RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486 |
Resumo: | O conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiu no mundo na década de 1950 e no Brasil a partir dos anos 80. Parte do princípio de que as empresas têm responsabilidade direta sobre os impactos causados na sociedade e tem o dever de colaborar para que haja um desenvolvimento equilibrado. Este estudo teve como objetivo geral analisar a evolução da produção científica na área de Responsabilidade Social Empresarial, especificamente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, presente na base de dados Scopus e produzir indicadores bibliométricos, bem como analisar a interdisciplinaridade da RSE entre outras áreas, no espaço temporal do ano 2000 até 2019. Através da pesquisa bibliográfica foi possível observar uma grande mudança na concepção por parte dos indivíduos e organizações, em princípio o viés da RSE era visto apenas como filantropia, e as mudanças foram além do que a organização poderia ganhar com a inclusão da RSE. A pesquisa bibliométrica demonstrou a evolução dos estudos sobre a RSE no século XXI, onde foi observado um crescimento médio de 31%, passou de 18 publicações no ano 2000 para 1.491 em 2019. Observou-se também que, ao analisar o impacto das publicações e as palavras-chave, 21% dos estudos mais citados tratam de assuntos relacionados à Teoria dos Stakeholders. De maneira geral, este estudo expôs o perfil macro da produção científica sobre RSE e que o tema estudado permanece em evolução e em processo de consolidação visto a quantidade de teorias existentes dentro da RSE. |
id |
Feevale-2_c476bbc77b40ac61f85213e46a9511bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2486 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXIResponsabilidade Social EmpresarialAnálise BibliométricaBase SCOPUSO conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiu no mundo na década de 1950 e no Brasil a partir dos anos 80. Parte do princípio de que as empresas têm responsabilidade direta sobre os impactos causados na sociedade e tem o dever de colaborar para que haja um desenvolvimento equilibrado. Este estudo teve como objetivo geral analisar a evolução da produção científica na área de Responsabilidade Social Empresarial, especificamente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, presente na base de dados Scopus e produzir indicadores bibliométricos, bem como analisar a interdisciplinaridade da RSE entre outras áreas, no espaço temporal do ano 2000 até 2019. Através da pesquisa bibliográfica foi possível observar uma grande mudança na concepção por parte dos indivíduos e organizações, em princípio o viés da RSE era visto apenas como filantropia, e as mudanças foram além do que a organização poderia ganhar com a inclusão da RSE. A pesquisa bibliométrica demonstrou a evolução dos estudos sobre a RSE no século XXI, onde foi observado um crescimento médio de 31%, passou de 18 publicações no ano 2000 para 1.491 em 2019. Observou-se também que, ao analisar o impacto das publicações e as palavras-chave, 21% dos estudos mais citados tratam de assuntos relacionados à Teoria dos Stakeholders. De maneira geral, este estudo expôs o perfil macro da produção científica sobre RSE e que o tema estudado permanece em evolução e em processo de consolidação visto a quantidade de teorias existentes dentro da RSE.Universidade Feevale2021-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/248610.25112/rgd.v18i3.2486Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 3 (2021): Marketing e pandemia: Impactos e reflexões sobre o consumo durante e pós-pandemia - Setembro / Dezembro; 237-2622446-68751807-543610.25112/rgd.v18i3reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486/2961Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Passos, Thaiane de AlmeidaBorges, Marcio Silva2021-12-03T15:18:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2486Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2021-12-03T15:18:38Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI |
title |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI |
spellingShingle |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI dos Passos, Thaiane de Almeida Responsabilidade Social Empresarial Análise Bibliométrica Base SCOPUS |
title_short |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI |
title_full |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI |
title_fullStr |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI |
title_sort |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI |
author |
dos Passos, Thaiane de Almeida |
author_facet |
dos Passos, Thaiane de Almeida Borges, Marcio Silva |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Marcio Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Passos, Thaiane de Almeida Borges, Marcio Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Empresarial Análise Bibliométrica Base SCOPUS |
topic |
Responsabilidade Social Empresarial Análise Bibliométrica Base SCOPUS |
description |
O conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiu no mundo na década de 1950 e no Brasil a partir dos anos 80. Parte do princípio de que as empresas têm responsabilidade direta sobre os impactos causados na sociedade e tem o dever de colaborar para que haja um desenvolvimento equilibrado. Este estudo teve como objetivo geral analisar a evolução da produção científica na área de Responsabilidade Social Empresarial, especificamente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, presente na base de dados Scopus e produzir indicadores bibliométricos, bem como analisar a interdisciplinaridade da RSE entre outras áreas, no espaço temporal do ano 2000 até 2019. Através da pesquisa bibliográfica foi possível observar uma grande mudança na concepção por parte dos indivíduos e organizações, em princípio o viés da RSE era visto apenas como filantropia, e as mudanças foram além do que a organização poderia ganhar com a inclusão da RSE. A pesquisa bibliométrica demonstrou a evolução dos estudos sobre a RSE no século XXI, onde foi observado um crescimento médio de 31%, passou de 18 publicações no ano 2000 para 1.491 em 2019. Observou-se também que, ao analisar o impacto das publicações e as palavras-chave, 21% dos estudos mais citados tratam de assuntos relacionados à Teoria dos Stakeholders. De maneira geral, este estudo expôs o perfil macro da produção científica sobre RSE e que o tema estudado permanece em evolução e em processo de consolidação visto a quantidade de teorias existentes dentro da RSE. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486 10.25112/rgd.v18i3.2486 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v18i3.2486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486/2961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 3 (2021): Marketing e pandemia: Impactos e reflexões sobre o consumo durante e pós-pandemia - Setembro / Dezembro; 237-262 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v18i3 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325146000293888 |