A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Everton Rodrigo
Publication Date: 2016
Format: Article
Language: por
Source: Gestão e Desenvolvimento
Download full: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836
Summary: Este artigo propõe a utilização do conceito de ideologia em Thompson (1995) para a compreensão da Escola Superior de Guerra (ESG) no contexto da política brasileira, de uma maneira particular, e, conseqüentemente, da atuação militar no Brasil, num sentido mais amplo. Sendo assim, utilizamos o seguinte procedimento metodológico. Revisamos a bibliografia básica que trata sobre ESG, num primeiro momento, organizando-a a partir de suas concepções ideológicas, da “neutralidade” à “negatividade”. Ao final, propomos um forma teórica inovadora de abordagem da temática, a “ideologia crítica”. A questão fundamental, aqui, é trazer uma formulação mais adequada ao conceito de ideologia que seja capaz de desconectá-lo, tanto da relação com a modernização do capitalismo como da representação de relações de classe, tradicionalmente analisadas pela bibliografia, buscando ligá-lo à política propriamente.Palavras-chave: Ideologia. Dominação. Escola Superior de Guerra.
id Feevale-2_f0026fef5c89bb657e79b373462b0bba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/836
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRAEste artigo propõe a utilização do conceito de ideologia em Thompson (1995) para a compreensão da Escola Superior de Guerra (ESG) no contexto da política brasileira, de uma maneira particular, e, conseqüentemente, da atuação militar no Brasil, num sentido mais amplo. Sendo assim, utilizamos o seguinte procedimento metodológico. Revisamos a bibliografia básica que trata sobre ESG, num primeiro momento, organizando-a a partir de suas concepções ideológicas, da “neutralidade” à “negatividade”. Ao final, propomos um forma teórica inovadora de abordagem da temática, a “ideologia crítica”. A questão fundamental, aqui, é trazer uma formulação mais adequada ao conceito de ideologia que seja capaz de desconectá-lo, tanto da relação com a modernização do capitalismo como da representação de relações de classe, tradicionalmente analisadas pela bibliografia, buscando ligá-lo à política propriamente.Palavras-chave: Ideologia. Dominação. Escola Superior de Guerra.Universidade Feevale2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/83610.25112/rgd.v3i1.836Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 3 n. 1 (2006): Janeiro / Junho2446-68751807-543610.25112/rgd.v3i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836/1048Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Everton Rodrigo2019-02-13T22:31:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/836Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:31:42Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
title A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
spellingShingle A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
Santos, Everton Rodrigo
title_short A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
title_full A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
title_fullStr A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
title_full_unstemmed A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
title_sort A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
author Santos, Everton Rodrigo
author_facet Santos, Everton Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Everton Rodrigo
description Este artigo propõe a utilização do conceito de ideologia em Thompson (1995) para a compreensão da Escola Superior de Guerra (ESG) no contexto da política brasileira, de uma maneira particular, e, conseqüentemente, da atuação militar no Brasil, num sentido mais amplo. Sendo assim, utilizamos o seguinte procedimento metodológico. Revisamos a bibliografia básica que trata sobre ESG, num primeiro momento, organizando-a a partir de suas concepções ideológicas, da “neutralidade” à “negatividade”. Ao final, propomos um forma teórica inovadora de abordagem da temática, a “ideologia crítica”. A questão fundamental, aqui, é trazer uma formulação mais adequada ao conceito de ideologia que seja capaz de desconectá-lo, tanto da relação com a modernização do capitalismo como da representação de relações de classe, tradicionalmente analisadas pela bibliografia, buscando ligá-lo à política propriamente.Palavras-chave: Ideologia. Dominação. Escola Superior de Guerra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836
10.25112/rgd.v3i1.836
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v3i1.836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/836/1048
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 3 n. 1 (2006): Janeiro / Junho
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v3i1
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325144358223872