O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demai, Fernanda Mello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1468
Resumo: Currículo Escolar (em Educação Profissional Técnica) é definido como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento e o desenvolvimento de perfis profissionais e competências que atendam a objetivos de formação profissional, de acordo com as funções e demandas do mundo do trabalho e dos processos gerenciais e produtivos. O objetivo deste trabalho é demonstrar aspectos da terminologização da área de Currículo em Educação Profissional Técnica, bem como algumas relações entre terminologização e neologia. A criação de termos nasce da necessidade de "colocação" do conceito técnico e ou científico em termo, ou seja: a terminologização. Propomos um estudo do engendramento dos conceitos contrários: organização curricular por competências e organização curricular por conteúdos isolados, na reconfiguração da política curricular de Educação Profissional Técnica de Nível Médio que se deu a partir do paradigma dos anos 2000 no Brasil. Apresentamos também uma análise dos processos de terminologização que caracterizam alguns dos termos neológicos mais representativos da área, a exemplo de: currículo por competências; competências profissionais; bases tecnológicas. O corpus é constituído por textos legais e por textos institucionais brasileiros. Partimos de algumas abordagens teórico-metodológicas da Teoria Comunicativa da Terminologia, da Teoria Sociocognitiva da Terminologia, da Semântica Cognitiva e da Semântica Lexical.
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