A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luckmann, Cristiane Borba
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Natalia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1692
Resumo: A evolução biológica é amplamente mencionada nos documentos norteadores da educação nacional, inclusive sendo citada como eixo unificador dos conteúdos de Ciências Naturais. No entanto, observaram-se em investigações científicas que ainda são latentes as barreiras epistemológicas e didáticas para o ensino de evolução. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, analisar as concepções e saberes científicos de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale acerca da evolução biológica, seleção natural e diversidade de espécies, identificando as principais influências formadoras dessas opiniões, realizando uma análise comparativa entre as concepções de ingressantes e egressos do curso, com o objetivo de verificar a construção do conhecimento científico na graduação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa exploratória, através da coleta de dados com o uso de questionários semiestruturados, adaptados de pesquisas recentes. O grupo analisado foi composto por 39 estudantes, sendo 15 ingressantes e 24 egressos, a maioria bacharel (60%). Através dessa pesquisa, constatou-se que os estudantes apresentam entendimento incipiente acerca da temática, com concepções errôneas de evolução biológica e seleção natural. Os resultados, de forma geral, demonstraram que os alunos compreendem a Biologia Evolutiva como um conjunto de processos que permitem a melhoria e/ou aprimoramento de características anatômicas e fisiológicas dos organismos vivos. Observou-se, ainda, que as concepções sobre a teoria evolucionista são influenciadas pelos preceitos religiosos dos estudantes, onde há constante dicotomia entre ciência e religião e diretamente ligados ao ensino deficiente da temática na educação básica. Considera-se pertinente o fomento de discussões sobre a história da ciência e suas contribuições diretas para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, acredita-se que este debate possa corroborar para amenizar alguns conflitos culturais apresentados por alguns estudantes que entendem a evolução como oposta às suas convicções pessoais.Palavras-chave: Biologia evolutiva. Ensino de ciências naturais. Concepções. Ensino superior. Ciências biológicas.ABSTRACTBiological evolution is widely mentioned in guiding documents of the national education, including being cited as unifying axis of the contents of the Natural Sciences. However, it was observed in scientific investigations they are still latent the barriers epistemological and didactic for the teaching of evolution. In this scenario, we sought through this study to analyze the conceptions and scientific knowledge of students in the course of Biological Sciences of Feevale University about biological evolution, natural selection and species diversity, identifying the main forming influences of these opinions, performing a comparative analysis between the conceptions of beginners and graduates of the course, with the objective of verifying the construction of scientific knowledge in the graduation. As a methodology we chose a exploratory quantitative-qualitative approach, through the collection of data with the use of structured questionnaires, adapted from recent searches. The analyzed group was composed of 39 students, being 15 beginners and 24 graduates, the majority bachelor (60%). Through this research, we found that the students have an incipient knowledge about the theme, with misconceptions of biological evolution and natural selection. The results, in general, have demonstrated that students understand the Evolutionary Biology as a set of processes that allow the improvement and/or enhancement of anatomical and physiological characteristics of living organisms It was also observed that the conceptions of evolutionary theory are influenced by religious precepts of students, where there is constant dichotomy between science and religion and are directly related to a deficiency at the teaching this topic in basic education. It is pertinent the promotion of discussions on the history of science and its direct contributions to the development of contemporary society, it is believed that this debate can corroborate to alleviate some cultural conflicts presented by some students who understand the evolution as opposition to their personal convictions.Keywords: Evolutionary biology. Teaching of natural sciences. Conceptions. Higher education. Biological sciences.
id Feevale-1_fa734cd5fd9fe0ab10bf72f772e90c2f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1692
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALEA evolução biológica é amplamente mencionada nos documentos norteadores da educação nacional, inclusive sendo citada como eixo unificador dos conteúdos de Ciências Naturais. No entanto, observaram-se em investigações científicas que ainda são latentes as barreiras epistemológicas e didáticas para o ensino de evolução. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, analisar as concepções e saberes científicos de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale acerca da evolução biológica, seleção natural e diversidade de espécies, identificando as principais influências formadoras dessas opiniões, realizando uma análise comparativa entre as concepções de ingressantes e egressos do curso, com o objetivo de verificar a construção do conhecimento científico na graduação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa exploratória, através da coleta de dados com o uso de questionários semiestruturados, adaptados de pesquisas recentes. O grupo analisado foi composto por 39 estudantes, sendo 15 ingressantes e 24 egressos, a maioria bacharel (60%). Através dessa pesquisa, constatou-se que os estudantes apresentam entendimento incipiente acerca da temática, com concepções errôneas de evolução biológica e seleção natural. Os resultados, de forma geral, demonstraram que os alunos compreendem a Biologia Evolutiva como um conjunto de processos que permitem a melhoria e/ou aprimoramento de características anatômicas e fisiológicas dos organismos vivos. Observou-se, ainda, que as concepções sobre a teoria evolucionista são influenciadas pelos preceitos religiosos dos estudantes, onde há constante dicotomia entre ciência e religião e diretamente ligados ao ensino deficiente da temática na educação básica. Considera-se pertinente o fomento de discussões sobre a história da ciência e suas contribuições diretas para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, acredita-se que este debate possa corroborar para amenizar alguns conflitos culturais apresentados por alguns estudantes que entendem a evolução como oposta às suas convicções pessoais.Palavras-chave: Biologia evolutiva. Ensino de ciências naturais. Concepções. Ensino superior. Ciências biológicas.ABSTRACTBiological evolution is widely mentioned in guiding documents of the national education, including being cited as unifying axis of the contents of the Natural Sciences. However, it was observed in scientific investigations they are still latent the barriers epistemological and didactic for the teaching of evolution. In this scenario, we sought through this study to analyze the conceptions and scientific knowledge of students in the course of Biological Sciences of Feevale University about biological evolution, natural selection and species diversity, identifying the main forming influences of these opinions, performing a comparative analysis between the conceptions of beginners and graduates of the course, with the objective