EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social. |
id |
Feevale-2_2c43e86f2afa32b4d60cf0a46972cebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3312 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO EmpreendedorismoEducação empreendedoraEnsino médioO presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social.Universidade Feevale2024-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/331210.25112/rgd.v21i1.3312Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 21 n. 1 (2024): Artigos Livres; 72-942446-68751807-5436reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312/3289Copyright (c) 2024 Jaiane Aparecida Pereira, Joiceli dos Santos Fabrício, Luciano da Silva Lopes, Pedro José Steiner Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jaiane AparecidaFabrício, Joiceli dos SantosLopes, Luciano da SilvaSteiner Neto, Pedro José2024-03-19T16:25:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3312Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2024-03-19T16:25:40Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO |
title |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Pereira, Jaiane Aparecida Empreendedorismo Educação empreendedora Ensino médio |
title_short |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO |
title_full |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO |
title_sort |
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO |
author |
Pereira, Jaiane Aparecida |
author_facet |
Pereira, Jaiane Aparecida Fabrício, Joiceli dos Santos Lopes, Luciano da Silva Steiner Neto, Pedro José |
author_role |
author |
author2 |
Fabrício, Joiceli dos Santos Lopes, Luciano da Silva Steiner Neto, Pedro José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jaiane Aparecida Fabrício, Joiceli dos Santos Lopes, Luciano da Silva Steiner Neto, Pedro José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Educação empreendedora Ensino médio |
topic |
Empreendedorismo Educação empreendedora Ensino médio |
description |
O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312 10.25112/rgd.v21i1.3312 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v21i1.3312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312/3289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 21 n. 1 (2024): Artigos Livres; 72-94 2446-6875 1807-5436 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1814255987428687872 |