O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machry da Silva, SUSIELE
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/251
Resumo: O estudo proposto objetivou investigar o papel do léxico e a contribuição dos modelos multirrepresentacionais, a saber, Fonologia de Uso (BYBEE, 2001, 2002, 2010) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001, 2003, 2012), para os processos que envolvem a percepção e a produção do contraste fonológico entre as vogais médias tônicas do português brasileiro /e/ - /e /, /o/ - /o / por falantes nativos do espanhol da América. A análise foi pautada em uma amostra de trinta e dois (32) falantes nativos do espanhol, com idade entre 18 e 59 anos, domiciliados na cidade de Porto Alegre ou na região metropolitana. Os resultados permitem constatar que a aprendizagem fonológica tende a ser influenciada principalmente pela frequência da palavra na língua e, nesse sentido, tende a ser gradual, iniciando pelas palavras mais frequentes e espalhando-se, então, pelas demais palavras, menos frequentes na língua.
id GEL-1_deb5cec3c36bac4d9b70824d3cff1a6c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/251
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2Aprendizagem Fonológica. Percepção. Produção. Léxico. Modelos Multirrepresentacionais.O papel do léxico na aprendizagem fonológicaO estudo proposto objetivou investigar o papel do léxico e a contribuição dos modelos multirrepresentacionais, a saber, Fonologia de Uso (BYBEE, 2001, 2002, 2010) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001, 2003, 2012), para os processos que envolvem a percepção e a produção do contraste fonológico entre as vogais médias tônicas do português brasileiro /e/ - /e /, /o/ - /o / por falantes nativos do espanhol da América. A análise foi pautada em uma amostra de trinta e dois (32) falantes nativos do espanhol, com idade entre 18 e 59 anos, domiciliados na cidade de Porto Alegre ou na região metropolitana. Os resultados permitem constatar que a aprendizagem fonológica tende a ser influenciada principalmente pela frequência da palavra na língua e, nesse sentido, tende a ser gradual, iniciando pelas palavras mais frequentes e espalhando-se, então, pelas demais palavras, menos frequentes na língua. Revista do Gel2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/251Revista do GEL; v. 11 n. 2 (2014): Revista do GEL ; 145-1691984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/251/286Machry da Silva, SUSIELEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:21:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/251Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:21:23Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
title O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
spellingShingle O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
Machry da Silva, SUSIELE
Aprendizagem Fonológica. Percepção. Produção. Léxico. Modelos Multirrepresentacionais.
O papel do léxico na aprendizagem fonológica
title_short O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
title_full O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
title_fullStr O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
title_full_unstemmed O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
title_sort O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2
author Machry da Silva, SUSIELE
author_facet Machry da Silva, SUSIELE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machry da Silva, SUSIELE
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Fonológica. Percepção. Produção. Léxico. Modelos Multirrepresentacionais.
O papel do léxico na aprendizagem fonológica
topic Aprendizagem Fonológica. Percepção. Produção. Léxico. Modelos Multirrepresentacionais.
O papel do léxico na aprendizagem fonológica
description O estudo proposto objetivou investigar o papel do léxico e a contribuição dos modelos multirrepresentacionais, a saber, Fonologia de Uso (BYBEE, 2001, 2002, 2010) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001, 2003, 2012), para os processos que envolvem a percepção e a produção do contraste fonológico entre as vogais médias tônicas do português brasileiro /e/ - /e /, /o/ - /o / por falantes nativos do espanhol da América. A análise foi pautada em uma amostra de trinta e dois (32) falantes nativos do espanhol, com idade entre 18 e 59 anos, domiciliados na cidade de Porto Alegre ou na região metropolitana. Os resultados permitem constatar que a aprendizagem fonológica tende a ser influenciada principalmente pela frequência da palavra na língua e, nesse sentido, tende a ser gradual, iniciando pelas palavras mais frequentes e espalhando-se, então, pelas demais palavras, menos frequentes na língua.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/251
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/251/286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 11 n. 2 (2014): Revista do GEL ; 145-169
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113965121536