TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Rosangela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite, Carlinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2301
Resumo: RESUMOOs Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) constituem, em Portugal, uma política educacional que tem como objetivo promover o sucesso escolar e a inclusão para populações marcadas por problemas econômicos e sociais. Diante disso, este artigo busca inventariar a produção de conhecimento acumulada acerca da temática, elucidando os efeitos e os condicionantes da política no que concerne à promoção da igualdade de oportunidades para todos os grupos sociais na perspectiva da justiça social e curricular. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica em revistas indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizando uma análise bibliométrica e interpretativa das publicações sobre os TEIP encontradas. A partir da pesquisa efetuada, foi possível constatar, na trajetória de mais de 20 anos dessa política, efeitos positivos no âmbito dos agrupamentos de escolas TEIP. Além disso, percebeu-se que os efeitos negativos e condicionantes são de natureza estrutural e reproduzem, em grande medida, uma visão desvalorizada dos alunos e do estigma TEIP. Para romper os círculos de privação e reprodução social que marcam as experiências educativas nas instituições TEIP, é necessária uma política não apenas compensatória, mas também transformadora das estruturas escolares e comunitárias.Palavras-chave: Política de educação. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Inclusão social e escolar. ABSTRACTThe Education Territories of Priority Intervention (TEIP) constitute, in Portugal, an education policy which aims to promote school success and inclusion for populations marked by economic and social issues. Thus, this paper seeks to inventory the accumulated knowledge production about this theme, elucidating the effects and the determinants of this policy regarding the equality of opportunity promotion for all the social groups in the perspective of social and curricular justice. For this purpose, we proceeded to a bibliographical research in indexed journals available on the Periodical Portal of the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (CAPES), carrying out a bibliometric and interpretative analysis of publications about TEIP found on the Portal. Based on this research, we were able to verify, in the over 20-year trajectory of this policy, positive effects on the ambit of TEIP school clusters. Besides that, it was noticed that the negative effects and determinants are from structural nature and reproduce, to a great extent, a devalued view of students and TEIP stigma. In order to break the circles of social deprivation and reproduction that mark the educational experiences in TEIP institutions, a policy not only compensatory, but also transformative of school and community structures, is needed.Keywords: Education policy. Education Territories of Priority Intervention. Social and school inclusion.
id Feevale-3_a7f44994cfc2dca12790e3022d90f294
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2301
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOSRESUMOOs Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) constituem, em Portugal, uma política educacional que tem como objetivo promover o sucesso escolar e a inclusão para populações marcadas por problemas econômicos e sociais. Diante disso, este artigo busca inventariar a produção de conhecimento acumulada acerca da temática, elucidando os efeitos e os condicionantes da política no que concerne à promoção da igualdade de oportunidades para todos os grupos sociais na perspectiva da justiça social e curricular. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica em revistas indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizando uma análise bibliométrica e interpretativa das publicações sobre os TEIP encontradas. A partir da pesquisa efetuada, foi possível constatar, na trajetória de mais de 20 anos dessa política, efeitos positivos no âmbito dos agrupamentos de escolas TEIP. Além disso, percebeu-se que os efeitos negativos e condicionantes são de natureza estrutural e reproduzem, em grande medida, uma visão desvalorizada dos alunos e do estigma TEIP. Para romper os círculos de privação e reprodução social que marcam as experiências educativas nas instituições TEIP, é necessária uma política não apenas compensatória, mas também transformadora das estruturas escolares e comunitárias.Palavras-chave: Política de educação. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Inclusão social e escolar. ABSTRACTThe Education Territories of Priority Intervention (TEIP) constitute, in Portugal, an education policy which aims to promote school success and inclusion for populations marked by economic and social issues. Thus, this paper seeks to inventory the accumulated knowledge production about this theme, elucidating the effects and the determinants of this policy regarding the equality of opportunity promotion for all the social groups in the perspective of social and curricular justice. For this purpose, we proceeded to a bibliographical research in indexed journals available on the Periodical Portal of the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (CAPES), carrying out a bibliometric and interpretative analysis of publications about TEIP found on