanto na necessidade de leitura para o aprimoramento da produção textual como na de incentivá-la para um exercício pleno da cidadania, possibilitando o conhecimento de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, pretende-se analisar a biblioteca escolar, espaço por vezes esquecido, mas nem por isso menos importante nesse processo. O presente artigo, nesse sentido, pretende, pois, discutir a relevância desse espaço na formação do leitor e apresentar algumas propostas para qualificar o uso da biblioteca escolar.Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola. Biblioteca.
id Feevale-1_cfe82884c1c3acd3c7126ca76ff5f14e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?A capacidade de viver mais qualitativamente está enlaçada à capacidade de ler. Ler e escrever, por sua vez, são práticas a serem ensinadas na escola, o que implica, muitas vezes, redimensionar as práticas e os espaços. Acreditando tanto na necessidade de leitura para o aprimoramento da produção textual como na de incentivá-la para um exercício pleno da cidadania, possibilitando o conhecimento de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, pretende-se analisar a biblioteca escolar, espaço por vezes esquecido, mas nem por isso menos importante nesse processo. O presente artigo, nesse sentido, pretende, pois, discutir a relevância desse espaço na formação do leitor e apresentar algumas propostas para qualificar o uso da biblioteca escolar.Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola. Biblioteca.Universidade Feevale2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/67510.25112/rp.v2i0.675Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 29-342448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675/732Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVolmer, LovaniKunz, Marines Andréa2017-07-06T22:10:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:32Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
title BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
spellingShingle BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
Volmer, Lovani
title_short BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
title_full BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
title_fullStr BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
title_full_unstemmed BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
title_sort BIBLIOTECA, QUE ESPAÇO É ESSE?
author Volmer, Lovani
author_facet Volmer, Lovani
Kunz, Marines Andréa
author_role author
author2 Kunz, Marines Andréa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volmer, Lovani
Kunz, Marines Andréa
description A capacidade de viver mais qualitativamente está enlaçada à capacidade de ler. Ler e escrever, por sua vez, são práticas a serem ensinadas na escola, o que implica, muitas vezes, redimensionar as práticas e os espaços. Acreditando tanto na necessidade de leitura para o aprimoramento da produção textual como na de incentivá-la para um exercício pleno da cidadania, possibilitando o conhecimento de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, pretende-se analisar a biblioteca escolar, espaço por vezes esquecido, mas nem por isso menos importante nesse processo. O presente artigo, nesse sentido, pretende, pois, discutir a relevância desse espaço na formação do leitor e apresentar algumas propostas para qualificar o uso da biblioteca escolar.Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola. Biblioteca.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675
10.25112/rp.v2i0.675
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/675/732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 29-34
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123837591552