A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIRA GUIMARÃES, Thayse
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/168
Resumo: As grandes mudanças na contemporaneidade têm despertado o interesse acerca das questões que envolvem discurso, identidade e sociedade. Vivemos em uma época em que teorizar questões linguísticas envolve perpassar o modo como vivemos nossa vida social e como criamos inteligibi lidade sobre ela. Dessa forma, com base na perspectiva de letramento como prática social, este trabalho focaliza a construção do letramento no ciberespaço mais precisamente numa interação on-line com o objetivo de entender como os participantes daquela prática, ao mesmo tempo em que aprendem o que conta como válido ali, (re)constroem suas identidades de gênero e sexualidade. Como base teórica, além de uma visão de letramento como prática social (STREET, 1995; KLEIMAN, 1995), evoco, também, a natureza constitutiva do discurso (CLOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), a visão discursiva das identidades sociais (MOITA LOPES, 2003), o papel dos posicionamentos interacionais (DAVIES; HARRÉ, 1990) e a força das pistas de contextualização nos eventos discursivos (GUMPERZ, 1998). Com base nesse aparato, analisarei um pequeno trecho de uma interação que aconteceu no MSN Messenger e por fim tecerei algumas considerações sobre a relação letramento e construção da vida social.
id GEL-1_02c8cbf86a4eeb24361cac65b69e3f6d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/168
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digitalLetramento. Prática social. Sexualidade. Gênero. Masculinidade. Ciberespaço. DiscursoAs grandes mudanças na contemporaneidade têm despertado o interesse acerca das questões que envolvem discurso, identidade e sociedade. Vivemos em uma época em que teorizar questões linguísticas envolve perpassar o modo como vivemos nossa vida social e como criamos inteligibi lidade sobre ela. Dessa forma, com base na perspectiva de letramento como prática social, este trabalho focaliza a construção do letramento no ciberespaço mais precisamente numa interação on-line com o objetivo de entender como os participantes daquela prática, ao mesmo tempo em que aprendem o que conta como válido ali, (re)constroem suas identidades de gênero e sexualidade. Como base teórica, além de uma visão de letramento como prática social (STREET, 1995; KLEIMAN, 1995), evoco, também, a natureza constitutiva do discurso (CLOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), a visão discursiva das identidades sociais (MOITA LOPES, 2003), o papel dos posicionamentos interacionais (DAVIES; HARRÉ, 1990) e a força das pistas de contextualização nos eventos discursivos (GUMPERZ, 1998). Com base nesse aparato, analisarei um pequeno trecho de uma interação que aconteceu no MSN Messenger e por fim tecerei algumas considerações sobre a relação letramento e construção da vida social.Revista do Gel2009-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/168Revista do GEL; v. 6 n. 1 (2009): Revista do GEL ; 99-1191984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/168/144FIGUEIRA GUIMARÃES, Thayseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:18:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/168Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:18:38Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
title A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
spellingShingle A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
FIGUEIRA GUIMARÃES, Thayse
Letramento. Prática social. Sexualidade. Gênero. Masculinidade. Ciberespaço. Discurso
title_short A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
title_full A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
title_fullStr A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
title_full_unstemmed A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
title_sort A construção discursiva da Masculinidade em uma prática de letramento digital
author FIGUEIRA GUIMARÃES, Thayse
author_facet FIGUEIRA GUIMARÃES, Thayse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIRA GUIMARÃES, Thayse
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento. Prática social. Sexualidade. Gênero. Masculinidade. Ciberespaço. Discurso
topic Letramento. Prática social. Sexualidade. Gênero. Masculinidade. Ciberespaço. Discurso
description As grandes mudanças na contemporaneidade têm despertado o interesse acerca das questões que envolvem discurso, identidade e sociedade. Vivemos em uma época em que teorizar questões linguísticas envolve perpassar o modo como vivemos nossa vida social e como criamos inteligibi lidade sobre ela. Dessa forma, com base na perspectiva de letramento como prática social, este trabalho focaliza a construção do letramento no ciberespaço mais precisamente numa interação on-line com o objetivo de entender como os participantes daquela prática, ao mesmo tempo em que aprendem o que conta como válido ali, (re)constroem suas identidades de gênero e sexualidade. Como base teórica, além de uma visão de letramento como prática social (STREET, 1995; KLEIMAN, 1995), evoco, também, a natureza constitutiva do discurso (CLOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), a visão discursiva das identidades sociais (MOITA LOPES, 2003), o papel dos posicionamentos interacionais (DAVIES; HARRÉ, 1990) e a força das pistas de contextualização nos eventos discursivos (GUMPERZ, 1998). Com base nesse aparato, analisarei um pequeno trecho de uma interação que aconteceu no MSN Messenger e por fim tecerei algumas considerações sobre a relação letramento e construção da vida social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/168
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/168/144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 6 n. 1 (2009): Revista do GEL ; 99-119
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113929469952