MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262 |
Resumo: | Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo. |
id |
Feevale-3_79616aca65bbe5d32b637caf2657d987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2262 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSEGestão do ConhecimentoMaturidadeSistema de Educação a DistânciaInstituição Federal de EnsinoMuitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo.Universidade Feevale2022-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/226210.25112/rco.v1.2262Revista Conhecimento Online; v. 1 (2022): Janeiro / Junho - Cidades, Paisagens e Políticas Urbanas; 161-1882176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262/3007Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Onlinehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalmeto, Thiago Luis LopesCribb, André Yves2022-02-18T18:00:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2262Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2022-02-18T18:00:12Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE |
title |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE |
spellingShingle |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE Calmeto, Thiago Luis Lopes Gestão do Conhecimento Maturidade Sistema de Educação a Distância Instituição Federal de Ensino |
title_short |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE |
title_full |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE |
title_fullStr |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE |
title_full_unstemmed |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE |
title_sort |
MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE |
author |
Calmeto, Thiago Luis Lopes |
author_facet |
Calmeto, Thiago Luis Lopes Cribb, André Yves |
author_role |
author |
author2 |
Cribb, André Yves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calmeto, Thiago Luis Lopes Cribb, André Yves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Maturidade Sistema de Educação a Distância Instituição Federal de Ensino |
topic |
Gestão do Conhecimento Maturidade Sistema de Educação a Distância Instituição Federal de Ensino |
description |
Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262 10.25112/rco.v1.2262 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1.2262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2262/3007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2022): Janeiro / Junho - Cidades, Paisagens e Políticas Urbanas; 161-188 2176-8501 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798320931155738624 |