NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859 |
Resumo: | Nas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos. |
id |
Feevale-3_3ccac3f4693f3dfdd489e39b56a8bebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURALCidadaniaEducaçãoEtnografiaMétodos criativosParticipaçãoNas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/385910.25112/rco.v2.3859Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859/3307Copyright (c) 2024 Joana Catela, Sara Mónicohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCatela, JoanaMónico, Sara2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL |
title |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL |
spellingShingle |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL Catela, Joana Cidadania Educação Etnografia Métodos criativos Participação |
title_short |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL |
title_full |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL |
title_fullStr |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL |
title_full_unstemmed |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL |
title_sort |
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL |
author |
Catela, Joana |
author_facet |
Catela, Joana Mónico, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Mónico, Sara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catela, Joana Mónico, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Educação Etnografia Métodos criativos Participação |
topic |
Cidadania Educação Etnografia Métodos criativos Participação |
description |
Nas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859 10.25112/rco.v2.3859 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2.3859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859/3307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Joana Catela, Sara Mónico https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Joana Catela, Sara Mónico https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção 2176-8501 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464526306803712 |