HÁ SESSENTA ANOS – A PROGRAMAÇÃO DOS CINEMAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES EM NOVO HAMBURGO
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/268 |
Resumo: | Este estudo tem como tema a análise da programação das salas de cinema em Novo Hamburgo, publicadas no jornal da cidade “O 5 de abril”, em uma coluna chamada CINELANDIA, durante o ano de 1951. Considerando o cinema como prática social e a possibilidade de se perceber através de suas narrativas e significados como nossa cultura dá sentido à si própria (TURNER, 1997) e também entendendo a identidade como uma construção social (CUCHE, 2002), busca-se, através dos dados quantitativos e qualitativos obtidos por meio da análise de conteúdo da coluna, perceber a construção das identidades nesse contexto. A coluna tinha um considerável alcance, uma vez que foi publicada em todos os exemplares do periódico naquele ano e os dados obtidos com sua análise mostraram que ir ao cinema era uma prática comum e que os aspectos que se relacionam com esse fato, influenciavam a visão que os hamburguenses tinham de si e do mundo, consequentemente agiam na construção das identidades.Palavras-chave: Cinema. Mídia Impressa. Identidades. |
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HÁ SESSENTA ANOS – A PROGRAMAÇÃO DOS CINEMAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES EM NOVO HAMBURGOEste estudo tem como tema a análise da programação das salas de cinema em Novo Hamburgo, publicadas no jornal da cidade “O 5 de abril”, em uma coluna chamada CINELANDIA, durante o ano de 1951. Considerando o cinema como prática social e a possibilidade de se perceber através de suas narrativas e significados como nossa cultura dá sentido à si própria (TURNER, 1997) e também entendendo a identidade como uma construção social (CUCHE, 2002), busca-se, através dos dados quantitativos e qualitativos obtidos por meio da análise de conteúdo da coluna, perceber a construção das identidades nesse contexto. A coluna tinha um considerável alcance, uma vez que foi publicada em todos os exemplares do periódico naquele ano e os dados obtidos com sua análise mostraram que ir ao cinema era uma prática comum e que os aspectos que se relacionam com esse fato, influenciavam a visão que os hamburguenses tinham de si e do mundo, consequentemente agiam na construção das identidades.Palavras-chave: Cinema. Mídia Impressa. Identidades.Universidade Feevale2012-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/26810.25112/rco.v1i0.268Revista Conhecimento Online; v. 1 (2012): Janeiro / Junho2176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/268/245Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMasiero, Cláudia GiselePuhl, Paula ReginaSilva, Cristina Ennes da2017-06-29T23:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/268Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:06Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
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