A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/141 |
Resumo: | O artigo trata dos diferentes fins discursivos de artigos de divulgação científica, publicados na mídia, dirigidos ao público jovem e das distintas organizações retóricas dos textos. Enfoca-se especialmente a presença do protótipo seqüencial explicativo, presente nos artigos de fim discursivo fazer-compreender, e sua relação com as estratégias de macroorganização retórica do texto. Para esse estudo, adotou-se proposta de Bernárdez, que vincula o modelo da Rhetorical Structure Theory à idéia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com relações RST. Verificou-se que a macroorganização dos textos relaciona-se diretamente ao fim discursivo dos artigos e ao contexto científico-midiático em que se inserem. |
id |
GEL-1_6d931a940d89497b4900d259b7cd9ad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/141 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivosDivulgação científica. Texto. Fim discursivo. Macroorganização. Explicação.O artigo trata dos diferentes fins discursivos de artigos de divulgação científica, publicados na mídia, dirigidos ao público jovem e das distintas organizações retóricas dos textos. Enfoca-se especialmente a presença do protótipo seqüencial explicativo, presente nos artigos de fim discursivo fazer-compreender, e sua relação com as estratégias de macroorganização retórica do texto. Para esse estudo, adotou-se proposta de Bernárdez, que vincula o modelo da Rhetorical Structure Theory à idéia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com relações RST. Verificou-se que a macroorganização dos textos relaciona-se diretamente ao fim discursivo dos artigos e ao contexto científico-midiático em que se inserem.Revista do Gel2008-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/141Revista do GEL; v. 5 n. 1 (2008): Revista do GEL ; 181-1951984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/141/121GIERING, Maria Eduardainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:18:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/141Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:18:14Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos |
title |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos |
spellingShingle |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos GIERING, Maria Eduarda Divulgação científica. Texto. Fim discursivo. Macroorganização. Explicação. |
title_short |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos |
title_full |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos |
title_fullStr |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos |
title_full_unstemmed |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos |
title_sort |
A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos |
author |
GIERING, Maria Eduarda |
author_facet |
GIERING, Maria Eduarda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GIERING, Maria Eduarda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica. Texto. Fim discursivo. Macroorganização. Explicação. |
topic |
Divulgação científica. Texto. Fim discursivo. Macroorganização. Explicação. |
description |
O artigo trata dos diferentes fins discursivos de artigos de divulgação científica, publicados na mídia, dirigidos ao público jovem e das distintas organizações retóricas dos textos. Enfoca-se especialmente a presença do protótipo seqüencial explicativo, presente nos artigos de fim discursivo fazer-compreender, e sua relação com as estratégias de macroorganização retórica do texto. Para esse estudo, adotou-se proposta de Bernárdez, que vincula o modelo da Rhetorical Structure Theory à idéia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com relações RST. Verificou-se que a macroorganização dos textos relaciona-se diretamente ao fim discursivo dos artigos e ao contexto científico-midiático em que se inserem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/141 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/141/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 5 n. 1 (2008): Revista do GEL ; 181-195 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948113680957440 |