LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edilaine Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ratto, Cleber Gibbon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1321
Resumo: RESUMOO presente texto apresenta-se como articulador das principais discussões desenvolvidas na dissertação de mestrado intitulada “Será tão difícil escrever? Ensaio entre a escrita e a escritura: contribuições de Roland Barthes à educação” (2011). Explora a problemática e a concepção de que a leitura, se for atrelada à escritura, pode ser uma potência, fruto de iniciação, uma aventura com generalidade simbólica ligada ao prazer. Ao modo de um ensaio teórico, divide-se em quatro partes: a) 1º gesto, a escrita; b) 2º gesto, a leitura; c) 3º gesto, o prazer envolvido; d) 4º gesto, leituras outras. Desenvolve a tese segundo os preceitos de Roland Barthes (1915/ 1980), com base no grau zero da escrita. Sustenta a importância da escola dar vez à fruição, ao devir e ao ócio criativo, em contrapartida aos exaustivos trabalhos sobre o desenvolvimento da escrita/leitura, que parecem ignorar a aparente ligação que há entre a leitura, a escritura e a vida, através de uma relação em que o escritor/leitor deixa de ter apenas autoria do texto, abrindo mão de ser o autor/usuário e passando a ser usado pela linguagem (em vez de apenas usá-la), de modo corajoso, considerando o outro que está necessariamente imbricado nos discursos que nos constituem diariamente.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Cultura. Roland Barthes. ABSTRACTThe current text is presented as an articulator of the main discussions developed in the Master's thesis entitled “Is it so hard to write? Essay between writing and essay writing: contributions from Roland Barthes to Education” (2011). It explores the problematic and the conception that reading, if attached to writing, can be an output, fruit of initiation, an adventure with symbolic generality related to pleasure. In a theoretical essay mode, it’s divided into four parts: a) first gesture, the writing; b) 2nd gesture, the reading; c) 3rd gesture, the pleasure involved; d) 4th gesture, other readings. It develops the thesis according to the precepts of Roland Barthes (1915/1980), based on the degree of zero writing. It sustains the importance of the school to give time to fruition, to the future and creative idleness, in contrast to the exhaustive work on the development of reading/writing that seems to ignore the apparent link between reading, writing and life through a relationship in which the writer/reader doesn’t only have the authorship of the text giving up of being the author/user and starting to be used by the language (instead of just using it) bravely, considering the other that is necessarily interwoven in the speeches that form us daily.Keywords: Reading. Writing. Culture. Roland Barthes.
id Feevale-3_5584650f96d6e9d056bb35d2929e2810
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHESRESUMOO presente texto apresenta-se como articulador das principais discussões desenvolvidas na dissertação de mestrado intitulada “Será tão difícil escrever? Ensaio entre a escrita e a escritura: contribuições de Roland Barthes à educação” (2011). Explora a problemática e a concepção de que a leitura, se for atrelada à escritura, pode ser uma potência, fruto de iniciação, uma aventura com generalidade simbólica ligada ao prazer. Ao modo de um ensaio teórico, divide-se em quatro partes: a) 1º gesto, a escrita; b) 2º gesto, a leitura; c) 3º gesto, o prazer envolvido; d) 4º gesto, leituras outras. Desenvolve a tese segundo os preceitos de Roland Barthes (1915/ 1980), com base no grau zero da escrita. Sustenta a importância da escola dar vez à fruição, ao devir e ao ócio criativo, em contrapartida aos exaustivos trabalhos sobre o desenvolvimento da escrita/leitura, que parecem ignorar a aparente ligação que há entre a leitura, a escritura e a vida, através de uma relação em que o escritor/leitor deixa de ter apenas autoria do texto, abrindo mão de ser o autor/usuário e passando a ser usado pela linguagem (em vez de apenas usá-la), de modo corajoso, considerando o outro que está necessariamente imbricado nos discursos que nos constituem diariamente.