CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/370 |
Resumo: | A presença da mulher no empreendedorismo está em constante crescimento e, assim, este estudo teve como objetivo conhecer as características das empreendedoras, como elas têm ingressado no empreendedorismo e apurar o perfil empreendedor. O estudo foi fundamentado no empreendedorismo e no gênero, no empreendedorismo feminino e no empreendedorismo feminino no Brasil. A metodologia foi pelo método quantitativo. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 109 mulheres donas de negócios. Após a análise dos dados, concluiu-se que as empreendedoras são mulheres experientes, altamente escolarizadas, casadas, começaram sozinhas e que tiveram dificuldade na obtenção de financiamentos. Observou-se que as empreendedoras precisam de mais conhecimentos em habilidades gerenciais e tecnológicas para um melhor gerenciamento de seus negócios.Palavras-chave: Empreendedorismo. Empreendedorismo feminino. Empreendedora brasileira. |
id |
Feevale-2_e2f02b007eda741db09afc9672bca16b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/370 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASILA presença da mulher no empreendedorismo está em constante crescimento e, assim, este estudo teve como objetivo conhecer as características das empreendedoras, como elas têm ingressado no empreendedorismo e apurar o perfil empreendedor. O estudo foi fundamentado no empreendedorismo e no gênero, no empreendedorismo feminino e no empreendedorismo feminino no Brasil. A metodologia foi pelo método quantitativo. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 109 mulheres donas de negócios. Após a análise dos dados, concluiu-se que as empreendedoras são mulheres experientes, altamente escolarizadas, casadas, começaram sozinhas e que tiveram dificuldade na obtenção de financiamentos. Observou-se que as empreendedoras precisam de mais conhecimentos em habilidades gerenciais e tecnológicas para um melhor gerenciamento de seus negócios.Palavras-chave: Empreendedorismo. Empreendedorismo feminino. Empreendedora brasileira.Universidade Feevale2016-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/37010.25112/rgd.v13i2.370Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 13 n. 2 (2016): Indústria Criativa - Julho / Dezembro; 150-1672446-68751807-543610.25112/rgd.v13i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/370/1523Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariana Santos daLasso, Sarah VenturimMainardes, Emerson Wagner2019-02-13T22:30:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/370Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:48Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL |
title |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL |
spellingShingle |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL Silva, Mariana Santos da |
title_short |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL |
title_full |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL |
title_fullStr |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL |
title_sort |
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL |
author |
Silva, Mariana Santos da |
author_facet |
Silva, Mariana Santos da Lasso, Sarah Venturim Mainardes, Emerson Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Lasso, Sarah Venturim Mainardes, Emerson Wagner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Santos da Lasso, Sarah Venturim Mainardes, Emerson Wagner |
description |
A presença da mulher no empreendedorismo está em constante crescimento e, assim, este estudo teve como objetivo conhecer as características das empreendedoras, como elas têm ingressado no empreendedorismo e apurar o perfil empreendedor. O estudo foi fundamentado no empreendedorismo e no gênero, no empreendedorismo feminino e no empreendedorismo feminino no Brasil. A metodologia foi pelo método quantitativo. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 109 mulheres donas de negócios. Após a análise dos dados, concluiu-se que as empreendedoras são mulheres experientes, altamente escolarizadas, casadas, começaram sozinhas e que tiveram dificuldade na obtenção de financiamentos. Observou-se que as empreendedoras precisam de mais conhecimentos em habilidades gerenciais e tecnológicas para um melhor gerenciamento de seus negócios.Palavras-chave: Empreendedorismo. Empreendedorismo feminino. Empreendedora brasileira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/370 10.25112/rgd.v13i2.370 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/370 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v13i2.370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/370/1523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 13 n. 2 (2016): Indústria Criativa - Julho / Dezembro; 150-167 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v13i2 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325144291115008 |