VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zmuda, Letícia C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Suyenaga, Edna S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/247
Resumo: O Hypericum perforatum L. é uma planta herbácea largamente empregada para a produção de medicamentos fitoterápicos, sendo utilizada no tratamento da depressão leve a moderada como uma alternativa eficaz aos antidepressivos sintéticos. O controle de qualidade das matérias-primas vegetais é de suma importância, uma vez que garante ao consumidor a eficácia, a segurança e a qualidade do produto final. No presente trabalho, realizou-se controle de qualidade físico-químico e biológico de amostras de extratos secos de H. perforatum, provindas de farmácias de manipulação da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Os resultados quanto às análises de identificação organoléptica, cromatografia em camada delgada e doseamento do teor de hipericinas totais em UV estiveram dentro dos parâmetros de conformidade. Porém, ensaios quanto à pesquisa de pureza, como o teor de cinzas totais, uma amostra apresentou limites fora da conformidade. Quanto à avaliação da atividade biológica, frente ao ensaio de labirinto em cruz elevado, os resultados não evidenciaram efeito ansiolítico ou ansiogênico em ratos Wistar.Palavras-chave: Hypericum perforatum. Controle de qualidade. Labirinto em cruz elevado. Ansiedade.
id Feevale-3_ab251bd85f5dd81c501b307c78c94978
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/247
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.O Hypericum perforatum L. é uma planta herbácea largamente empregada para a produção de medicamentos fitoterápicos, sendo utilizada no tratamento da depressão leve a moderada como uma alternativa eficaz aos antidepressivos sintéticos. O controle de qualidade das matérias-primas vegetais é de suma importância, uma vez que garante ao consumidor a eficácia, a segurança e a qualidade do produto final. No presente trabalho, realizou-se controle de qualidade físico-químico e biológico de amostras de extratos secos de H. perforatum, provindas de farmácias de manipulação da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Os resultados quanto às análises de identificação organoléptica, cromatografia em camada delgada e doseamento do teor de hipericinas totais em UV estiveram dentro dos parâmetros de conformidade. Porém, ensaios quanto à pesquisa de pureza, como o teor de cinzas totais, uma amostra apresentou limites fora da conformidade. Quanto à avaliação da atividade biológica, frente ao ensaio de labirinto em cruz elevado, os resultados não evidenciaram efeito ansiolítico ou ansiogênico em ratos Wistar.Palavras-chave: Hypericum perforatum. Controle de qualidade. Labirinto em cruz elevado. Ansiedade.Universidade Feevale2013-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/24710.25112/rco.v1i0.247Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho2176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/247/224Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessZmuda, Letícia C.Suyenaga, Edna S.2017-06-29T23:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/247Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:05Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
title VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
spellingShingle VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
Zmuda, Letícia C.
title_short VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
title_full VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
title_fullStr VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
title_full_unstemmed VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
title_sort VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
author Zmuda, Letícia C.
author_facet Zmuda, Letícia C.
Suyenaga, Edna S.
author_role author
author2 Suyenaga, Edna S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zmuda, Letícia C.
Suyenaga, Edna S.
description O Hypericum perforatum L. é uma planta herbácea largamente empregada para a produção de medicamentos fitoterápicos, sendo utilizada no tratamento da depressão leve a moderada como uma alternativa eficaz aos antidepressivos sintéticos. O controle de qualidade das matérias-primas vegetais é de suma importância, uma vez que garante ao consumidor a eficácia, a segurança e a qualidade do produto final. No presente trabalho, realizou-se controle de qualidade físico-químico e biológico de amostras de extratos secos de H. perforatum, provindas de farmácias de manipulação da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Os resultados quanto às análises de identificação organoléptica, cromatografia em camada delgada e doseamento do teor de hipericinas totais em UV estiveram dentro dos parâmetros de conformidade. Porém, ensaios quanto à pesquisa de pureza, como o teor de cinzas totais, uma amostra apresentou limites fora da conformidade. Quanto à avaliação da atividade biológica, frente ao ensaio de labirinto em cruz elevado, os resultados não evidenciaram efeito ansiolítico ou ansiogênico em ratos Wistar.Palavras-chave: Hypericum perforatum. Controle de qualidade. Labirinto em cruz elevado. Ansiedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/247
10.25112/rco.v1i0.247
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/247
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/247/224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320929967702016