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Cultura. Roland Barthes. ABSTRACTThe current text is presented as an articulator of the main discussions developed in the Master's thesis entitled “Is it so hard to write? Essay between writing and essay writing: contributions from Roland Barthes to Education” (2011). It explores the problematic and the conception that reading, if attached to writing, can be an output, fruit of initiation, an adventure with symbolic generality related to pleasure. In a theoretical essay mode, it’s divided into four parts: a) first gesture, the writing; b) 2nd gesture, the reading; c) 3rd gesture, the pleasure involved; d) 4th gesture, other readings. It develops the thesis according to the precepts of Roland Barthes (1915/1980), based on the degree of zero writing. It sustains the importance of the school to give time to fruition, to the future and creative idleness, in contrast to the exhaustive work on the development of reading/writing that seems to ignore the apparent link between reading, writing and life through a relationship in which the writer/reader doesn’t only have the authorship of the text giving up of being the author/user and starting to be used by the language (instead of just using it) bravely, considering the other that is necessarily interwoven in the speeches that form us daily.Keywords: Reading. Writing. Culture. Roland Barthes.Universidade Feevale2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/132110.25112/rco.v1i0.1321Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 27-382176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1321/2084Copyright (c) 2017 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Edilaine VieiraRatto, Cleber Gibbon2019-08-17T01:11:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:11:21Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
title LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
spellingShingle LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
Lopes, Edilaine Vieira
title_short LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
title_full LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
title_fullStr LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
title_full_unstemmed LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
title_sort LEITURAS OUTRAS: UM ENSAIO PARA (RE)PENSAR A ESCRITA E A LEITURA À LUZ DE ROLAND BARTHES
author Lopes, Edilaine Vieira
author_facet Lopes, Edilaine Vieira
Ratto, Cleber Gibbon
author_role author
author2 Ratto, Cleber Gibbon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Edilaine Vieira
Ratto, Cleber Gibbon
description RESUMOO presente texto apresenta-se como articulador das principais discussões desenvolvidas na dissertação de mestrado intitulada “Será tão difícil escrever? Ensaio entre a escrita e a escritura: contribuições de Roland Barthes à educação” (2011). Explora a problemática e a concepção de que a leitura, se for atrelada à escritura, pode ser uma potência, fruto de iniciação, uma aventura com generalidade simbólica ligada ao prazer. Ao modo de um ensaio teórico, divide-se em quatro partes: a) 1º gesto, a escrita; b) 2º gesto, a leitura; c) 3º gesto, o prazer envolvido; d) 4º gesto, leituras outras. Desenvolve a tese segundo os preceitos de Roland Barthes (1915/ 1980), com base no grau zero da escrita. Sustenta a importância da escola dar vez à fruição, ao devir e ao ócio criativo, em contrapartida aos exaustivos trabalhos sobre o desenvolvimento da escrita/leitura, que parecem ignorar a aparente ligação que há entre a leitura, a escritura e a vida, através de uma relação em que o escritor/leitor deixa de ter apenas autoria do texto, abrindo mão de ser o autor/usuário e passando a ser usado pela linguagem (em vez de apenas usá-la), de modo corajoso, considerando o outro que está necessariamente imbricado nos discursos que nos constituem diariamente.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Cultura. Roland Barthes. ABSTRACTThe current text is presented as an articulator of the main discussions developed in the Master's thesis entitled “Is it so hard to write? Essay between writing and essay writing: contributions from Roland Barthes to Education” (2011). It explores the problematic and the conception that reading, if attached to writing, can be an output, fruit of initiation, an adventure with symbolic generality related to pleasure. In a theoretical essay mode, it’s divided into four parts: a) first gesture, the writing; b) 2nd gesture, the reading; c) 3rd gesture, the pleasure involved; d) 4th gesture, other readings. It develops the thesis according to the precepts of Roland Barthes (1915/1980), based on the degree of zero writing. It sustains the importance of the school to give time to fruition, to the future and creative idleness, in contrast to the exhaustive work on the development of reading/writing that seems to ignore the apparent link between reading, writing and life through a relationship in which the writer/reader doesn’t only have the authorship of the text giving up of being the author/user and starting to be used by the language (instead of just using it) bravely, considering the other that is necessarily interwoven in the speeches that form us daily.Keywords: Reading. Writing. Culture. Roland Barthes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1321
10.25112/rco.v1i0.1321
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1321
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.1321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1321/2084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 27-38
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525266616320