Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Wiliam César
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/365
Resumo: Muitas abordagens de ensino da estrutura morfológica das formas verbais portuguesas apresentam modelos de segmentação que podem dificultar sua depreensão. Com vistas a atenuar esse problema, este trabalho propõe um modelo didático de segmentação das formas verbais regulares. Primeiramente, descrevemos a estrutura verbal portuguesa e analisamos os modelos de segmentação de três gramáticas. Em seguida, verificamos o conhecimento do professor e, finalmente, apresentamos nossa proposta e tecemos alguns comentários. Os resultados indicam que o nosso modelo foi aceito pelos professores participantes da pesquisa e que há um distanciamento entre professor e pesquisa científica. Desse modo, concluímos que a uniformidade das formas verbais portuguesas deve ser explicitada de forma coerente e que o professor é chave no processo de aprendizagem.
id GEL-1_c187935f6896b29de783662580fc1bb5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/365
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling Morfologia verbal e ensino: uma proposta didáticaMorfologia Verbal Portuguesa. Segmentação. Ensino. Aprendizagem.Muitas abordagens de ensino da estrutura morfológica das formas verbais portuguesas apresentam modelos de segmentação que podem dificultar sua depreensão. Com vistas a atenuar esse problema, este trabalho propõe um modelo didático de segmentação das formas verbais regulares. Primeiramente, descrevemos a estrutura verbal portuguesa e analisamos os modelos de segmentação de três gramáticas. Em seguida, verificamos o conhecimento do professor e, finalmente, apresentamos nossa proposta e tecemos alguns comentários. Os resultados indicam que o nosso modelo foi aceito pelos professores participantes da pesquisa e que há um distanciamento entre professor e pesquisa científica. Desse modo, concluímos que a uniformidade das formas verbais portuguesas deve ser explicitada de forma coerente e que o professor é chave no processo de aprendizagem.Revista do Gel2007-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/365Revista do GEL; v. 4 n. 2 (2007): Revista do GEL ; 137-1521984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/365/268Ramos, Wiliam Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:17:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/365Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:17:51Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
title Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
spellingShingle Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
Ramos, Wiliam César
Morfologia Verbal Portuguesa. Segmentação. Ensino. Aprendizagem.
title_short Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
title_full Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
title_fullStr Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
title_full_unstemmed Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
title_sort Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática
author Ramos, Wiliam César
author_facet Ramos, Wiliam César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Wiliam César
dc.subject.por.fl_str_mv Morfologia Verbal Portuguesa. Segmentação. Ensino. Aprendizagem.
topic Morfologia Verbal Portuguesa. Segmentação. Ensino. Aprendizagem.
description Muitas abordagens de ensino da estrutura morfológica das formas verbais portuguesas apresentam modelos de segmentação que podem dificultar sua depreensão. Com vistas a atenuar esse problema, este trabalho propõe um modelo didático de segmentação das formas verbais regulares. Primeiramente, descrevemos a estrutura verbal portuguesa e analisamos os modelos de segmentação de três gramáticas. Em seguida, verificamos o conhecimento do professor e, finalmente, apresentamos nossa proposta e tecemos alguns comentários. Os resultados indicam que o nosso modelo foi aceito pelos professores participantes da pesquisa e que há um distanciamento entre professor e pesquisa científica. Desse modo, concluímos que a uniformidade das formas verbais portuguesas deve ser explicitada de forma coerente e que o professor é chave no processo de aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/365
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/365/268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 4 n. 2 (2007): Revista do GEL ; 137-152
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113311858688