of verifying the construction of scientific knowledge in the graduation. As a methodology we chose a exploratory quantitative-qualitative approach, through the collection of data with the use of structured questionnaires, adapted from recent searches. The analyzed group was composed of 39 students, being 15 beginners and 24 graduates, the majority bachelor (60%). Through this research, we found that the students have an incipient knowledge about the theme, with misconceptions of biological evolution and natural selection. The results, in general, have demonstrated that students understand the Evolutionary Biology as a set of processes that allow the improvement and/or enhancement of anatomical and physiological characteristics of living organisms It was also observed that the conceptions of evolutionary theory are influenced by religious precepts of students, where there is constant dichotomy between science and religion and are directly related to a deficiency at the teaching this topic in basic education. It is pertinent the promotion of discussions on the history of science and its direct contributions to the development of contemporary society, it is believed that this debate can corroborate to alleviate some cultural conflicts presented by some students who understand the evolution as opposition to their personal convictions.Keywords: Evolutionary biology. Teaching of natural sciences. Conceptions. Higher education. Biological sciences.Universidade Feevale2019-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/169210.25112/rpr.v1i0.1692Revista Prâksis; v. 1 (2019): Protagonismo Negro: lutas, resistências e participações na construção histórica; 243-2712448-19391807-111210.25112/rpr.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1692/2316Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuckmann, Cristiane BorbaSoares, Natalia Aparecida2019-02-15T19:20:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1692Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-02-15T19:20:43Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
title A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
spellingShingle A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
Luckmann, Cristiane Borba
title_short A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
title_full A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
title_fullStr A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
title_full_unstemmed A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
title_sort A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE
author Luckmann, Cristiane Borba
author_facet Luckmann, Cristiane Borba
Soares, Natalia Aparecida
author_role author
author2 Soares, Natalia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luckmann, Cristiane Borba
Soares, Natalia Aparecida
description A evolução biológica é amplamente mencionada nos documentos norteadores da educação nacional, inclusive sendo citada como eixo unificador dos conteúdos de Ciências Naturais. No entanto, observaram-se em investigações científicas que ainda são latentes as barreiras epistemológicas e didáticas para o ensino de evolução. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, analisar as concepções e saberes científicos de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale acerca da evolução biológica, seleção natural e diversidade de espécies, identificando as principais influências formadoras dessas opiniões, realizando uma análise comparativa entre as concepções de ingressantes e egressos do curso, com o objetivo de verificar a construção do conhecimento científico na graduação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa exploratória, através da coleta de dados com o uso de questionários semiestruturados, adaptados de pesquisas recentes. O grupo analisado foi composto por 39 estudantes, sendo 15 ingressantes e 24 egressos, a maioria bacharel (60%). Através dessa pesquisa, constatou-se que os estudantes apresentam entendimento incipiente acerca da temática, com concepções errôneas de evolução biológica e seleção natural. Os resultados, de forma geral, demonstraram que os alunos compreendem a Biologia Evolutiva como um conjunto de processos que permitem a melhoria e/ou aprimoramento de características anatômicas e fisiológicas dos organismos vivos. Observou-se, ainda, que as concepções sobre a teoria evolucionista são influenciadas pelos preceitos religiosos dos estudantes, onde há constante dicotomia entre ciência e religião e diretamente ligados ao ensino deficiente da temática na educação básica. Considera-se pertinente o fomento de discussões sobre a história da ciência e suas contribuições diretas para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, acredita-se que este debate possa corroborar para amenizar alguns conflitos culturais apresentados por alguns estudantes que entendem a evolução como oposta às suas convicções pessoais.Palavras-chave: Biologia evolutiva. Ensino de ciências naturais. Concepções. Ensino superior. Ciências biológicas.ABSTRACTBiological evolution is widely mentioned in guiding documents of the national education, including being cited as unifying axis of the contents of the Natural Sciences. However, it was observed in scientific investigations they are still latent the barriers epistemological and didactic for the teaching of evolution. In this scenario, we sought through this study to analyze the conceptions and scientific knowledge of students in the course of Biological Sciences of Feevale University about biological evolution, natural selection and species diversity, identifying the main forming influences of these opinions, performing a comparative analysis between the conceptions of beginners and graduates of the course, with the objective of verifying the construction of scientific knowledge in the graduation. As a methodology we chose a exploratory quantitative-qualitative approach, through the collection of data with the use of structured questionnaires, adapted from recent searches. The analyzed group was composed of 39 students, being 15 beginners and 24 graduates, the majority bachelor (60%). Through this research, we found that the students have an incipient knowledge about the theme, with misconceptions of biological evolution and natural selection. The results, in general, have demonstrated that students understand the Evolutionary Biology as a set of processes that allow the improvement and/or enhancement of anatomical and physiological characteristics of living organisms It was also observed that the conceptions of evolutionary theory are influenced by religious precepts of students, where there is constant dichotomy between science and religion and are directly related to a deficiency at the teaching this topic in basic education. It is pertinent the promotion of discussions on the history of science and its direct contributions to the development of contemporary society, it is believed that this debate can corroborate to alleviate some cultural conflicts presented by some students who understand the evolution as opposition to their personal convictions.Keywords: Evolutionary biology. Teaching of natural sciences. Conceptions. Higher education. Biological sciences.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1692
10.25112/rpr.v1i0.1692
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1692
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1i0.1692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1692/2316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2019): Protagonismo Negro: lutas, resistências e participações na construção histórica; 243-271
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124781309952