NOTAS SOBRE A QUESTÃO DA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/912 |
Resumo: | Neste artigo, coloca-se em discusão o caráter singular da fala da criança, no momento de mudança da condição de infans à condição de falante, sendo a singularidade concebida como uma transgressão, uma ruptura de padrões da língua. A fim de atribuir um estatuto teórico à referida concepção, é destacada a noção de anagrama que provoca uma ruptura no significante conforme instituído por Saussure. Estendendo essa noção à fala infantil, são abordados fragmentos de enunciados produzidos por uma criança em um momento inicial de sua trajetória linguística. A partir de tal abordagem, propõe-se, então, que a escuta da singularidade da fala infantil, pelo investigador, implicaria a escuta de uma transgressão da linearidade do significante da fala do outro/falante. |
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NOTAS SOBRE A QUESTÃO DA SINGULARIDADE DA FALA DA CRIANÇASingularidade. Transgressão. Anagrama. Significante. Fala da criança.A singularidade da fala da criançaNeste artigo, coloca-se em discusão o caráter singular da fala da criança, no momento de mudança da condição de infans à condição de falante, sendo a singularidade concebida como uma transgressão, uma ruptura de padrões da língua. A fim de atribuir um estatuto teórico à referida concepção, é destacada a noção de anagrama que provoca uma ruptura no significante conforme instituído por Saussure. Estendendo essa noção à fala infantil, são abordados fragmentos de enunciados produzidos por uma criança em um momento inicial de sua trajetória linguística. A partir de tal abordagem, propõe-se, então, que a escuta da singularidade da fala infantil, pelo investigador, implicaria a escuta de uma transgressão da linearidade do significante da fala do outro/falante. Revista do Gel2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/91210.21165/gel.v13i2.912Revista do GEL; v. 13 n. 2 (2016): Revista do GEL; 79-901984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/912/994Carvalho, Glória Maria Monteiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T16:55:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/912Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-27T16:55:46Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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Neste artigo, coloca-se em discusão o caráter singular da fala da criança, no momento de mudança da condição de infans à condição de falante, sendo a singularidade concebida como uma transgressão, uma ruptura de padrões da língua. A fim de atribuir um estatuto teórico à referida concepção, é destacada a noção de anagrama que provoca uma ruptura no significante conforme instituído por Saussure. Estendendo essa noção à fala infantil, são abordados fragmentos de enunciados produzidos por uma criança em um momento inicial de sua trajetória linguística. A partir de tal abordagem, propõe-se, então, que a escuta da singularidade da fala infantil, pelo investigador, implicaria a escuta de uma transgressão da linearidade do significante da fala do outro/falante. |
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