CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
DOI: | 10.25112/rgd.v13i2.476 |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/476 |
Resumo: | A literatura atual não dispõe de uma explicação única para apresentar uma visão precisa da confiança em redes de negócios. Diante desse gap, o objetivo deste estudo foi identificar como os aspectos sociológicos e econômicos da confiança são abordados nos diferentes paradigmas da literatura de redes de negócios. A revisão teórica envolveu as matérias de redes e confiança, procurando evidenciar as perspectivas mais influentes sob as quais ambas se desenvolveram. A partir das bases ISI Web of Science e SPELL, realizou-se a análise de conteúdo de 63 artigos, dividida em descritiva (ano, aspectos metodológicos e paradigma teórico) e qualitativa (definições, determinantes e operacionalização da confiança). Como resultados, verificou-se que poucas definições de confiança se destacam e, na maioria, aparentam-se incompletas; identificou-se a recorrência de 15 determinantes distintos, destacando-se relacionamentos interpessoais e reputação. Entre conceitos e determinantes, observou-se que não há alinhamento entre a escola-base de confiança e o paradigma teórico de redes sob o qual eles são avaliados. As métricas para verificação da confiança centram-se na percepção dos atores sobre alguns determinantes, especialmente relacionamento interpessoal, reputação e histórico de transações. Concluiu-se que a confiança, para ser efetiva, deve ser analisada por meio da combinação de fatores sociológicos e econômicos. A contribuição deste estudo consiste em ampliar a compreensão acerca da confiança em redes de negócios em sua perspectiva multidimensional, oferecendo definições e formas de mensuração que integrem simultaneamente aspectos econômicos e sociológicos.Palavras-chave: Redes de Negócio. Confiança. Paradigma Sociológico. Paradigma Econômico. |
id |
Feevale-2_86424b11b2f0e0ca26e11dcd9925e7ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/476 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
spelling |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃOA literatura atual não dispõe de uma explicação única para apresentar uma visão precisa da confiança em redes de negócios. Diante desse gap, o objetivo deste estudo foi identificar como os aspectos sociológicos e econômicos da confiança são abordados nos diferentes paradigmas da literatura de redes de negócios. A revisão teórica envolveu as matérias de redes e confiança, procurando evidenciar as perspectivas mais influentes sob as quais ambas se desenvolveram. A partir das bases ISI Web of Science e SPELL, realizou-se a análise de conteúdo de 63 artigos, dividida em descritiva (ano, aspectos metodológicos e paradigma teórico) e qualitativa (definições, determinantes e operacionalização da confiança). Como resultados, verificou-se que poucas definições de confiança se destacam e, na maioria, aparentam-se incompletas; identificou-se a recorrência de 15 determinantes distintos, destacando-se relacionamentos interpessoais e reputação. Entre conceitos e determinantes, observou-se que não há alinhamento entre a escola-base de confiança e o paradigma teórico de redes sob o qual eles são avaliados. As métricas para verificação da confiança centram-se na percepção dos atores sobre alguns determinantes, especialmente relacionamento interpessoal, reputação e histórico de transações. Concluiu-se que a confiança, para ser efetiva, deve ser analisada por meio da combinação de fatores sociológicos e econômicos. A contribuição deste estudo consiste em ampliar a compreensão acerca da confiança em redes de negócios em sua perspectiva multidimensional, oferecendo definições e formas de mensuração que integrem simultaneamente aspectos econômicos e sociológicos.Palavras-chave: Redes de Negócio. Confiança. Paradigma Sociológico. Paradigma Econômico.Universidade Feevale2016-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/47610.25112/rgd.v13i2.476Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 13 n. 2 (2016): Indústria Criativa - Julho / Dezembro; 50-692446-68751807-543610.25112/rgd.v13i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/476/1518http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/476/2778Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Ana CláudiaChinelato Sacramento, Kelly CristinyGama Boaventura, João MaurícioFischmann, Adalberto Américo2019-02-13T22:30:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/476Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:48Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO |
title |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO |
spellingShingle |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO Azevedo, Ana Cláudia Azevedo, Ana Cláudia |
title_short |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO |
title_full |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO |
title_fullStr |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO |
title_sort |
CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO |
author |
Azevedo, Ana Cláudia |
author_facet |
Azevedo, Ana Cláudia Azevedo, Ana Cláudia Chinelato Sacramento, Kelly Cristiny Gama Boaventura, João Maurício Fischmann, Adalberto Américo Chinelato Sacramento, Kelly Cristiny Gama Boaventura, João Maurício Fischmann, Adalberto Américo |
author_role |
author |
author2 |
Chinelato Sacramento, Kelly Cristiny Gama Boaventura, João Maurício Fischmann, Adalberto Américo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Cláudia Chinelato Sacramento, Kelly Cristiny Gama Boaventura, João Maurício Fischmann, Adalberto Américo |
description |
A literatura atual não dispõe de uma explicação única para apresentar uma visão precisa da confiança em redes de negócios. Diante desse gap, o objetivo deste estudo foi identificar como os aspectos sociológicos e econômicos da confiança são abordados nos diferentes paradigmas da literatura de redes de negócios. A revisão teórica envolveu as matérias de redes e confiança, procurando evidenciar as perspectivas mais influentes sob as quais ambas se desenvolveram. A partir das bases ISI Web of Science e SPELL, realizou-se a análise de conteúdo de 63 artigos, dividida em descritiva (ano, aspectos metodológicos e paradigma teórico) e qualitativa (definições, determinantes e operacionalização da confiança). Como resultados, verificou-se que poucas definições de confiança se destacam e, na maioria, aparentam-se incompletas; identificou-se a recorrência de 15 determinantes distintos, destacando-se relacionamentos interpessoais e reputação. Entre conceitos e determinantes, observou-se que não há alinhamento entre a escola-base de confiança e o paradigma teórico de redes sob o qual eles são avaliados. As métricas para verificação da confiança centram-se na percepção dos atores sobre alguns determinantes, especialmente relacionamento interpessoal, reputação e histórico de transações. Concluiu-se que a confiança, para ser efetiva, deve ser analisada por meio da combinação de fatores sociológicos e econômicos. A contribuição deste estudo consiste em ampliar a compreensão acerca da confiança em redes de negócios em sua perspectiva multidimensional, oferecendo definições e formas de mensuração que integrem simultaneamente aspectos econômicos e sociológicos.Palavras-chave: Redes de Negócio. Confiança. Paradigma Sociológico. Paradigma Econômico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/476 10.25112/rgd.v13i2.476 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/476 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v13i2.476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/476/1518 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/476/2778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 13 n. 2 (2016): Indústria Criativa - Julho / Dezembro; 50-69 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v13i2 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1822180574034395137 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25112/rgd.v13i2.476 |