A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221 |
Resumo: | RESUMOA dinâmica identitária de gênero atrelada ao desenvolvimento crescente dos empreendimentos geridos por mulheres orienta a compreensão das mudanças comportamentais da contemporaneidade. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar de que modo a formação identitária de empreendedoras que atuam no segmento de educação infantil, em Vitória da Conquista, Bahia, interfere no processo de tomada de decisões dessas mulheres. Considerou-se, portanto, as socializações que ocorreram ao longo da vida das gestoras. A partir de uma análise qualitativa, analisou-se o caso de dez empreendedoras através da realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo demonstrou que a percepção das entrevistadas em torno da construção de suas identidades como mulheres foi marcada pela influência das socializações que tiveram, principalmente no âmbito familiar. Ademais, foi identificado um perfil de gestão feminino marcado por características como intuição, sensibilidade e flexibilidade de relacionamento. Desse modo, concluiu-se que as representações sociais de gênero definem padrões comportamentais para mulheres que influenciam a escolha do segmento de atuação e o processo decisório.Palavras-chave: Gênero. Identidade. Decisão. ABSTRACTThe gender identity dynamics linked to the growing development of enterprises managed by women guides the understanding of contemporary behavioral changes. This work, therefore, aims to analyze how the identity formation of female entrepreneurs working in the early childhood education segment, in Vitória da Conquista, Bahia, interferes in the decision-making process of these women. Therefore, the socializations that occurred throughout the life of the managers were considered. From a qualitative analysis, the case of ten women entrepreneurs was analyzed through semi-structured interviews. The study showed that the interviewees' perception of the construction of their identities as women was marked by the influence of the socializations they had, especially in the family context. In addition, a female management profile was identified, marked by characteristics such as intuition, sensitivity and relationship flexibility. Thus, it was concluded that social representations of gender define behavioral patterns for women that influence the choice of the segment of activity and the decision-making process.Keywords: Genre. Identity. Decision. |
id |
Feevale-2_9b4d1cf5f5c4ee7c863b366f676cf19f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2221 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORASRESUMOA dinâmica identitária de gênero atrelada ao desenvolvimento crescente dos empreendimentos geridos por mulheres orienta a compreensão das mudanças comportamentais da contemporaneidade. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar de que modo a formação identitária de empreendedoras que atuam no segmento de educação infantil, em Vitória da Conquista, Bahia, interfere no processo de tomada de decisões dessas mulheres. Considerou-se, portanto, as socializações que ocorreram ao longo da vida das gestoras. A partir de uma análise qualitativa, analisou-se o caso de dez empreendedoras através da realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo demonstrou que a percepção das entrevistadas em torno da construção de suas identidades como mulheres foi marcada pela influência das socializações que tiveram, principalmente no âmbito familiar. Ademais, foi identificado um perfil de gestão feminino marcado por características como intuição, sensibilidade e flexibilidade de relacionamento. Desse modo, concluiu-se que as representações sociais de gênero definem padrões comportamentais para mulheres que influenciam a escolha do segmento de atuação e o processo decisório.Palavras-chave: Gênero. Identidade. Decisão. ABSTRACTThe gender identity dynamics linked to the growing development of enterprises managed by women guides the understanding of contemporary behavioral changes. This work, therefore, aims to analyze how the identity formation of female entrepreneurs working in the early childhood education segment, in Vitória da Conquista, Bahia, interferes in the decision-making process of these women. Therefore, the socializations that occurred throughout the life of the managers were considered. From a qualitative analysis, the case of ten women entrepreneurs was analyzed through semi-structured interviews. The study showed that the interviewees' perception of the construction of their identities as women was marked by the influence of the socializations they had, especially in the family context. In addition, a female management profile was identified, marked by characteristics such as intuition, sensitivity and relationship flexibility. Thus, it was concluded that social representations of gender define behavioral patterns for women that influence the choice of the segment of activity and the decision-making process.Keywords: Genre. Identity. Decision.Universidade Feevale2020-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/222110.25112/rgd.v17i3.2221Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 17 n. 3 (2020): Artigos livres - Setembro / Dezembro; 192-2172446-68751807-543610.25112/rgd.v17i3reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2699http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2710Copyright (c) 2020 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBacelar, Ananda SilveiraGomes, Almiralva FerrazSantana, Weslei Gusmão PiauSantos, Robson Amaral2022-03-28T16:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2221Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2022-03-28T16:54:56Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS |
title |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS Bacelar, Ananda Silveira |
title_short |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS |
title_full |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DAS SOCIALIZAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO DE MULHERES EMPREENDEDORAS |
author |
Bacelar, Ananda Silveira |
author_facet |
Bacelar, Ananda Silveira Gomes, Almiralva Ferraz Santana, Weslei Gusmão Piau Santos, Robson Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Almiralva Ferraz Santana, Weslei Gusmão Piau Santos, Robson Amaral |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacelar, Ananda Silveira Gomes, Almiralva Ferraz Santana, Weslei Gusmão Piau Santos, Robson Amaral |
description |
RESUMOA dinâmica identitária de gênero atrelada ao desenvolvimento crescente dos empreendimentos geridos por mulheres orienta a compreensão das mudanças comportamentais da contemporaneidade. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar de que modo a formação identitária de empreendedoras que atuam no segmento de educação infantil, em Vitória da Conquista, Bahia, interfere no processo de tomada de decisões dessas mulheres. Considerou-se, portanto, as socializações que ocorreram ao longo da vida das gestoras. A partir de uma análise qualitativa, analisou-se o caso de dez empreendedoras através da realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo demonstrou que a percepção das entrevistadas em torno da construção de suas identidades como mulheres foi marcada pela influência das socializações que tiveram, principalmente no âmbito familiar. Ademais, foi identificado um perfil de gestão feminino marcado por características como intuição, sensibilidade e flexibilidade de relacionamento. Desse modo, concluiu-se que as representações sociais de gênero definem padrões comportamentais para mulheres que influenciam a escolha do segmento de atuação e o processo decisório.Palavras-chave: Gênero. Identidade. Decisão. ABSTRACTThe gender identity dynamics linked to the growing development of enterprises managed by women guides the understanding of contemporary behavioral changes. This work, therefore, aims to analyze how the identity formation of female entrepreneurs working in the early childhood education segment, in Vitória da Conquista, Bahia, interferes in the decision-making process of these women. Therefore, the socializations that occurred throughout the life of the managers were considered. From a qualitative analysis, the case of ten women entrepreneurs was analyzed through semi-structured interviews. The study showed that the interviewees' perception of the construction of their identities as women was marked by the influence of the socializations they had, especially in the family context. In addition, a female management profile was identified, marked by characteristics such as intuition, sensitivity and relationship flexibility. Thus, it was concluded that social representations of gender define behavioral patterns for women that influence the choice of the segment of activity and the decision-making process.Keywords: Genre. Identity. Decision. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221 10.25112/rgd.v17i3.2221 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v17i3.2221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2699 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2221/2710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf multipart/related |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 17 n. 3 (2020): Artigos livres - Setembro / Dezembro; 192-217 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v17i3 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325145730809856 |