A QUARTA CAPA DE LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS À LUZ DA TEORIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SIDNEY.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/496 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho, apresenta-se a análise do gênero quarta capa de livros didáticos de inglês com base nas ideias sobre gênero da Escola de Sidney, considerando-o como parte do contexto cultural escolar e comercial. Apresentam-se, primeiramente, os referenciais teóricos dessa Escola, e nesta linha, a ideia de gênero como uma atividade linguística e social organizada em estágios e voltada a objetivos, que tem uma configuração contextual e elementos com objetivos inerentes. Também é feita uma análise linguístico-discursiva de aspectos ideacionais e interpessoais de dois exemplares do gênero com base na proposta de Martin e Rose (2003 e 2007), evidenciando que o livro didático de inglês é representado, nesse gênero, como agente importante nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, argumenta-se sobre a implicação deste trabalho para cursos de formação docente. |
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A QUARTA CAPA DE LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS À LUZ DA TEORIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SIDNEY.Gênero. Quarta capa. Livro didático de inglês. Escola de Sidneygênero quarta capaResumo: Neste trabalho, apresenta-se a análise do gênero quarta capa de livros didáticos de inglês com base nas ideias sobre gênero da Escola de Sidney, considerando-o como parte do contexto cultural escolar e comercial. Apresentam-se, primeiramente, os referenciais teóricos dessa Escola, e nesta linha, a ideia de gênero como uma atividade linguística e social organizada em estágios e voltada a objetivos, que tem uma configuração contextual e elementos com objetivos inerentes. Também é feita uma análise linguístico-discursiva de aspectos ideacionais e interpessoais de dois exemplares do gênero com base na proposta de Martin e Rose (2003 e 2007), evidenciando que o livro didático de inglês é representado, nesse gênero, como agente importante nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, argumenta-se sobre a implicação deste trabalho para cursos de formação docente.Revista do Gel2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/49610.21165/gel.v13i1.496Revista do GEL; v. 13 n. 1 (2016): Revista do GEL; 157-1751984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/496/956Silva, Renato Caixetainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T14:39:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/496Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T14:39:49Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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