ESTILO E ETHOS NA DISNEY: TRANSFORMAÇÕES DA IDENTIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1347 |
Resumo: | Nos últimos anos, a semiótica discursiva ganhou, em seu repertório de reflexões teóricas, contribuições significativas para o estudo do fato de estilo com Discini (O estilo nos textos, 2013; e Corpo e estilo, 2015), permitindo reflexões sobre a identidade, alteridade e modo de ser do sujeito-enunciador no mundo social e semiológico. A identidade da Walt Disney, os estúdios de animação, é uma das mais persistentes temporalmente, com mais de 70 anos, e de grande popularidade. Pretendemos explorar no presente trabalho como um estilo pode permanecer tão constante e atual ao longo desse intervalo de tempo. Além dos desenvolvimentos das questões de ethos e estilo em Discini, recorreremos à conceitualização de ethos proposta por Maingueneau (Novas tendências em análise do discurso, 1997; A propósito do ethos, 2008). Selecionados três trailers de filmes da Disney, recobrindo o período de 1942, com o trailer de Bambi, a 1992, com o trailer do musical Aladim, e a 2013, com Frozen: uma aventura congelante. Assim, podemos observar o modo como o enunciador Disney se coloca no mundo, o modo como define seu enunciatário, como define o estilo outro ao qual não identifica, definindo uma imagem do próprio mundo em que se coloca. |
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