TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Nathalia Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Blanco, Marília Bazan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atrai a atenção de diversos pesquisadores devido a presença de características particulares, entre elas a resposta inconsistente a estímulos sensoriais. Pressupostos de Ayres postulam que a Integração Sensorial é a base para a aprendizagem e, desta maneira, a construção de estratégias sensoriais pode ser utilizada com o intuito de contribuir no planejamento pedagógico e processo de aprendizagem do aluno com TEA. O presente estudo visa identificar, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, a eficácia da Integração Sensorial® de Ayres, bem como a aplicabilidade de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar do aluno com TEA. A partir da busca nos bancos de dados Periódicos Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrou-se quatorze estudos disponíveis online e que abordam a temática de interesse. Aponta-se que a Terapia de Integração Sensorial apresenta bons resultados na intervenção de indivíduos com TEA, contudo, não foi encontrado nenhum estudo que descreva a utilização de estratégias sensoriais no cotidiano escolar desses alunos. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que verifiquem a aplicabilidade de estratégias sensoriais em atividades propostas em sala de aula, com o objetivo de amparar a inclusão escolar do aluno com TEA, mas que também mensurem a fidelidade da Integração Sensorial® de Ayres.
id Feevale-3_30396d557c60c59b20410d5231614b28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1547
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURATerapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional.O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atrai a atenção de diversos pesquisadores devido a presença de características particulares, entre elas a resposta inconsistente a estímulos sensoriais. Pressupostos de Ayres postulam que a Integração Sensorial é a base para a aprendizagem e, desta maneira, a construção de estratégias sensoriais pode ser utilizada com o intuito de contribuir no planejamento pedagógico e processo de aprendizagem do aluno com TEA. O presente estudo visa identificar, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, a eficácia da Integração Sensorial® de Ayres, bem como a aplicabilidade de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar do aluno com TEA. A partir da busca nos bancos de dados Periódicos Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrou-se quatorze estudos disponíveis online e que abordam a temática de interesse. Aponta-se que a Terapia de Integração Sensorial apresenta bons resultados na intervenção de indivíduos com TEA, contudo, não foi encontrado nenhum estudo que descreva a utilização de estratégias sensoriais no cotidiano escolar desses alunos. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que verifiquem a aplicabilidade de estratégias sensoriais em atividades propostas em sala de aula, com o objetivo de amparar a inclusão escolar do aluno com TEA, mas que também mensurem a fidelidade da Integração Sensorial® de Ayres.Universidade Feevale2019-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/154710.25112/rco.v1i0.1547Revista Conhecimento Online; v. 1 (2019): Janeiro / Abril; 108-1252176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547/2273Copyright (c) 2019 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Nathalia RodriguesBlanco, Marília Bazan2019-08-17T01:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1547Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:11:38Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Cardoso, Nathalia Rodrigues
Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional.
title_short TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author Cardoso, Nathalia Rodrigues
author_facet Cardoso, Nathalia Rodrigues
Blanco, Marília Bazan
author_role author
author2 Blanco, Marília Bazan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Nathalia Rodrigues
Blanco, Marília Bazan
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional.
topic Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional.
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atrai a atenção de diversos pesquisadores devido a presença de características particulares, entre elas a resposta inconsistente a estímulos sensoriais. Pressupostos de Ayres postulam que a Integração Sensorial é a base para a aprendizagem e, desta maneira, a construção de estratégias sensoriais pode ser utilizada com o intuito de contribuir no planejamento pedagógico e processo de aprendizagem do aluno com TEA. O presente estudo visa identificar, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, a eficácia da Integração Sensorial® de Ayres, bem como a aplicabilidade de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar do aluno com TEA. A partir da busca nos bancos de dados Periódicos Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrou-se quatorze estudos disponíveis online e que abordam a temática de interesse. Aponta-se que a Terapia de Integração Sensorial apresenta bons resultados na intervenção de indivíduos com TEA, contudo, não foi encontrado nenhum estudo que descreva a utilização de estratégias sensoriais no cotidiano escolar desses alunos. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que verifiquem a aplicabilidade de estratégias sensoriais em atividades propostas em sala de aula, com o objetivo de amparar a inclusão escolar do aluno com TEA, mas que também mensurem a fidelidade da Integração Sensorial® de Ayres.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547
10.25112/rco.v1i0.1547
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.1547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1547/2273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2019): Janeiro / Abril; 108-125
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525289684992