O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1468 |
Resumo: | Currículo Escolar (em Educação Profissional Técnica) é definido como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento e o desenvolvimento de perfis profissionais e competências que atendam a objetivos de formação profissional, de acordo com as funções e demandas do mundo do trabalho e dos processos gerenciais e produtivos. O objetivo deste trabalho é demonstrar aspectos da terminologização da área de Currículo em Educação Profissional Técnica, bem como algumas relações entre terminologização e neologia. A criação de termos nasce da necessidade de "colocação" do conceito técnico e ou científico em termo, ou seja: a terminologização. Propomos um estudo do engendramento dos conceitos contrários: organização curricular por competências e organização curricular por conteúdos isolados, na reconfiguração da política curricular de Educação Profissional Técnica de Nível Médio que se deu a partir do paradigma dos anos 2000 no Brasil. Apresentamos também uma análise dos processos de terminologização que caracterizam alguns dos termos neológicos mais representativos da área, a exemplo de: currículo por competências; competências profissionais; bases tecnológicas. O corpus é constituído por textos legais e por textos institucionais brasileiros. Partimos de algumas abordagens teórico-metodológicas da Teoria Comunicativa da Terminologia, da Teoria Sociocognitiva da Terminologia, da Semântica Cognitiva e da Semântica Lexical. |
id |
GEL-1_f2a1b246410c06d090918306f2571158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1468 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRATerminologia. Neologia. Terminologização. Análise Conceitual. Descrição Terminológica. Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica.Terminologia da área de Currículo EscolarCurrículo Escolar (em Educação Profissional Técnica) é definido como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento e o desenvolvimento de perfis profissionais e competências que atendam a objetivos de formação profissional, de acordo com as funções e demandas do mundo do trabalho e dos processos gerenciais e produtivos. O objetivo deste trabalho é demonstrar aspectos da terminologização da área de Currículo em Educação Profissional Técnica, bem como algumas relações entre terminologização e neologia. A criação de termos nasce da necessidade de "colocação" do conceito técnico e ou científico em termo, ou seja: a terminologização. Propomos um estudo do engendramento dos conceitos contrários: organização curricular por competências e organização curricular por conteúdos isolados, na reconfiguração da política curricular de Educação Profissional Técnica de Nível Médio que se deu a partir do paradigma dos anos 2000 no Brasil. Apresentamos também uma análise dos processos de terminologização que caracterizam alguns dos termos neológicos mais representativos da área, a exemplo de: currículo por competências; competências profissionais; bases tecnológicas. O corpus é constituído por textos legais e por textos institucionais brasileiros. Partimos de algumas abordagens teórico-metodológicas da Teoria Comunicativa da Terminologia, da Teoria Sociocognitiva da Terminologia, da Semântica Cognitiva e da Semântica Lexical.Revista do Gel2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/146810.21165/gel.v14i1.1468Revista do GEL; v. 14 n. 1 (2017): Revista do GEL; 104-1321984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1468/1167Demai, Fernanda Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-28T00:05:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1468Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2017-04-28T00:05:41Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA |
title |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA |
spellingShingle |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA Demai, Fernanda Mello Terminologia. Neologia. Terminologização. Análise Conceitual. Descrição Terminológica. Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica. Terminologia da área de Currículo Escolar |
title_short |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA |
title_full |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA |
title_fullStr |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA |
title_sort |
O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA |
author |
Demai, Fernanda Mello |
author_facet |
Demai, Fernanda Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demai, Fernanda Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terminologia. Neologia. Terminologização. Análise Conceitual. Descrição Terminológica. Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica. Terminologia da área de Currículo Escolar |
topic |
Terminologia. Neologia. Terminologização. Análise Conceitual. Descrição Terminológica. Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica. Terminologia da área de Currículo Escolar |
description |
Currículo Escolar (em Educação Profissional Técnica) é definido como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento e o desenvolvimento de perfis profissionais e competências que atendam a objetivos de formação profissional, de acordo com as funções e demandas do mundo do trabalho e dos processos gerenciais e produtivos. O objetivo deste trabalho é demonstrar aspectos da terminologização da área de Currículo em Educação Profissional Técnica, bem como algumas relações entre terminologização e neologia. A criação de termos nasce da necessidade de "colocação" do conceito técnico e ou científico em termo, ou seja: a terminologização. Propomos um estudo do engendramento dos conceitos contrários: organização curricular por competências e organização curricular por conteúdos isolados, na reconfiguração da política curricular de Educação Profissional Técnica de Nível Médio que se deu a partir do paradigma dos anos 2000 no Brasil. Apresentamos também uma análise dos processos de terminologização que caracterizam alguns dos termos neológicos mais representativos da área, a exemplo de: currículo por competências; competências profissionais; bases tecnológicas. O corpus é constituído por textos legais e por textos institucionais brasileiros. Partimos de algumas abordagens teórico-metodológicas da Teoria Comunicativa da Terminologia, da Teoria Sociocognitiva da Terminologia, da Semântica Cognitiva e da Semântica Lexical. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1468 10.21165/gel.v14i1.1468 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1468 |
identifier_str_mv |
10.21165/gel.v14i1.1468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1468/1167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 14 n. 1 (2017): Revista do GEL; 104-132 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948114345754624 |