O BSC COMO SUPORTE NO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PROPOSTO PELO COMMONKADS: POSSIBILIDADES E PONTOS CRÍTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Cláudia V.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Garcia, Marco A., Búrigo, Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/849
Resumo: O CommonKADS, modelo de Engenharia e Gestão do Conhecimento desenvolvido por Schreiber et al. (2002), concebe o conhecimento em relação ao propósito e ao contexto, focado na ação. Nesse sentido, atesta que entre os benefícios esperados de um sistema de conhecimento estão o aumento da rapidez e a melhoria da qualidade na tomada de decisão. No entanto, apresenta pouco suporte quanto a mensurações em seus passos iniciais, voltados à definição dos modelos da organização, do agente e da tarefa. Por isso, o presente artigo propõe a utilização do Balanced Scorecard (BSC) - um sistema de avaliação de desempenho formulado por Kaplan e Norton (1997) que busca o equilíbrio entre indicadores financeiros e não-financeiros - como apoio às etapas iniciais do CommonKADS. Supõe-se que o BSC, por estar relacionado aos processos de formulação e implementação de estratégias necessárias à tomada de decisão, possa contemplar mais detalhadamente os propósitos preliminares do CommonKADS. O artigo também leva em consideração abordagens críticas ao BSC e a sua relação com a Gestão do Conhecimento, incorporando-as para atender de modo mais adequado a proposta de integração entre este sistema e o CommonKADS, concebido por Schreiber et al. (2002).Palavras-chave: CommonKADS. Balanced Scorecard. Gestão do Conhecimento. Estratégia.
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