REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL (EIAs): MODELOS VISUAIS, CONTEXTUAIS E COLABORATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Cláudia V.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/890
Resumo: Os Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) consistem em uma série de procedimentos de coleta, análise, avaliação, estruturação, discussão, compartilhamento e formalização de dados e informações visando ao delineamento de um corpo de conhecimentos para a tomada de decisão com respeito a empreendimentos que impliquem significativa modificação do ambiente. Apesar da existência de procedimentos técnicos consagrados para a sua realização, são alvo de críticas por parte de especialistas, principalmente no que diz respeito à falta de integração entre membros de equipes que os elaboram e à limitação quanto à combinação de capacidades analíticas e sintéticas de seus integrantes. A capacidade de representação acurada do meio ambiente é uma questão implicada na fragilidade dos EIAs. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de conceitos e exemplos relacionados às representações do conhecimento com auxílio de computador – visuais, contextuais e colaborativas, focando-se no modelo dos EIAs. Constata-se que a compreensão e a integração dos diversos modelos representacionais do conhecimento são fundamentais para a melhoria dos procedimentos de elaboração desses estudos.Palavras-chaves: Representação do conhecimento. Estudos de impacto ambiental (EIAs). Representações visual, contextual e colaborativa.
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