A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Gestão e Desenvolvimento |
Download full: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836 |
Summary: | Este artigo propõe a utilização do conceito de ideologia em Thompson (1995) para a compreensão da Escola Superior de Guerra (ESG) no contexto da política brasileira, de uma maneira particular, e, conseqüentemente, da atuação militar no Brasil, num sentido mais amplo. Sendo assim, utilizamos o seguinte procedimento metodológico. Revisamos a bibliografia básica que trata sobre ESG, num primeiro momento, organizando-a a partir de suas concepções ideológicas, da “neutralidade” à “negatividade”. Ao final, propomos um forma teórica inovadora de abordagem da temática, a “ideologia crítica”. A questão fundamental, aqui, é trazer uma formulação mais adequada ao conceito de ideologia que seja capaz de desconectá-lo, tanto da relação com a modernização do capitalismo como da representação de relações de classe, tradicionalmente analisadas pela bibliografia, buscando ligá-lo à política propriamente.Palavras-chave: Ideologia. Dominação. Escola Superior de Guerra. |
id |
Feevale-2_f0026fef5c89bb657e79b373462b0bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/836 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRAEste artigo propõe a utilização do conceito de ideologia em Thompson (1995) para a compreensão da Escola Superior de Guerra (ESG) no contexto da política brasileira, de uma maneira particular, e, conseqüentemente, da atuação militar no Brasil, num sentido mais amplo. Sendo assim, utilizamos o seguinte procedimento metodológico. Revisamos a bibliografia básica que trata sobre ESG, num primeiro momento, organizando-a a partir de suas concepções ideológicas, da “neutralidade” à “negatividade”. Ao final, propomos um forma teórica inovadora de abordagem da temática, a “ideologia crítica”. A questão fundamental, aqui, é trazer uma formulação mais adequada ao conceito de ideologia que seja capaz de desconectá-lo, tanto da relação com a modernização do capitalismo como da representação de relações de classe, tradicionalmente analisadas pela bibliografia, buscando ligá-lo à política propriamente.Palavras-chave: Ideologia. Dominação. Escola Superior de Guerra.Universidade Feevale2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/83610.25112/rgd.v3i1.836Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 3 n. 1 (2006): Janeiro / Junho2446-68751807-543610.25112/rgd.v3i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836/1048Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Everton Rodrigo2019-02-13T22:31:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/836Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:31:42Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA |
title |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA |
spellingShingle |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA Santos, Everton Rodrigo |
title_short |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA |
title_full |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA |
title_fullStr |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA |
title_full_unstemmed |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA |
title_sort |
A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA |
author |
Santos, Everton Rodrigo |
author_facet |
Santos, Everton Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Everton Rodrigo |
description |
Este artigo propõe a utilização do conceito de ideologia em Thompson (1995) para a compreensão da Escola Superior de Guerra (ESG) no contexto da política brasileira, de uma maneira particular, e, conseqüentemente, da atuação militar no Brasil, num sentido mais amplo. Sendo assim, utilizamos o seguinte procedimento metodológico. Revisamos a bibliografia básica que trata sobre ESG, num primeiro momento, organizando-a a partir de suas concepções ideológicas, da “neutralidade” à “negatividade”. Ao final, propomos um forma teórica inovadora de abordagem da temática, a “ideologia crítica”. A questão fundamental, aqui, é trazer uma formulação mais adequada ao conceito de ideologia que seja capaz de desconectá-lo, tanto da relação com a modernização do capitalismo como da representação de relações de classe, tradicionalmente analisadas pela bibliografia, buscando ligá-lo à política propriamente.Palavras-chave: Ideologia. Dominação. Escola Superior de Guerra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836 10.25112/rgd.v3i1.836 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v3i1.836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836/1048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 3 n. 1 (2006): Janeiro / Junho 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v3i1 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325144358223872 |