RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Passos, Thaiane de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Marcio Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486
Resumo: O conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiu no mundo na década de 1950 e no Brasil a partir dos anos 80. Parte do princípio de que as empresas têm responsabilidade direta sobre os impactos causados na sociedade e tem o dever de colaborar para que haja um desenvolvimento equilibrado. Este estudo teve como objetivo geral analisar a evolução da produção científica na área de Responsabilidade Social Empresarial, especificamente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, presente na base de dados Scopus e produzir indicadores bibliométricos, bem como analisar a interdisciplinaridade da RSE entre outras áreas, no espaço temporal do ano 2000 até 2019. Através da pesquisa bibliográfica foi possível observar uma grande mudança na concepção por parte dos indivíduos e organizações, em princípio o viés da RSE era visto apenas como filantropia, e as mudanças foram além do que a organização poderia ganhar com a inclusão da RSE. A pesquisa bibliométrica demonstrou a evolução dos estudos sobre a RSE no século XXI, onde foi observado um crescimento médio de 31%, passou de 18 publicações no ano 2000 para 1.491 em 2019. Observou-se também que, ao analisar o impacto das publicações e as palavras-chave, 21% dos estudos mais citados tratam de assuntos relacionados à Teoria dos Stakeholders. De maneira geral, este estudo expôs o perfil macro da produção científica sobre RSE e que o tema estudado permanece em evolução e em processo de consolidação visto a quantidade de teorias existentes dentro da RSE.
id Feevale-2_c476bbc77b40ac61f85213e46a9511bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2486
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXIResponsabilidade Social EmpresarialAnálise BibliométricaBase SCOPUSO conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiu no mundo na década de 1950 e no Brasil a partir dos anos 80. Parte do princípio de que as empresas têm responsabilidade direta sobre os impactos causados na sociedade e tem o dever de colaborar para que haja um desenvolvimento equilibrado. Este estudo teve como objetivo geral analisar a evolução da produção científica na área de Responsabilidade Social Empresarial, especificamente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, presente na base de dados Scopus e produzir indicadores bibliométricos, bem como analisar a interdisciplinaridade da RSE entre outras áreas, no espaço temporal do ano 2000 até 2019. Através da pesquisa bibliográfica foi possível observar uma grande mudança na concepção por parte dos indivíduos e organizações, em princípio o viés da RSE era visto apenas como filantropia, e as mudanças foram além do que a organização poderia ganhar com a inclusão da RSE. A pesquisa bibliométrica demonstrou a evolução dos estudos sobre a RSE no século XXI, onde foi observado um crescimento médio de 31%, passou de 18 publicações no ano 2000 para 1.491 em 2019. Observou-se também que, ao analisar o impacto das publicações e as palavras-chave, 21% dos estudos mais citados tratam de assuntos relacionados à Teoria dos Stakeholders. De maneira geral, este estudo expôs o perfil macro da produção científica sobre RSE e que o tema estudado permanece em evolução e em processo de consolidação visto a quantidade de teorias existentes dentro da RSE.Universidade Feevale2021-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/248610.25112/rgd.v18i3.2486Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 3 (2021): Marketing e pandemia: Impactos e reflexões sobre o consumo durante e pós-pandemia - Setembro / Dezembro; 237-2622446-68751807-543610.25112/rgd.v18i3reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486/2961Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Passos, Thaiane de AlmeidaBorges, Marcio Silva2021-12-03T15:18:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2486Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2021-12-03T15:18:38Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
title RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
spellingShingle RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
dos Passos, Thaiane de Almeida
Responsabilidade Social Empresarial
Análise Bibliométrica
Base SCOPUS
title_short RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
title_full RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
title_fullStr RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
title_sort RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
author dos Passos, Thaiane de Almeida
author_facet dos Passos, Thaiane de Almeida
Borges, Marcio Silva
author_role author
author2 Borges, Marcio Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Passos, Thaiane de Almeida
Borges, Marcio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social Empresarial
Análise Bibliométrica
Base SCOPUS
topic Responsabilidade Social Empresarial
Análise Bibliométrica
Base SCOPUS
description O conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiu no mundo na década de 1950 e no Brasil a partir dos anos 80. Parte do princípio de que as empresas têm responsabilidade direta sobre os impactos causados na sociedade e tem o dever de colaborar para que haja um desenvolvimento equilibrado. Este estudo teve como objetivo geral analisar a evolução da produção científica na área de Responsabilidade Social Empresarial, especificamente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, presente na base de dados Scopus e produzir indicadores bibliométricos, bem como analisar a interdisciplinaridade da RSE entre outras áreas, no espaço temporal do ano 2000 até 2019. Através da pesquisa bibliográfica foi possível observar uma grande mudança na concepção por parte dos indivíduos e organizações, em princípio o viés da RSE era visto apenas como filantropia, e as mudanças foram além do que a organização poderia ganhar com a inclusão da RSE. A pesquisa bibliométrica demonstrou a evolução dos estudos sobre a RSE no século XXI, onde foi observado um crescimento médio de 31%, passou de 18 publicações no ano 2000 para 1.491 em 2019. Observou-se também que, ao analisar o impacto das publicações e as palavras-chave, 21% dos estudos mais citados tratam de assuntos relacionados à Teoria dos Stakeholders. De maneira geral, este estudo expôs o perfil macro da produção científica sobre RSE e que o tema estudado permanece em evolução e em processo de consolidação visto a quantidade de teorias existentes dentro da RSE.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486
10.25112/rgd.v18i3.2486
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v18i3.2486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2486/2961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gestão e Desenvolvimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 18 n. 3 (2021): Marketing e pandemia: Impactos e reflexões sobre o consumo durante e pós-pandemia - Setembro / Dezembro; 237-262
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v18i3
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325146000293888