Verbos de reestruturação no português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RECH, Núbia Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/54
Resumo: A proposta desta pesquisa é investigar o fenômeno de reestruturação no Português Brasileiro (PB). Esse fenômeno envolve aplicação de regras sintáticas que desencadeiam a formação de predicado complexo, formando uma sequência verbal na estrutura de superfície. Submeteu-se aos testes da aplicação da regra de reestruturação os verbos de controle e de alçamento que selecionam um complemento VP/infinitivo, gerúndio, particípio ou um PInfP. Esses verbos foram testados em relação aos fenômenos alçamento do clítico e movimento (longo) do objeto, que constituem os principais diagnósticos da reestruturação nas línguas românicas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o alçamento do clítico não é um diagnóstico confiável para revelar a formação de predicado complexo no PB. O movimento (longo) do objeto, por sua vez, se manifesta no PB nas construções em que ocorre a apassivação do verbo encaixado e também nas construções com movimento-tough, manifestando, portanto, a aplicação da regra de reestruturação.
id GEL-1_acf7714ff2430d69f279253f200005dd
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/54
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling Verbos de reestruturação no português brasileiroPredicado Complexo. Verbos de Controle. Verbos de Alçamento. Reestruturação.A proposta desta pesquisa é investigar o fenômeno de reestruturação no Português Brasileiro (PB). Esse fenômeno envolve aplicação de regras sintáticas que desencadeiam a formação de predicado complexo, formando uma sequência verbal na estrutura de superfície. Submeteu-se aos testes da aplicação da regra de reestruturação os verbos de controle e de alçamento que selecionam um complemento VP/infinitivo, gerúndio, particípio ou um PInfP. Esses verbos foram testados em relação aos fenômenos alçamento do clítico e movimento (longo) do objeto, que constituem os principais diagnósticos da reestruturação nas línguas românicas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o alçamento do clítico não é um diagnóstico confiável para revelar a formação de predicado complexo no PB. O movimento (longo) do objeto, por sua vez, se manifesta no PB nas construções em que ocorre a apassivação do verbo encaixado e também nas construções com movimento-tough, manifestando, portanto, a aplicação da regra de reestruturação.Revista do Gel2011-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/54Revista do GEL; v. 8 n. 1 (2011): Revista do GEL ; 165-1821984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/54/36RECH, Núbia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:19:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/54Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:19:36Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Verbos de reestruturação no português brasileiro
title Verbos de reestruturação no português brasileiro
spellingShingle Verbos de reestruturação no português brasileiro
RECH, Núbia Ferreira
Predicado Complexo. Verbos de Controle. Verbos de Alçamento. Reestruturação.
title_short Verbos de reestruturação no português brasileiro
title_full Verbos de reestruturação no português brasileiro
title_fullStr Verbos de reestruturação no português brasileiro
title_full_unstemmed Verbos de reestruturação no português brasileiro
title_sort Verbos de reestruturação no português brasileiro
author RECH, Núbia Ferreira
author_facet RECH, Núbia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RECH, Núbia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Predicado Complexo. Verbos de Controle. Verbos de Alçamento. Reestruturação.
topic Predicado Complexo. Verbos de Controle. Verbos de Alçamento. Reestruturação.
description A proposta desta pesquisa é investigar o fenômeno de reestruturação no Português Brasileiro (PB). Esse fenômeno envolve aplicação de regras sintáticas que desencadeiam a formação de predicado complexo, formando uma sequência verbal na estrutura de superfície. Submeteu-se aos testes da aplicação da regra de reestruturação os verbos de controle e de alçamento que selecionam um complemento VP/infinitivo, gerúndio, particípio ou um PInfP. Esses verbos foram testados em relação aos fenômenos alçamento do clítico e movimento (longo) do objeto, que constituem os principais diagnósticos da reestruturação nas línguas românicas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o alçamento do clítico não é um diagnóstico confiável para revelar a formação de predicado complexo no PB. O movimento (longo) do objeto, por sua vez, se manifesta no PB nas construções em que ocorre a apassivação do verbo encaixado e também nas construções com movimento-tough, manifestando, portanto, a aplicação da regra de reestruturação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/54
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/54/36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 8 n. 1 (2011): Revista do GEL ; 165-182
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113604411392