the Portal. Based on this research, we were able to verify, in the over 20-year trajectory of this policy, positive effects on the ambit of TEIP school clusters. Besides that, it was noticed that the negative effects and determinants are from structural nature and reproduce, to a great extent, a devalued view of students and TEIP stigma. In order to break the circles of social deprivation and reproduction that mark the educational experiences in TEIP institutions, a policy not only compensatory, but also transformative of school and community structures, is needed.Keywords: Education policy. Education Territories of Priority Intervention. Social and school inclusion.Universidade Feevale2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/230110.25112/rco.v3i0.2301Revista Conhecimento Online; v. 3 (2020): Setembro / Dezembro; 145-1712176-850110.25112/rco.v3i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2301/2654http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2301/2687Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFritsch, RosangelaLeite, Carlinda2020-10-10T02:52:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2301Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2020-10-10T02:52:46Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
title TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
spellingShingle TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
Fritsch, Rosangela
title_short TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
title_full TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
title_fullStr TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
title_full_unstemmed TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
title_sort TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: UM INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO DIVULGADO EM PERIÓDICOS
author Fritsch, Rosangela
author_facet Fritsch, Rosangela
Leite, Carlinda
author_role author
author2 Leite, Carlinda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Rosangela
Leite, Carlinda
description RESUMOOs Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) constituem, em Portugal, uma política educacional que tem como objetivo promover o sucesso escolar e a inclusão para populações marcadas por problemas econômicos e sociais. Diante disso, este artigo busca inventariar a produção de conhecimento acumulada acerca da temática, elucidando os efeitos e os condicionantes da política no que concerne à promoção da igualdade de oportunidades para todos os grupos sociais na perspectiva da justiça social e curricular. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica em revistas indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizando uma análise bibliométrica e interpretativa das publicações sobre os TEIP encontradas. A partir da pesquisa efetuada, foi possível constatar, na trajetória de mais de 20 anos dessa política, efeitos positivos no âmbito dos agrupamentos de escolas TEIP. Além disso, percebeu-se que os efeitos negativos e condicionantes são de natureza estrutural e reproduzem, em grande medida, uma visão desvalorizada dos alunos e do estigma TEIP. Para romper os círculos de privação e reprodução social que marcam as experiências educativas nas instituições TEIP, é necessária uma política não apenas compensatória, mas também transformadora das estruturas escolares e comunitárias.Palavras-chave: Política de educação. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Inclusão social e escolar. ABSTRACTThe Education Territories of Priority Intervention (TEIP) constitute, in Portugal, an education policy which aims to promote school success and inclusion for populations marked by economic and social issues. Thus, this paper seeks to inventory the accumulated knowledge production about this theme, elucidating the effects and the determinants of this policy regarding the equality of opportunity promotion for all the social groups in the perspective of social and curricular justice. For this purpose, we proceeded to a bibliographical research in indexed journals available on the Periodical Portal of the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (CAPES), carrying out a bibliometric and interpretative analysis of publications about TEIP found on the Portal. Based on this research, we were able to verify, in the over 20-year trajectory of this policy, positive effects on the ambit of TEIP school clusters. Besides that, it was noticed that the negative effects and determinants are from structural nature and reproduce, to a great extent, a devalued view of students and TEIP stigma. In order to break the circles of social deprivation and reproduction that mark the educational experiences in TEIP institutions, a policy not only compensatory, but also transformative of school and community structures, is needed.Keywords: Education policy. Education Territories of Priority Intervention. Social and school inclusion.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2301
10.25112/rco.v3i0.2301
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2301
identifier_str_mv 10.25112/rco.v3i0.2301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2301/2654
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2301/2687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 3 (2020): Setembro / Dezembro; 145-171
2176-8501
10.25112/rco.v3i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525902053376