A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PEQUENA EMPRESA: CASO JUMOSER
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/942 |
Resumo: | Este texto resulta da análise do processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo de Nonaka e Takeuchi (1997). O objetivo foi analisar o processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo escolhido. A pesquisa qualitativa pelo método do estudo de caso configura a metodologia adotada. A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, fato que o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização. A análise principal do modelo foi baseada no modelo de Ba, mais especificamente, Originating Ba, Interacting Ba, Cyber Ba e Exercising Ba. Apesar de terem sido constatadas falhas no processo de criação do conhecimento, do fato de o conhecimento estar estabelecido nas pessoas e não na organização, assim como de o conhecimento se centralizar na figura do proprietário e da estrutura organizacional simples, o modelo de comunicação da empresa facilita a criação dos Ba's iniciais.Palavras-chave: Criação do Conhecimento. Pequena Empresa. Modelo de Ba. |
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A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PEQUENA EMPRESA: CASO JUMOSEREste texto resulta da análise do processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo de Nonaka e Takeuchi (1997). O objetivo foi analisar o processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo escolhido. A pesquisa qualitativa pelo método do estudo de caso configura a metodologia adotada. A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, fato que o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização. A análise principal do modelo foi baseada no modelo de Ba, mais especificamente, Originating Ba, Interacting Ba, Cyber Ba e Exercising Ba. Apesar de terem sido constatadas falhas no processo de criação do conhecimento, do fato de o conhecimento estar estabelecido nas pessoas e não na organização, assim como de o conhecimento se centralizar na figura do proprietário e da estrutura organizacional simples, o modelo de comunicação da empresa facilita a criação dos Ba's iniciais.Palavras-chave: Criação do Conhecimento. Pequena Empresa. Modelo de Ba.Universidade Feevale2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/94210.25112/rgd.v6i2.942Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 6 n. 2 (2009): Julho / Dezembro2446-68751807-543610.25112/rgd.v6i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/942/1260Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHerek, MônicaColla, Júlio ErnestoPirani, Sérgio LuizTeixeira, Rivanda Meira2019-02-13T22:29:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/942Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:29:52Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
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