CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Menezes, Vanda Cardozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1068
Resumo: As sucessivas retomadas de um item lexical no texto formam uma cadeia textual/referencial. O estudo da fabricação dessas cadeias pode ser um valioso instrumento para desvelar procedimentos linguístico-discursivos vários em textos noticiosos, como a evolução informacional, a construção de drama/ humor bem como observar a perspectiva pela qual um conteúdo é interpretado pela instância produtora, o jornal. Neste estudo, que se vincula à Linguística textual, desenvolveu-se uma análise qualitativa sobre a progressão referencial de certos itens lexicais referencialmente instáveis presentes no título de notícias do jornal popular carioca Meia Hora, em conformidade com Mondada (2005), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2004), Cavalcante (2011) e Roncarati (2010). Nos procedimentos metodológicos, isolamos as cadeias referenciais das notícias do corpus e estabelecemos as relações entre seus componentes, procurando compreender o processo de estabilização do item-fonte, presente no título. Os resultados demonstram que, no material analisado, o subtítulo é o espaço primeiro para construção de hipóteses afinadas ao conteúdo global do texto. Observou-se, ainda, que a cadeia referencial perfaz uma trajetória do (+) informal e (+) metafórico/instável ao (+) formal e (+) referencial/estável. Além disso, consideramos ser a categoria título, sobretudo na esfera jornalística, uma unidade também referencial dinâmica, recategorizável, instável e em construção no fio do discurso. 
id GEL-1_e07ff51b9318fdf9489277aca251530d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1068
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULARCadeias referenciaisestabilizaçãojornalismo popular.ReferenciaçãoAs sucessivas retomadas de um item lexical no texto formam uma cadeia textual/referencial. O estudo da fabricação dessas cadeias pode ser um valioso instrumento para desvelar procedimentos linguístico-discursivos vários em textos noticiosos, como a evolução informacional, a construção de drama/ humor bem como observar a perspectiva pela qual um conteúdo é interpretado pela instância produtora, o jornal. Neste estudo, que se vincula à Linguística textual, desenvolveu-se uma análise qualitativa sobre a progressão referencial de certos itens lexicais referencialmente instáveis presentes no título de notícias do jornal popular carioca Meia Hora, em conformidade com Mondada (2005), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2004), Cavalcante (2011) e Roncarati (2010). Nos procedimentos metodológicos, isolamos as cadeias referenciais das notícias do corpus e estabelecemos as relações entre seus componentes, procurando compreender o processo de estabilização do item-fonte, presente no título. Os resultados demonstram que, no material analisado, o subtítulo é o espaço primeiro para construção de hipóteses afinadas ao conteúdo global do texto. Observou-se, ainda, que a cadeia referencial perfaz uma trajetória do (+) informal e (+) metafórico/instável ao (+) formal e (+) referencial/estável. Além disso, consideramos ser a categoria título, sobretudo na esfera jornalística, uma unidade também referencial dinâmica, recategorizável, instável e em construção no fio do discurso. Revista do Gel2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/106810.21165/gel.v13i3.1068Revista do GEL; v. 13 n. 3 (2016): Revista do GEL; 241-2591984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1068/1132Costa, Wagner Alexandre dos Santosde Menezes, Vanda Cardozoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:10:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1068Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:10:50Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
title CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
spellingShingle CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Cadeias referenciais
estabilização
jornalismo popular.
Referenciação
title_short CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
title_full CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
title_fullStr CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
title_full_unstemmed CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
title_sort CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR
author Costa, Wagner Alexandre dos Santos
author_facet Costa, Wagner Alexandre dos Santos
de Menezes, Vanda Cardozo
author_role author
author2 de Menezes, Vanda Cardozo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Wagner Alexandre dos Santos
de Menezes, Vanda Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeias referenciais
estabilização
jornalismo popular.
Referenciação
topic Cadeias referenciais
estabilização
jornalismo popular.
Referenciação
description As sucessivas retomadas de um item lexical no texto formam uma cadeia textual/referencial. O estudo da fabricação dessas cadeias pode ser um valioso instrumento para desvelar procedimentos linguístico-discursivos vários em textos noticiosos, como a evolução informacional, a construção de drama/ humor bem como observar a perspectiva pela qual um conteúdo é interpretado pela instância produtora, o jornal. Neste estudo, que se vincula à Linguística textual, desenvolveu-se uma análise qualitativa sobre a progressão referencial de certos itens lexicais referencialmente instáveis presentes no título de notícias do jornal popular carioca Meia Hora, em conformidade com Mondada (2005), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2004), Cavalcante (2011) e Roncarati (2010). Nos procedimentos metodológicos, isolamos as cadeias referenciais das notícias do corpus e estabelecemos as relações entre seus componentes, procurando compreender o processo de estabilização do item-fonte, presente no título. Os resultados demonstram que, no material analisado, o subtítulo é o espaço primeiro para construção de hipóteses afinadas ao conteúdo global do texto. Observou-se, ainda, que a cadeia referencial perfaz uma trajetória do (+) informal e (+) metafórico/instável ao (+) formal e (+) referencial/estável. Além disso, consideramos ser a categoria título, sobretudo na esfera jornalística, uma unidade também referencial dinâmica, recategorizável, instável e em construção no fio do discurso. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1068
10.21165/gel.v13i3.1068
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1068
identifier_str_mv 10.21165/gel.v13i3.1068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1068/1132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 13 n. 3 (2016): Revista do GEL; 241-259
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948114313248768