NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catela, Joana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mónico, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859
Resumo: Nas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos.
id Feevale-3_3ccac3f4693f3dfdd489e39b56a8bebd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURALCidadaniaEducaçãoEtnografiaMétodos criativosParticipaçãoNas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/385910.25112/rco.v2.3859Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859/3307Copyright (c) 2024 Joana Catela, Sara Mónicohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCatela, JoanaMónico, Sara2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
title NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
spellingShingle NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
Catela, Joana
Cidadania
Educação
Etnografia
Métodos criativos
Participação
title_short NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
title_full NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
title_fullStr NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
title_full_unstemmed NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
title_sort NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL
author Catela, Joana
author_facet Catela, Joana
Mónico, Sara
author_role author
author2 Mónico, Sara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catela, Joana
Mónico, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação
Etnografia
Métodos criativos
Participação
topic Cidadania
Educação
Etnografia
Métodos criativos
Participação
description Nas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859
10.25112/rco.v2.3859
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2.3859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859/3307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Joana Catela, Sara Mónico
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Joana Catela, Sara Mónico
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464526306803712