MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calmeto, Thiago Luis Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cribb, André Yves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262
Resumo: Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo.
id Feevale-3_79616aca65bbe5d32b637caf2657d987
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2262
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSEGestão do ConhecimentoMaturidadeSistema de Educação a DistânciaInstituição Federal de EnsinoMuitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo.Universidade Feevale2022-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/226210.25112/rco.v1.2262Revista Conhecimento Online; v. 1 (2022): Janeiro / Junho - Cidades, Paisagens e Políticas Urbanas; 161-1882176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262/3007Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Onlinehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalmeto, Thiago Luis LopesCribb, André Yves2022-02-18T18:00:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2262Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2022-02-18T18:00:12Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
title MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
spellingShingle MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
Calmeto, Thiago Luis Lopes
Gestão do Conhecimento
Maturidade
Sistema de Educação a Distância
Instituição Federal de Ensino
title_short MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
title_full MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
title_fullStr MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
title_full_unstemmed MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
title_sort MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
author Calmeto, Thiago Luis Lopes
author_facet Calmeto, Thiago Luis Lopes
Cribb, André Yves
author_role author
author2 Cribb, André Yves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calmeto, Thiago Luis Lopes
Cribb, André Yves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Maturidade
Sistema de Educação a Distância
Instituição Federal de Ensino
topic Gestão do Conhecimento
Maturidade
Sistema de Educação a Distância
Instituição Federal de Ensino
description Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262
10.25112/rco.v1.2262
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1.2262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262/3007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2022): Janeiro / Junho - Cidades, Paisagens e Políticas Urbanas; 161-188
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320931155738624