JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Cristiane Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guilherme, Edilaine Cristina Guedes, Neto, João Coelho, Damin, Willian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1317
Resumo: O uso de jogos didáticos pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, visto sua possibilidade em integração e pela facilidade de manipulação e confecção no âmbito educacional, principalmente pelas escolas públicas brasileiras, que podem utilizar materiais de baixo custo e de fácil acesso aos professores e alunos. Tendo em vista esse contexto, o trabalho visa apresentar uma sequência de atividades utilizando o jogo manipulável como recurso didático para auxiliar no processo de ensino de equações de primeiro grau. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e para a análise dos resultados obtidos com especialistas utilizou-se a luz da Análise Textual Discursiva, a fim de vislumbrar a viabilidade da utilização da sequência de atividades desenvolvidas para profissionais da área da educação. Como considerações finais, a proposta de sequência de atividades é viável na opinião dos especialistas e pode ser adaptada e aplicada por professores da Educação Básica, como forma de contribuir com o ensino e aprendizagem de Equações do primeiro grau.Palavras-chave: Jogos. Equação do 1o grau. Atividades de ensino.ABSTRACTThe use of didactic games can help in the Mathematics’ teaching and learning process, considering its possibility in integration and the ease of manipulation and confection in the educational scope, mainly by the Brazilian public schools, who can use materials of low cost and of easy access to the teachers and students . In view of this context, the paper aims to present a sequence of activities using manipulable game as didactic resource to assist in the first degree equations’ teaching. This research is characterized as qualitative and the results obtained it was analyzed by the light of Discursive Textual Analysis, in order to envisage the feasibility of using the sequence of activities developed for professionals in the education’s area. As final considerations, the sequence of activities proposed is feasible in the opinion of experts and it can be adapted and applied by Basic Education’s teachers, as a way to contribute to the first degree equation’s teaching and learning.Keywords: Games. First degree equation. Teaching activities.
id Feevale-3_fbe7bc627f1debd902715aa383b50fca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1317
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINOJogos. Equação do primeiro grau. Atividades de Ensino.O uso de jogos didáticos pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, visto sua possibilidade em integração e pela facilidade de manipulação e confecção no âmbito educacional, principalmente pelas escolas públicas brasileiras, que podem utilizar materiais de baixo custo e de fácil acesso aos professores e alunos. Tendo em vista esse contexto, o trabalho visa apresentar uma sequência de atividades utilizando o jogo manipulável como recurso didático para auxiliar no processo de ensino de equações de primeiro grau. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e para a análise dos resultados obtidos com especialistas utilizou-se a luz da Análise Textual Discursiva, a fim de vislumbrar a viabilidade da utilização da sequência de atividades desenvolvidas para profissionais da área da educação. Como considerações finais, a proposta de sequência de atividades é viável na opinião dos especialistas e pode ser adaptada e aplicada por professores da Educação Básica, como forma de contribuir com o ensino e aprendizagem de Equações do primeiro grau.Palavras-chave: Jogos. Equação do 1o grau. Atividades de ensino.ABSTRACTThe use of didactic games can help in the Mathematics’ teaching and learning process, considering its possibility in integration and the ease of manipulation and confection in the educational scope, mainly by the Brazilian public schools, who can use materials of low cost and of easy access to the teachers and students . In view of this context, the paper aims to present a sequence of activities using manipulable game as didactic resource to assist in the first degree equations’ teaching. This research is characterized as qualitative and the results obtained it was analyzed by the light of Discursive Textual Analysis, in order to envisage the feasibility of using the sequence of activities developed for professionals in the education’s area. As final considerations, the sequence of activities proposed is feasible in the opinion of experts and it can be adapted and applied by Basic Education’s teachers, as a way to contribute to the first degree equation’s teaching and learning.Keywords: Games. First degree equation. Teaching activities.Universidade Feevale2018-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131710.25112/rco.v2i0.1317Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 119-1342176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1317/2228Copyright (c) 2018 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, Cristiane LuizGuilherme, Edilaine Cristina GuedesNeto, João CoelhoDamin, Willian2019-08-17T01:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1317Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:12:07Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
title JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
spellingShingle JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
Paulino, Cristiane Luiz
Jogos. Equação do primeiro grau. Atividades de Ensino.
title_short JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
title_full JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
title_fullStr JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
title_full_unstemmed JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
title_sort JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO
author Paulino, Cristiane Luiz
author_facet Paulino, Cristiane Luiz
Guilherme, Edilaine Cristina Guedes
Neto, João Coelho
Damin, Willian
author_role author
author2 Guilherme, Edilaine Cristina Guedes
Neto, João Coelho
Damin, Willian
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Cristiane Luiz
Guilherme, Edilaine Cristina Guedes
Neto, João Coelho
Damin, Willian
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos. Equação do primeiro grau. Atividades de Ensino.
topic Jogos. Equação do primeiro grau. Atividades de Ensino.
description O uso de jogos didáticos pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, visto sua possibilidade em integração e pela facilidade de manipulação e confecção no âmbito educacional, principalmente pelas escolas públicas brasileiras, que podem utilizar materiais de baixo custo e de fácil acesso aos professores e alunos. Tendo em vista esse contexto, o trabalho visa apresentar uma sequência de atividades utilizando o jogo manipulável como recurso didático para auxiliar no processo de ensino de equações de primeiro grau. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e para a análise dos resultados obtidos com especialistas utilizou-se a luz da Análise Textual Discursiva, a fim de vislumbrar a viabilidade da utilização da sequência de atividades desenvolvidas para profissionais da área da educação. Como considerações finais, a proposta de sequência de atividades é viável na opinião dos especialistas e pode ser adaptada e aplicada por professores da Educação Básica, como forma de contribuir com o ensino e aprendizagem de Equações do primeiro grau.Palavras-chave: Jogos. Equação do 1o grau. Atividades de ensino.ABSTRACTThe use of didactic games can help in the Mathematics’ teaching and learning process, considering its possibility in integration and the ease of manipulation and confection in the educational scope, mainly by the Brazilian public schools, who can use materials of low cost and of easy access to the teachers and students . In view of this context, the paper aims to present a sequence of activities using manipulable game as didactic resource to assist in the first degree equations’ teaching. This research is characterized as qualitative and the results obtained it was analyzed by the light of Discursive Textual Analysis, in order to envisage the feasibility of using the sequence of activities developed for professionals in the education’s area. As final considerations, the sequence of activities proposed is feasible in the opinion of experts and it can be adapted and applied by Basic Education’s teachers, as a way to contribute to the first degree equation’s teaching and learning.Keywords: Games. First degree equation. Teaching activities.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1317
10.25112/rco.v2i0.1317
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1317
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1317/2228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 119-134
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930953363456