Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450 |
Resumo: | Este relato de experiência docente pretende contribuir com a reflexão sobre ferramentas pedagógicas que possibilitam a ampliação do conhecimento sociológico sobre gênero debatido na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Apresentando uma perspectiva decolonial ao conceito de gênero, o relato compartilha o processo de realização de projetos desenvolvidos no IFRJ campus São Gonçalo que engajaram estudantes na produção de podcasts e conteúdo digital em redes sociais e provocaram reflexões sobre papéis sociais fixados, localizando-os em suas origens culturais e históricas e oferecendo-lhes outros significados de corpo, gênero e cosmopercepções de mundo por meio de epistemologias feministas, antirracistas e decoloniais. Palavras-chaves: Gênero. Feminismo. Decolonial. Ensino de Sociologia. Podcast. Abstract This teaching experience report aims to contribute to reflection on pedagogical tools that enable the expansion of sociological knowledge about gender discussed in the Sociology discipline in high school. Presenting a decolonial perspective on the concept of gender, the report shares the process of projects developed at the IFRJ campus São Gonçalo that engaged students in the production of podcasts and digital content on social networks and provoked reflections on fixed social roles, locating them in their cultural and historical origins and offering them other meanings of body, gender and cosmoperceptions of the world through feminist epistemologies , anti-racist and decolonial. Keywords: Gender. Feminism. Decolonial. Teaching Sociology. Podcast. |
id |
GPCS-1_0b86daeb67096de53a0be72ea94ac50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1450 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médioGênero. Racismo. Feminismo. Decolonial.Este relato de experiência docente pretende contribuir com a reflexão sobre ferramentas pedagógicas que possibilitam a ampliação do conhecimento sociológico sobre gênero debatido na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Apresentando uma perspectiva decolonial ao conceito de gênero, o relato compartilha o processo de realização de projetos desenvolvidos no IFRJ campus São Gonçalo que engajaram estudantes na produção de podcasts e conteúdo digital em redes sociais e provocaram reflexões sobre papéis sociais fixados, localizando-os em suas origens culturais e históricas e oferecendo-lhes outros significados de corpo, gênero e cosmopercepções de mundo por meio de epistemologias feministas, antirracistas e decoloniais. Palavras-chaves: Gênero. Feminismo. Decolonial. Ensino de Sociologia. Podcast. Abstract This teaching experience report aims to contribute to reflection on pedagogical tools that enable the expansion of sociological knowledge about gender discussed in the Sociology discipline in high school. Presenting a decolonial perspective on the concept of gender, the report shares the process of projects developed at the IFRJ campus São Gonçalo that engaged students in the production of podcasts and digital content on social networks and provoked reflections on fixed social roles, locating them in their cultural and historical origins and offering them other meanings of body, gender and cosmoperceptions of the world through feminist epistemologies , anti-racist and decolonial. Keywords: Gender. Feminism. Decolonial. Teaching Sociology. Podcast.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 16-252317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450/580Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello Souto Maior, Silvia2024-03-05T15:00:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1450Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-05T15:00:02Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio |
title |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio Mello Souto Maior, Silvia Gênero. Racismo. Feminismo. Decolonial. |
title_short |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio |
title_full |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio |
title_sort |
Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio |
author |
Mello Souto Maior, Silvia |
author_facet |
Mello Souto Maior, Silvia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello Souto Maior, Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero. Racismo. Feminismo. Decolonial. |
topic |
Gênero. Racismo. Feminismo. Decolonial. |
description |
Este relato de experiência docente pretende contribuir com a reflexão sobre ferramentas pedagógicas que possibilitam a ampliação do conhecimento sociológico sobre gênero debatido na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Apresentando uma perspectiva decolonial ao conceito de gênero, o relato compartilha o processo de realização de projetos desenvolvidos no IFRJ campus São Gonçalo que engajaram estudantes na produção de podcasts e conteúdo digital em redes sociais e provocaram reflexões sobre papéis sociais fixados, localizando-os em suas origens culturais e históricas e oferecendo-lhes outros significados de corpo, gênero e cosmopercepções de mundo por meio de epistemologias feministas, antirracistas e decoloniais. Palavras-chaves: Gênero. Feminismo. Decolonial. Ensino de Sociologia. Podcast. Abstract This teaching experience report aims to contribute to reflection on pedagogical tools that enable the expansion of sociological knowledge about gender discussed in the Sociology discipline in high school. Presenting a decolonial perspective on the concept of gender, the report shares the process of projects developed at the IFRJ campus São Gonçalo that engaged students in the production of podcasts and digital content on social networks and provoked reflections on fixed social roles, locating them in their cultural and historical origins and offering them other meanings of body, gender and cosmoperceptions of the world through feminist epistemologies , anti-racist and decolonial. Keywords: Gender. Feminism. Decolonial. Teaching Sociology. Podcast. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450/580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 16-25 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645843431424 |