MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Cláudia Mariza Mattos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Schmidt, Elisabeth Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/633
Resumo: O artigo focaliza a discussão sobre as questões sócio-culturais e os reflexos ambientais da prática do graffiti, refletindo sobre estilos de vida e comportamentos coletivos. Pretende-se ampliar a compreensão do mundo, através da identificação de possíveis conexões entre o graffiti e os acontecimentos sociais, como forma de determinar-se uma ontologia da realidade, fruto da interação do cidadão com seu contexto sócio-histórico e natural. A análise da histórica apropriação estética do homem sobre o meio apresenta-nos um tema de extrema importância para os estudos na área da Arte e da Educação Ambiental. Nesse sentido, o texto também apresenta os resultados de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido na Escola Estadual Silva Gama (Cassino, Rio Grande, RS), cujo corpus de análise constituiu-se a partir de registros em fotografia e vídeo das práticas da grafitagem na praça Dídio Duhá direta (tirei a vírgula daqui) e a realização de entrevistas semi-estruturadas com os grafiteiros. O material coletado fundamentou o debate sobre um imaginário compartilhado e um espaço urbano muitas vezes ultrajado, buscando ampliar a compreensão do mundo, discutindo a gestação de uma cultura que priorize intervenções responsáveis e a preservação dos bens culturais e do meio ambiente.Palavras-chave: Educação. Arte. Graffiti.Ambiente.
id Feevale-1_d55fec8beaa690a158e1a248d050091e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/633
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOSO artigo focaliza a discussão sobre as questões sócio-culturais e os reflexos ambientais da prática do graffiti, refletindo sobre estilos de vida e comportamentos coletivos. Pretende-se ampliar a compreensão do mundo, através da identificação de possíveis conexões entre o graffiti e os acontecimentos sociais, como forma de determinar-se uma ontologia da realidade, fruto da interação do cidadão com seu contexto sócio-histórico e natural. A análise da histórica apropriação estética do homem sobre o meio apresenta-nos um tema de extrema importância para os estudos na área da Arte e da Educação Ambiental. Nesse sentido, o texto também apresenta os resultados de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido na Escola Estadual Silva Gama (Cassino, Rio Grande, RS), cujo corpus de análise constituiu-se a partir de registros em fotografia e vídeo das práticas da grafitagem na praça Dídio Duhá direta (tirei a vírgula daqui) e a realização de entrevistas semi-estruturadas com os grafiteiros. O material coletado fundamentou o debate sobre um imaginário compartilhado e um espaço urbano muitas vezes ultrajado, buscando ampliar a compreensão do mundo, discutindo a gestação de uma cultura que priorize intervenções responsáveis e a preservação dos bens culturais e do meio ambiente.Palavras-chave: Educação. Arte. Graffiti.Ambiente.Universidade Feevale2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/63310.25112/rp.v1i0.633Revista Prâksis; v. 1 (2008): Educação e Meio Ambiente - Janeiro / Junho; 43-502448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/633/655Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Cláudia Mariza MattosSchmidt, Elisabeth Brandão2017-07-06T22:06:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/633Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
title MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
spellingShingle MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
Brandão, Cláudia Mariza Mattos
title_short MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
title_full MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
title_fullStr MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
title_full_unstemmed MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
title_sort MARCAS URBANAS: A ARTE DO GRAFFITI E AS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
author Brandão, Cláudia Mariza Mattos
author_facet Brandão, Cláudia Mariza Mattos
Schmidt, Elisabeth Brandão
author_role author
author2 Schmidt, Elisabeth Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Cláudia Mariza Mattos
Schmidt, Elisabeth Brandão
description O artigo focaliza a discussão sobre as questões sócio-culturais e os reflexos ambientais da prática do graffiti, refletindo sobre estilos de vida e comportamentos coletivos. Pretende-se ampliar a compreensão do mundo, através da identificação de possíveis conexões entre o graffiti e os acontecimentos sociais, como forma de determinar-se uma ontologia da realidade, fruto da interação do cidadão com seu contexto sócio-histórico e natural. A análise da histórica apropriação estética do homem sobre o meio apresenta-nos um tema de extrema importância para os estudos na área da Arte e da Educação Ambiental. Nesse sentido, o texto também apresenta os resultados de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido na Escola Estadual Silva Gama (Cassino, Rio Grande, RS), cujo corpus de análise constituiu-se a partir de registros em fotografia e vídeo das práticas da grafitagem na praça Dídio Duhá direta (tirei a vírgula daqui) e a realização de entrevistas semi-estruturadas com os grafiteiros. O material coletado fundamentou o debate sobre um imaginário compartilhado e um espaço urbano muitas vezes ultrajado, buscando ampliar a compreensão do mundo, discutindo a gestação de uma cultura que priorize intervenções responsáveis e a preservação dos bens culturais e do meio ambiente.Palavras-chave: Educação. Arte. Graffiti.Ambiente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/633
10.25112/rp.v1i0.633
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/633
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/633/655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2008): Educação e Meio Ambiente - Janeiro / Junho; 43-50
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123521970176