PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hergesel, João Paulo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza, Ana Luiza Bruzadelli de, Rezende, Marina Bernardino, Secco, Taís Siqueira, Fukuoka, Valentina Morita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3824
Resumo: Este estudo parte da noção da importância da língua como elemento caro à identidade cultural, trazendo como foco o contexto da lusofonia. Ao detalhar uma atividade realizada na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, este trabalho, estruturado no gênero relato de experiência, descreve como estudantes investigaram as características de cada território lusófono e a instauração da língua portuguesa nesses lugares, promovendo um intercâmbio cultural e reflexões sobre identidades linguísticas. Utilizando metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, os alunos exploraram a diversidade cultural, histórica e linguística dos países lusófonos, oferecendo uma visão mais profunda e apreciativa da lusofonia. Como corpo teórico, foram acionados os estudos de Ribeiro, Pacheco e Machado (2023), Pimenta, Ribeiro e Moreira (2023) e Conte (2008), agregados a outros autores. Em síntese, as apresentações forneceram um intercâmbio pelas terras lusófonas em forma de narrativa verbo-visual, proporcionando uma compreensão apreciativa da diversidade cultural, linguística e histórica dos países lusófonos, reforçando a importância do diálogo intercultural e da cooperação global.
id Feevale-1_ec90015fcf51e862f0179bc8d983610a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3824
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDAPortuguese LanguageLusophonyTeaching methodologiesLíngua PortuguesaLusofoniaMetodologias de ensinoEste estudo parte da noção da importância da língua como elemento caro à identidade cultural, trazendo como foco o contexto da lusofonia. Ao detalhar uma atividade realizada na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, este trabalho, estruturado no gênero relato de experiência, descreve como estudantes investigaram as características de cada território lusófono e a instauração da língua portuguesa nesses lugares, promovendo um intercâmbio cultural e reflexões sobre identidades linguísticas. Utilizando metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, os alunos exploraram a diversidade cultural, histórica e linguística dos países lusófonos, oferecendo uma visão mais profunda e apreciativa da lusofonia. Como corpo teórico, foram acionados os estudos de Ribeiro, Pacheco e Machado (2023), Pimenta, Ribeiro e Moreira (2023) e Conte (2008), agregados a outros autores. Em síntese, as apresentações forneceram um intercâmbio pelas terras lusófonas em forma de narrativa verbo-visual, proporcionando uma compreensão apreciativa da diversidade cultural, linguística e histórica dos países lusófonos, reforçando a importância do diálogo intercultural e da cooperação global.Universidade Feevale2024-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/382410.25112/rpr.v2.3824Revista Prâksis; v. 2 (2024): Sobre a permanência das diásporas e dos desamparos nas literaturas e nas culturas de língua portuguesa2448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3824/3351Copyright (c) 2024 João Paulo Hergeselhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHergesel, João PauloSouza, Ana Luiza Bruzadelli de Rezende, Marina Bernardino Secco, Taís Siqueira Fukuoka, Valentina Morita 2024-09-06T17:29:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3824Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2024-09-06T17:29:59Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
title PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
spellingShingle PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
Hergesel, João Paulo
Portuguese Language
Lusophony
Teaching methodologies
Língua Portuguesa
Lusofonia
Metodologias de ensino
title_short PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
title_full PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
title_fullStr PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
title_sort PRÁTICAS DE LINGUAGEM, IDENTIDADES E LUSOFONIA: EXPERIÊNCIAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E SALA DE AULA INVERTIDA
author Hergesel, João Paulo
author_facet Hergesel, João Paulo
Souza, Ana Luiza Bruzadelli de
Rezende, Marina Bernardino
Secco, Taís Siqueira
Fukuoka, Valentina Morita
author_role author
author2 Souza, Ana Luiza Bruzadelli de
Rezende, Marina Bernardino
Secco, Taís Siqueira
Fukuoka, Valentina Morita
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hergesel, João Paulo
Souza, Ana Luiza Bruzadelli de
Rezende, Marina Bernardino
Secco, Taís Siqueira
Fukuoka, Valentina Morita
dc.subject.por.fl_str_mv Portuguese Language
Lusophony
Teaching methodologies
Língua Portuguesa
Lusofonia
Metodologias de ensino
topic Portuguese Language
Lusophony
Teaching methodologies
Língua Portuguesa
Lusofonia
Metodologias de ensino
description Este estudo parte da noção da importância da língua como elemento caro à identidade cultural, trazendo como foco o contexto da lusofonia. Ao detalhar uma atividade realizada na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, este trabalho, estruturado no gênero relato de experiência, descreve como estudantes investigaram as características de cada território lusófono e a instauração da língua portuguesa nesses lugares, promovendo um intercâmbio cultural e reflexões sobre identidades linguísticas. Utilizando metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, os alunos exploraram a diversidade cultural, histórica e linguística dos países lusófonos, oferecendo uma visão mais profunda e apreciativa da lusofonia. Como corpo teórico, foram acionados os estudos de Ribeiro, Pacheco e Machado (2023), Pimenta, Ribeiro e Moreira (2023) e Conte (2008), agregados a outros autores. Em síntese, as apresentações forneceram um intercâmbio pelas terras lusófonas em forma de narrativa verbo-visual, proporcionando uma compreensão apreciativa da diversidade cultural, linguística e histórica dos países lusófonos, reforçando a importância do diálogo intercultural e da cooperação global.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3824
10.25112/rpr.v2.3824
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3824
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2.3824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3824/3351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 João Paulo Hergesel
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 João Paulo Hergesel
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2024): Sobre a permanência das diásporas e dos desamparos nas literaturas e nas culturas de língua portuguesa
2448-1939
1807-1112
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1814257214042406912