PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puffal, Diana Celina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Wosiack, Raquel Maria Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/245
Resumo: Os projetos de extensão da Universidade Feevale, através de suas ações, possibilitam uma proposta de inclusão social. A Arteterapia constitui-se em uma das ações desses projetos e objetiva: melhoria das relações socioafetivas, evolução do nível de criatividade e desenvolvimento da resiliência. Para tanto, foram desenvolvidas atividades expressivas em encontros semanais, nos diversos grupos que acompanhei como bolsista e estagiária. A metodologia utilizada foi qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa-intervenção que aponta que a produção do conhecimento tem um caráter interativo e a significação da singularidade pode ser considerada como nível legítimo da produção de conhecimento. Participaram desse estudo grupos de pessoas de diversos setores da comunidade, entre eles, usuários da Saúde Mental, grupo de terceira idade, crianças e adolescentes em situação de risco; todos participantes de dois projetos de extensão da Universidade Feevale. Neste trabalho, analiso alguns casos que me auxiliaram a buscar esclarecimentos, para melhor lidar com essas pessoas tão diferentes umas das outras e em tão semelhante sofrimento: a exclusão social. Através dos trabalhos arteterapêuticos desenvolvidos, constatou-se que os participantes iniciaram seus processos de autoexpressão, autoconhecimento e participação social. Conclui-se que a Arteterapia é um meio eficiente para o desenvolvimento da resiliência e, consequentemente, da inclusão social.Palavras-chave: Arteterapia. Inclusão social. Projetos de extensão. Resiliência.
id Feevale-3_223256235f27c73e80751f4e3f89a8bf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/245
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIAOs projetos de extensão da Universidade Feevale, através de suas ações, possibilitam uma proposta de inclusão social. A Arteterapia constitui-se em uma das ações desses projetos e objetiva: melhoria das relações socioafetivas, evolução do nível de criatividade e desenvolvimento da resiliência. Para tanto, foram desenvolvidas atividades expressivas em encontros semanais, nos diversos grupos que acompanhei como bolsista e estagiária. A metodologia utilizada foi qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa-intervenção que aponta que a produção do conhecimento tem um caráter interativo e a significação da singularidade pode ser considerada como nível legítimo da produção de conhecimento. Participaram desse estudo grupos de pessoas de diversos setores da comunidade, entre eles, usuários da Saúde Mental, grupo de terceira idade, crianças e adolescentes em situação de risco; todos participantes de dois projetos de extensão da Universidade Feevale. Neste trabalho, analiso alguns casos que me auxiliaram a buscar esclarecimentos, para melhor lidar com essas pessoas tão diferentes umas das outras e em tão semelhante sofrimento: a exclusão social. Através dos trabalhos arteterapêuticos desenvolvidos, constatou-se que os participantes iniciaram seus processos de autoexpressão, autoconhecimento e participação social. Conclui-se que a Arteterapia é um meio eficiente para o desenvolvimento da resiliência e, consequentemente, da inclusão social.Palavras-chave: Arteterapia. Inclusão social. Projetos de extensão. Resiliência.Universidade Feevale2013-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/24510.25112/rco.v1i0.245Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho2176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/245/222Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPuffal, Diana CelinaWosiack, Raquel Maria Rossi2017-06-29T23:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/245Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:05Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
title PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
spellingShingle PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
Puffal, Diana Celina
title_short PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
title_full PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
title_fullStr PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
title_full_unstemmed PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
title_sort PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA
author Puffal, Diana Celina
author_facet Puffal, Diana Celina
Wosiack, Raquel Maria Rossi
author_role author
author2 Wosiack, Raquel Maria Rossi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puffal, Diana Celina
Wosiack, Raquel Maria Rossi
description Os projetos de extensão da Universidade Feevale, através de suas ações, possibilitam uma proposta de inclusão social. A Arteterapia constitui-se em uma das ações desses projetos e objetiva: melhoria das relações socioafetivas, evolução do nível de criatividade e desenvolvimento da resiliência. Para tanto, foram desenvolvidas atividades expressivas em encontros semanais, nos diversos grupos que acompanhei como bolsista e estagiária. A metodologia utilizada foi qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa-intervenção que aponta que a produção do conhecimento tem um caráter interativo e a significação da singularidade pode ser considerada como nível legítimo da produção de conhecimento. Participaram desse estudo grupos de pessoas de diversos setores da comunidade, entre eles, usuários da Saúde Mental, grupo de terceira idade, crianças e adolescentes em situação de risco; todos participantes de dois projetos de extensão da Universidade Feevale. Neste trabalho, analiso alguns casos que me auxiliaram a buscar esclarecimentos, para melhor lidar com essas pessoas tão diferentes umas das outras e em tão semelhante sofrimento: a exclusão social. Através dos trabalhos arteterapêuticos desenvolvidos, constatou-se que os participantes iniciaram seus processos de autoexpressão, autoconhecimento e participação social. Conclui-se que a Arteterapia é um meio eficiente para o desenvolvimento da resiliência e, consequentemente, da inclusão social.Palavras-chave: Arteterapia. Inclusão social. Projetos de extensão. Resiliência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/245
10.25112/rco.v1i0.245
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/245
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/245/222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524669976576