INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1271 |
Resumo: | Pautando-se nas concepções sociointeracionistas de linguagem e de ensino, o presente artigo busca avaliar a eficácia da intervenção interativa na forma de “bilhetes” como estratégia didática para que alunos superem problemas linguísticos, mais especificamente de coesão e coerência, nas produções de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nesse sentido, tomou-se como base para esta pesquisa, com propósito descritivo, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da Prefeitura de São Paulo, cuja Sequência Didática contida no Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa, material de referência para o ano, foi aplicada com algumas adaptações. Coletados e analisados os dados obtidos a partir da comparação dos artigos produzidos pelos alunos durante o processo, concluiu-se que as intervenções em forma de “bilhete” têm demonstrado bons resultados como estratégia didática para ensino de reescrita textual, principalmente com alunos de proficiência leitora e escritora mediana ou superior. No entanto, observa-se também que outras estratégias, tais como listas de constatações e a intervenção presencial do professor junto ao aluno, também são, por vezes, recursos necessários para conduzir o discente a uma reescrita reflexiva, logo, significativa e eficaz para se atingirem os objetivos pretendidos. |
id |
GEL-1_094afc1de3ee4c3ff60a9d3425a18103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIAProdução de texto. Artigo de opinião. Reescrita. Coerência. Coesão.Ensino de Língua PortuguesaPautando-se nas concepções sociointeracionistas de linguagem e de ensino, o presente artigo busca avaliar a eficácia da intervenção interativa na forma de “bilhetes” como estratégia didática para que alunos superem problemas linguísticos, mais especificamente de coesão e coerência, nas produções de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nesse sentido, tomou-se como base para esta pesquisa, com propósito descritivo, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da Prefeitura de São Paulo, cuja Sequência Didática contida no Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa, material de referência para o ano, foi aplicada com algumas adaptações. Coletados e analisados os dados obtidos a partir da comparação dos artigos produzidos pelos alunos durante o processo, concluiu-se que as intervenções em forma de “bilhete” têm demonstrado bons resultados como estratégia didática para ensino de reescrita textual, principalmente com alunos de proficiência leitora e escritora mediana ou superior. No entanto, observa-se também que outras estratégias, tais como listas de constatações e a intervenção presencial do professor junto ao aluno, também são, por vezes, recursos necessários para conduzir o discente a uma reescrita reflexiva, logo, significativa e eficaz para se atingirem os objetivos pretendidos.Revista do Gel2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/127110.21165/gel.v13i2.1271Revista do GEL; v. 13 n. 2 (2016): Revista do GEL; 55-781984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1271/986Ferreira, Manoela TananNunes, Paula Avilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T16:55:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-27T16:55:46Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA |
title |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA |
spellingShingle |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA Ferreira, Manoela Tanan Produção de texto. Artigo de opinião. Reescrita. Coerência. Coesão. Ensino de Língua Portuguesa |
title_short |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA |
title_full |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA |
title_fullStr |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA |
title_sort |
INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA |
author |
Ferreira, Manoela Tanan |
author_facet |
Ferreira, Manoela Tanan Nunes, Paula Avila |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Paula Avila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Manoela Tanan Nunes, Paula Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de texto. Artigo de opinião. Reescrita. Coerência. Coesão. Ensino de Língua Portuguesa |
topic |
Produção de texto. Artigo de opinião. Reescrita. Coerência. Coesão. Ensino de Língua Portuguesa |
description |
Pautando-se nas concepções sociointeracionistas de linguagem e de ensino, o presente artigo busca avaliar a eficácia da intervenção interativa na forma de “bilhetes” como estratégia didática para que alunos superem problemas linguísticos, mais especificamente de coesão e coerência, nas produções de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nesse sentido, tomou-se como base para esta pesquisa, com propósito descritivo, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da Prefeitura de São Paulo, cuja Sequência Didática contida no Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa, material de referência para o ano, foi aplicada com algumas adaptações. Coletados e analisados os dados obtidos a partir da comparação dos artigos produzidos pelos alunos durante o processo, concluiu-se que as intervenções em forma de “bilhete” têm demonstrado bons resultados como estratégia didática para ensino de reescrita textual, principalmente com alunos de proficiência leitora e escritora mediana ou superior. No entanto, observa-se também que outras estratégias, tais como listas de constatações e a intervenção presencial do professor junto ao aluno, também são, por vezes, recursos necessários para conduzir o discente a uma reescrita reflexiva, logo, significativa e eficaz para se atingirem os objetivos pretendidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1271 10.21165/gel.v13i2.1271 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1271 |
identifier_str_mv |
10.21165/gel.v13i2.1271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1271/986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 13 n. 2 (2016): Revista do GEL; 55-78 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948114317443072 |