A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Gladis Luisa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: da Cunha, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/119
Resumo: A dimensão educativa na prática do enfermeiro e como ela se concretiza nos cursos de graduação em enfermagem é o tema deste estudo. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia. Foram doze (12) os interlocutores, docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de duas Universidades situadas no Estado do Rio Grande do Sul. Com eles estabeleceu-se um diálogo que permitiu identificar as suas perspectivas e práticas em relação à formação dos enfermeiros. Pesquisas têm demonstrado que os saberes docentes são plurais, compostos e heterogêneos e provêm de diversas fontes (TARDIF, 2002). Têm introduzido, também, a noção de competência, mesmo que em meio a muitas contradições, como uma condição para o exercício da docência. Dentro desse contexto, as experiências que se constroem, a partir da reflexão dos docentes, buscam a ruptura com os modelos tradicionais de ensino. Os resultados confirmam a necessidade de um processo de reflexão, no espaço curricular, sobre as práticas educativas desenvolvidas nos Cursos de Graduação de Enfermagem. Apontam, ainda, para a importância da dimensão educativa da ação do enfermeiro no exercício de sua profissão.Palavras-chave: Saberes Docentes. Dimensão Educativa. Competências.
id Feevale-3_dc58e1afc81282aba6d588e06d341c09
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/119
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIALA dimensão educativa na prática do enfermeiro e como ela se concretiza nos cursos de graduação em enfermagem é o tema deste estudo. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia. Foram doze (12) os interlocutores, docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de duas Universidades situadas no Estado do Rio Grande do Sul. Com eles estabeleceu-se um diálogo que permitiu identificar as suas perspectivas e práticas em relação à formação dos enfermeiros. Pesquisas têm demonstrado que os saberes docentes são plurais, compostos e heterogêneos e provêm de diversas fontes (TARDIF, 2002). Têm introduzido, também, a noção de competência, mesmo que em meio a muitas contradições, como uma condição para o exercício da docência. Dentro desse contexto, as experiências que se constroem, a partir da reflexão dos docentes, buscam a ruptura com os modelos tradicionais de ensino. Os resultados confirmam a necessidade de um processo de reflexão, no espaço curricular, sobre as práticas educativas desenvolvidas nos Cursos de Graduação de Enfermagem. Apontam, ainda, para a importância da dimensão educativa da ação do enfermeiro no exercício de sua profissão.Palavras-chave: Saberes Docentes. Dimensão Educativa. Competências.Universidade Feevale2009-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/11910.25112/rco.v1i0.119Revista Conhecimento Online; v. 1 (2009): Julho / Dezembro; 2-212176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/119/1632Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Gladis Luisada Cunha, Maria Isabel2017-06-30T22:02:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/119Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-30T22:02:52Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
Baptista, Gladis Luisa
title_short A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_full A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_sort A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
author Baptista, Gladis Luisa
author_facet Baptista, Gladis Luisa
da Cunha, Maria Isabel
author_role author
author2 da Cunha, Maria Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Gladis Luisa
da Cunha, Maria Isabel
description A dimensão educativa na prática do enfermeiro e como ela se concretiza nos cursos de graduação em enfermagem é o tema deste estudo. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia. Foram doze (12) os interlocutores, docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de duas Universidades situadas no Estado do Rio Grande do Sul. Com eles estabeleceu-se um diálogo que permitiu identificar as suas perspectivas e práticas em relação à formação dos enfermeiros. Pesquisas têm demonstrado que os saberes docentes são plurais, compostos e heterogêneos e provêm de diversas fontes (TARDIF, 2002). Têm introduzido, também, a noção de competência, mesmo que em meio a muitas contradições, como uma condição para o exercício da docência. Dentro desse contexto, as experiências que se constroem, a partir da reflexão dos docentes, buscam a ruptura com os modelos tradicionais de ensino. Os resultados confirmam a necessidade de um processo de reflexão, no espaço curricular, sobre as práticas educativas desenvolvidas nos Cursos de Graduação de Enfermagem. Apontam, ainda, para a importância da dimensão educativa da ação do enfermeiro no exercício de sua profissão.Palavras-chave: Saberes Docentes. Dimensão Educativa. Competências.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/119
10.25112/rco.v1i0.119
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/119
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/119/1632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2009): Julho / Dezembro; 2-21
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524203360256