TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atrai a atenção de diversos pesquisadores devido a presença de características particulares, entre elas a resposta inconsistente a estímulos sensoriais. Pressupostos de Ayres postulam que a Integração Sensorial é a base para a aprendizagem e, desta maneira, a construção de estratégias sensoriais pode ser utilizada com o intuito de contribuir no planejamento pedagógico e processo de aprendizagem do aluno com TEA. O presente estudo visa identificar, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, a eficácia da Integração Sensorial® de Ayres, bem como a aplicabilidade de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar do aluno com TEA. A partir da busca nos bancos de dados Periódicos Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrou-se quatorze estudos disponíveis online e que abordam a temática de interesse. Aponta-se que a Terapia de Integração Sensorial apresenta bons resultados na intervenção de indivíduos com TEA, contudo, não foi encontrado nenhum estudo que descreva a utilização de estratégias sensoriais no cotidiano escolar desses alunos. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que verifiquem a aplicabilidade de estratégias sensoriais em atividades propostas em sala de aula, com o objetivo de amparar a inclusão escolar do aluno com TEA, mas que também mensurem a fidelidade da Integração Sensorial® de Ayres. |
id |
Feevale-3_30396d557c60c59b20410d5231614b28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1547 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURATerapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional.O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atrai a atenção de diversos pesquisadores devido a presença de características particulares, entre elas a resposta inconsistente a estímulos sensoriais. Pressupostos de Ayres postulam que a Integração Sensorial é a base para a aprendizagem e, desta maneira, a construção de estratégias sensoriais pode ser utilizada com o intuito de contribuir no planejamento pedagógico e processo de aprendizagem do aluno com TEA. O presente estudo visa identificar, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, a eficácia da Integração Sensorial® de Ayres, bem como a aplicabilidade de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar do aluno com TEA. A partir da busca nos bancos de dados Periódicos Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrou-se quatorze estudos disponíveis online e que abordam a temática de interesse. Aponta-se que a Terapia de Integração Sensorial apresenta bons resultados na intervenção de indivíduos com TEA, contudo, não foi encontrado nenhum estudo que descreva a utilização de estratégias sensoriais no cotidiano escolar desses alunos. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que verifiquem a aplicabilidade de estratégias sensoriais em atividades propostas em sala de aula, com o objetivo de amparar a inclusão escolar do aluno com TEA, mas que também mensurem a fidelidade da Integração Sensorial® de Ayres.Universidade Feevale2019-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/154710.25112/rco.v1i0.1547Revista Conhecimento Online; v. 1 (2019): Janeiro / Abril; 108-1252176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547/2273Copyright (c) 2019 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Nathalia RodriguesBlanco, Marília Bazan2019-08-17T01:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1547Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:11:38Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
spellingShingle |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Cardoso, Nathalia Rodrigues Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional. |
title_short |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_fullStr |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_sort |
TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
author |
Cardoso, Nathalia Rodrigues |
author_facet |
Cardoso, Nathalia Rodrigues Blanco, Marília Bazan |
author_role |
author |
author2 |
Blanco, Marília Bazan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Nathalia Rodrigues Blanco, Marília Bazan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional. |
topic |
Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional. |
description |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atrai a atenção de diversos pesquisadores devido a presença de características particulares, entre elas a resposta inconsistente a estímulos sensoriais. Pressupostos de Ayres postulam que a Integração Sensorial é a base para a aprendizagem e, desta maneira, a construção de estratégias sensoriais pode ser utilizada com o intuito de contribuir no planejamento pedagógico e processo de aprendizagem do aluno com TEA. O presente estudo visa identificar, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, a eficácia da Integração Sensorial® de Ayres, bem como a aplicabilidade de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar do aluno com TEA. A partir da busca nos bancos de dados Periódicos Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrou-se quatorze estudos disponíveis online e que abordam a temática de interesse. Aponta-se que a Terapia de Integração Sensorial apresenta bons resultados na intervenção de indivíduos com TEA, contudo, não foi encontrado nenhum estudo que descreva a utilização de estratégias sensoriais no cotidiano escolar desses alunos. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que verifiquem a aplicabilidade de estratégias sensoriais em atividades propostas em sala de aula, com o objetivo de amparar a inclusão escolar do aluno com TEA, mas que também mensurem a fidelidade da Integração Sensorial® de Ayres. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547 10.25112/rco.v1i0.1547 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.1547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547/2273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2019): Janeiro / Abril; 108-125 2176-8501 10.25112/rco.v1i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525289684992 |