A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla, Márcio Moutinho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Altaf, Joyce Gonçalves, Troccoli, Irene Raguenet, Moreira, Mara Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/981
Resumo: As transformações econômicas e sociais vêm acarretando incremento na competitividade empresarial e na consequente exigência de melhores resultados no mundo dos negócios, de maneira que as organizações assegurem sua sustentabilidade. Um dos elementos necessários à adaptação a esse novo cenário é o conhecimento de seus clientes e de suas percepções. O presente estudo tem como objetivo identificar quais modelos de decisão de compra são adotados pelos turistas na aquisição dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousada da Vila Abraão, no município fluminense de Angra dos Reis. Para tanto, buscou-se entender o desenvolvimento do processo de compra e, posteriormente, realizou-se pesquisa de campo, com apoio de um questionário estruturado, com objetivo de levantar dados quantitativos. Como resultado, observou-se que a maior parte dos turistas decidem suas compras em grupo, e estão mais preocupados com higiene do que com preço. Verificou-se também que, dentre os modelos de decisão adotados, o compensatório possui maior importância, seguido pelo lexicográfico. Acredita-se que os dados apresentados contribuirão para orientar o planejamento de marketing das pousadas de uma forma geral, provendo melhorias e, consequentemente, o aumento da demanda e da satisfação dos clientes. Por fim, esses resultados são discutidos e são apresentadas limitações da pesquisa, assim como possíveis ações e algumas sugestões para novos estudos.Palavras-chave: Modelos de Decisão de Compra. Marketing de Serviços. Planejamento de Marketing.
id Feevale-2_d293240844825290798a8076d344d62d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/981
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJAs transformações econômicas e sociais vêm acarretando incremento na competitividade empresarial e na consequente exigência de melhores resultados no mundo dos negócios, de maneira que as organizações assegurem sua sustentabilidade. Um dos elementos necessários à adaptação a esse novo cenário é o conhecimento de seus clientes e de suas percepções. O presente estudo tem como objetivo identificar quais modelos de decisão de compra são adotados pelos turistas na aquisição dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousada da Vila Abraão, no município fluminense de Angra dos Reis. Para tanto, buscou-se entender o desenvolvimento do processo de compra e, posteriormente, realizou-se pesquisa de campo, com apoio de um questionário estruturado, com objetivo de levantar dados quantitativos. Como resultado, observou-se que a maior parte dos turistas decidem suas compras em grupo, e estão mais preocupados com higiene do que com preço. Verificou-se também que, dentre os modelos de decisão adotados, o compensatório possui maior importância, seguido pelo lexicográfico. Acredita-se que os dados apresentados contribuirão para orientar o planejamento de marketing das pousadas de uma forma geral, provendo melhorias e, consequentemente, o aumento da demanda e da satisfação dos clientes. Por fim, esses resultados são discutidos e são apresentadas limitações da pesquisa, assim como possíveis ações e algumas sugestões para novos estudos.Palavras-chave: Modelos de Decisão de Compra. Marketing de Serviços. Planejamento de Marketing.Universidade Feevale2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/98110.25112/rgd.v8i1.981Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 8 n. 1 (2011): Janeiro / Junho2446-68751807-543610.25112/rgd.v8i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/981/1335Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Márcio MoutinhoAltaf, Joyce GonçalvesTroccoli, Irene RaguenetMoreira, Mara Bastos2019-02-13T22:30:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/981Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:05Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
title A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
spellingShingle A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
Abdalla, Márcio Moutinho
title_short A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
title_full A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
title_fullStr A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
title_full_unstemmed A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
title_sort A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
author Abdalla, Márcio Moutinho
author_facet Abdalla, Márcio Moutinho
Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
Moreira, Mara Bastos
author_role author
author2 Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
Moreira, Mara Bastos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla, Márcio Moutinho
Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
Moreira, Mara Bastos
description As transformações econômicas e sociais vêm acarretando incremento na competitividade empresarial e na consequente exigência de melhores resultados no mundo dos negócios, de maneira que as organizações assegurem sua sustentabilidade. Um dos elementos necessários à adaptação a esse novo cenário é o conhecimento de seus clientes e de suas percepções. O presente estudo tem como objetivo identificar quais modelos de decisão de compra são adotados pelos turistas na aquisição dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousada da Vila Abraão, no município fluminense de Angra dos Reis. Para tanto, buscou-se entender o desenvolvimento do processo de compra e, posteriormente, realizou-se pesquisa de campo, com apoio de um questionário estruturado, com objetivo de levantar dados quantitativos. Como resultado, observou-se que a maior parte dos turistas decidem suas compras em grupo, e estão mais preocupados com higiene do que com preço. Verificou-se também que, dentre os modelos de decisão adotados, o compensatório possui maior importância, seguido pelo lexicográfico. Acredita-se que os dados apresentados contribuirão para orientar o planejamento de marketing das pousadas de uma forma geral, provendo melhorias e, consequentemente, o aumento da demanda e da satisfação dos clientes. Por fim, esses resultados são discutidos e são apresentadas limitações da pesquisa, assim como possíveis ações e algumas sugestões para novos estudos.Palavras-chave: Modelos de Decisão de Compra. Marketing de Serviços. Planejamento de Marketing.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/981
10.25112/rgd.v8i1.981
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/981
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v8i1.981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/981/1335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 8 n. 1 (2011): Janeiro / Junho
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v8i1
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325144835325952