A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacelar, Ananda Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Almiralva Ferraz, Santana, Weslei Gusmão Piau, Santos, Robson Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221
Resumo: RESUMOA dinâmica identitária de gênero atrelada ao desenvolvimento crescente dos empreendimentos geridos por mulheres orienta a compreensão das mudanças comportamentais da contemporaneidade. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar de que modo a formação identitária de empreendedoras que atuam no segmento de educação infantil, em Vitória da Conquista, Bahia, interfere no processo de tomada de decisões dessas mulheres. Considerou-se, portanto, as socializações que ocorreram ao longo da vida das gestoras. A partir de uma análise qualitativa, analisou-se o caso de dez empreendedoras através da realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo demonstrou que a percepção das entrevistadas em torno da construção de suas identidades como mulheres foi marcada pela influência das socializações que tiveram, principalmente no âmbito familiar. Ademais, foi identificado um perfil de gestão feminino marcado por características como intuição, sensibilidade e flexibilidade de relacionamento. Desse modo, concluiu-se que as representações sociais de gênero definem padrões comportamentais para mulheres que influenciam a escolha do segmento de atuação e o processo decisório.Palavras-chave: Gênero. Identidade. Decisão. ABSTRACTThe gender identity dynamics linked to the growing development of enterprises managed by women guides the understanding of contemporary behavioral changes. This work, therefore, aims to analyze how the identity formation of female entrepreneurs working in the early childhood education segment, in Vitória da Conquista, Bahia, interferes in the decision-making process of these women. Therefore, the socializations that occurred throughout the life of the managers were considered. From a qualitative analysis, the case of ten women entrepreneurs was analyzed through semi-structured interviews. The study showed that the interviewees' perception of the construction of their identities as women was marked by the influence of the socializations they had, especially in the family context. In addition, a female management profile was identified, marked by characteristics such as intuition, sensitivity and relationship flexibility. Thus, it was concluded that social representations of gender define behavioral patterns for women that influence the choice of the segment of activity and the decision-making process.Keywords: Genre. Identity. Decision.
id Feevale-2_9b4d1cf5f5c4ee7c863b366f676cf19f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2221
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORASRESUMOA dinâmica identitária de gênero atrelada ao desenvolvimento crescente dos empreendimentos geridos por mulheres orienta a compreensão das mudanças comportamentais da contemporaneidade. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar de que modo a formação identitária de empreendedoras que atuam no segmento de educação infantil, em Vitória da Conquista, Bahia, interfere no processo de tomada de decisões dessas mulheres. Considerou-se, portanto, as socializações que ocorreram ao longo da vida das gestoras. A partir de uma análise qualitativa, analisou-se o caso de dez empreendedoras através da realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo demonstrou que a percepção das entrevistadas em torno da construção de suas identidades como mulheres foi marcada pela influência das socializações que tiveram, principalmente no âmbito familiar. Ademais, foi identificado um perfil de gestão feminino marcado por características como intuição, sensibilidade e flexibilidade de relacionamento. Desse modo, concluiu-se que as representações sociais de gênero definem padrões comportamentais para mulheres que influenciam a escolha do segmento de atuação e o processo decisório.Palavras-chave: Gênero. Identidade. Decisão. ABSTRACTThe gender identity dynamics linked to the growing development of enterprises managed by women guides the understanding of contemporary behavioral changes. This work, therefore, aims to analyze how the identity formation of female entrepreneurs working in the early childhood education segment, in Vitória da Conquista, Bahia, interferes in the decision-making process of these women. Therefore, the socializations that occurred throughout the life of the managers were considered. From a qualitative analysis, the case of ten women entrepreneurs was analyzed through semi-structured interviews. The study showed that the interviewees' perception of the construction of their identities as women was marked by the influence of the socializations they had, especially in the family context. In addition, a female management profile was identified, marked by characteristics such as intuition, sensitivity and relationship flexibility. Thus, it was concluded that social representations of gender define behavioral patterns for women that influence the choice of the segment of activity and the decision-making process.Keywords: Genre. Identity. Decision.Universidade Feevale2020-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/222110.25112/rgd.v17i3.2221Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 17 n. 3 (2020): Artigos livres - Setembro / Dezembro; 192-2172446-68751807-543610.25112/rgd.v17i3reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2699http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2710Copyright (c) 2020 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBacelar, Ananda SilveiraGomes, Almiralva FerrazSantana, Weslei Gusmão PiauSantos, Robson Amaral2022-03-28T16:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2221Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2022-03-28T16:54:56Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
title A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
spellingShingle A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
Bacelar, Ananda Silveira
title_short A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
title_full A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
title_fullStr A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
title_sort A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
author Bacelar, Ananda Silveira
author_facet Bacelar, Ananda Silveira
Gomes, Almiralva Ferraz
Santana, Weslei Gusmão Piau
Santos, Robson Amaral
author_role author
author2 Gomes, Almiralva Ferraz
Santana, Weslei Gusmão Piau
Santos, Robson Amaral
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacelar, Ananda Silveira
Gomes, Almiralva Ferraz
Santana, Weslei Gusmão Piau
Santos, Robson Amaral
description RESUMOA dinâmica identitária de gênero atrelada ao desenvolvimento crescente dos empreendimentos geridos por mulheres orienta a compreensão das mudanças comportamentais da contemporaneidade. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar de que modo a formação identitária de empreendedoras que atuam no segmento de educação infantil, em Vitória da Conquista, Bahia, interfere no processo de tomada de decisões dessas mulheres. Considerou-se, portanto, as socializações que ocorreram ao longo da vida das gestoras. A partir de uma análise qualitativa, analisou-se o caso de dez empreendedoras através da realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo demonstrou que a percepção das entrevistadas em torno da construção de suas identidades como mulheres foi marcada pela influência das socializações que tiveram, principalmente no âmbito familiar. Ademais, foi identificado um perfil de gestão feminino marcado por características como intuição, sensibilidade e flexibilidade de relacionamento. Desse modo, concluiu-se que as representações sociais de gênero definem padrões comportamentais para mulheres que influenciam a escolha do segmento de atuação e o processo decisório.Palavras-chave: Gênero. Identidade. Decisão. ABSTRACTThe gender identity dynamics linked to the growing development of enterprises managed by women guides the understanding of contemporary behavioral changes. This work, therefore, aims to analyze how the identity formation of female entrepreneurs working in the early childhood education segment, in Vitória da Conquista, Bahia, interferes in the decision-making process of these women. Therefore, the socializations that occurred throughout the life of the managers were considered. From a qualitative analysis, the case of ten women entrepreneurs was analyzed through semi-structured interviews. The study showed that the interviewees' perception of the construction of their identities as women was marked by the influence of the socializations they had, especially in the family context. In addition, a female management profile was identified, marked by characteristics such as intuition, sensitivity and relationship flexibility. Thus, it was concluded that social representations of gender define behavioral patterns for women that influence the choice of the segment of activity and the decision-making process.Keywords: Genre. Identity. Decision.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221
10.25112/rgd.v17i3.2221
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v17i3.2221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2699
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 17 n. 3 (2020): Artigos livres - Setembro / Dezembro; 192-217
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v17i3
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325145730809856