EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jaiane Aparecida
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fabrício, Joiceli dos Santos, Lopes, Luciano da Silva, Steiner Neto, Pedro José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social.
id Feevale-2_2c43e86f2afa32b4d60cf0a46972cebf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3312
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO EmpreendedorismoEducação empreendedoraEnsino médioO presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social.Universidade Feevale2024-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/331210.25112/rgd.v21i1.3312Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 21 n. 1 (2024): Artigos Livres; 72-942446-68751807-5436reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312/3289Copyright (c) 2024 Jaiane Aparecida Pereira, Joiceli dos Santos Fabrício, Luciano da Silva Lopes, Pedro José Steiner Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jaiane AparecidaFabrício, Joiceli dos SantosLopes, Luciano da SilvaSteiner Neto, Pedro José2024-03-19T16:25:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3312Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2024-03-19T16:25:40Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
title EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
spellingShingle EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
Pereira, Jaiane Aparecida
Empreendedorismo
Educação empreendedora
Ensino médio
title_short EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
title_full EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
title_fullStr EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
title_sort EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
author Pereira, Jaiane Aparecida
author_facet Pereira, Jaiane Aparecida
Fabrício, Joiceli dos Santos
Lopes, Luciano da Silva
Steiner Neto, Pedro José
author_role author
author2 Fabrício, Joiceli dos Santos
Lopes, Luciano da Silva
Steiner Neto, Pedro José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jaiane Aparecida
Fabrício, Joiceli dos Santos
Lopes, Luciano da Silva
Steiner Neto, Pedro José
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Educação empreendedora
Ensino médio
topic Empreendedorismo
Educação empreendedora
Ensino médio
description O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312
10.25112/rgd.v21i1.3312
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v21i1.3312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3312/3289
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 21 n. 1 (2024): Artigos Livres; 72-94
2446-6875
1807-5436
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325143867490304