ETICA E CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermann, Nadja
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/579
Resumo: O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rousseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes, através de uma ação curricular específica. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo , particularmente a s relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluralidade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano.Palavras-Chave: Ética. Currículo. Ensino da Ética. Estética.
id Feevale-1_d63bd902de4e03db4e8a068827618f09
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/579
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling ETICA E CURRÍCULOO artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rousseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes, através de uma ação curricular específica. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo , particularmente a s relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluralidade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano.Palavras-Chave: Ética. Currículo. Ensino da Ética. Estética.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/57910.25112/rp.v2i0.579Revista Prâksis; v. 2 (2006): Educação e Ética - Julho / Dezembro; 25-322448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/579/553Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessHermann, Nadja2017-07-06T22:10:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/579Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:50Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ETICA E CURRÍCULO
title ETICA E CURRÍCULO
spellingShingle ETICA E CURRÍCULO
Hermann, Nadja
title_short ETICA E CURRÍCULO
title_full ETICA E CURRÍCULO
title_fullStr ETICA E CURRÍCULO
title_full_unstemmed ETICA E CURRÍCULO
title_sort ETICA E CURRÍCULO
author Hermann, Nadja
author_facet Hermann, Nadja
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermann, Nadja
description O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rousseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes, através de uma ação curricular específica. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo , particularmente a s relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluralidade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano.Palavras-Chave: Ética. Currículo. Ensino da Ética. Estética.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/579
10.25112/rp.v2i0.579
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/579
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/579/553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2006): Educação e Ética - Julho / Dezembro; 25-32
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123463249920