Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Souto Maior, Silvia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450
Resumo: Este relato de experiência docente pretende contribuir com a reflexão sobre ferramentas pedagógicas que possibilitam a ampliação do conhecimento sociológico sobre gênero debatido na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Apresentando uma perspectiva decolonial ao conceito de gênero, o relato compartilha o processo de realização de projetos desenvolvidos no IFRJ campus São Gonçalo que engajaram estudantes na produção de podcasts e conteúdo digital em redes sociais e provocaram reflexões sobre papéis sociais fixados, localizando-os em suas origens culturais e históricas e oferecendo-lhes outros significados de corpo, gênero e cosmopercepções de mundo por meio de epistemologias feministas, antirracistas e decoloniais. Palavras-chaves: Gênero. Feminismo. Decolonial. Ensino de Sociologia. Podcast.   Abstract This teaching experience report aims to contribute to reflection on pedagogical tools that enable the expansion of sociological knowledge about gender discussed in the Sociology discipline in high school. Presenting a decolonial perspective on the concept of gender, the report shares the process of projects developed at the IFRJ campus São Gonçalo that engaged students in the production of podcasts and digital content on social networks and provoked reflections on fixed social roles, locating them in their cultural and historical origins and offering them other meanings of body, gender and cosmoperceptions of the world through feminist epistemologies , anti-racist and decolonial. Keywords: Gender. Feminism. Decolonial. Teaching Sociology. Podcast.
id GPCS-1_0b86daeb67096de53a0be72ea94ac50b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1450
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médioGênero. Racismo. Feminismo. Decolonial.Este relato de experiência docente pretende contribuir com a reflexão sobre ferramentas pedagógicas que possibilitam a ampliação do conhecimento sociológico sobre gênero debatido na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Apresentando uma perspectiva decolonial ao conceito de gênero, o relato compartilha o processo de realização de projetos desenvolvidos no IFRJ campus São Gonçalo que engajaram estudantes na produção de podcasts e conteúdo digital em redes sociais e provocaram reflexões sobre papéis sociais fixados, localizando-os em suas origens culturais e históricas e oferecendo-lhes outros significados de corpo, gênero e cosmopercepções de mundo por meio de epistemologias feministas, antirracistas e decoloniais. Palavras-chaves: Gênero. Feminismo. Decolonial. Ensino de Sociologia. Podcast.   Abstract This teaching experience report aims to contribute to reflection on pedagogical tools that enable the expansion of sociological knowledge about gender discussed in the Sociology discipline in high school. Presenting a decolonial perspective on the concept of gender, the report shares the process of projects developed at the IFRJ campus São Gonçalo that engaged students in the production of podcasts and digital content on social networks and provoked reflections on fixed social roles, locating them in their cultural and historical origins and offering them other meanings of body, gender and cosmoperceptions of the world through feminist epistemologies , anti-racist and decolonial. Keywords: Gender. Feminism. Decolonial. Teaching Sociology. Podcast.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 16-252317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450/580Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello Souto Maior, Silvia2024-03-05T15:00:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1450Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-05T15:00:02Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
title Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
spellingShingle Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
Mello Souto Maior, Silvia
Gênero. Racismo. Feminismo. Decolonial.
title_short Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
title_full Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
title_fullStr Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
title_sort Os desafios das abordagens sobre a construção do gênero na aula de Sociologia e as suas implicações sociais para estudantes do ensino médio
author Mello Souto Maior, Silvia
author_facet Mello Souto Maior, Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello Souto Maior, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Racismo. Feminismo. Decolonial.
topic Gênero. Racismo. Feminismo. Decolonial.
description Este relato de experiência docente pretende contribuir com a reflexão sobre ferramentas pedagógicas que possibilitam a ampliação do conhecimento sociológico sobre gênero debatido na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Apresentando uma perspectiva decolonial ao conceito de gênero, o relato compartilha o processo de realização de projetos desenvolvidos no IFRJ campus São Gonçalo que engajaram estudantes na produção de podcasts e conteúdo digital em redes sociais e provocaram reflexões sobre papéis sociais fixados, localizando-os em suas origens culturais e históricas e oferecendo-lhes outros significados de corpo, gênero e cosmopercepções de mundo por meio de epistemologias feministas, antirracistas e decoloniais. Palavras-chaves: Gênero. Feminismo. Decolonial. Ensino de Sociologia. Podcast.   Abstract This teaching experience report aims to contribute to reflection on pedagogical tools that enable the expansion of sociological knowledge about gender discussed in the Sociology discipline in high school. Presenting a decolonial perspective on the concept of gender, the report shares the process of projects developed at the IFRJ campus São Gonçalo that engaged students in the production of podcasts and digital content on social networks and provoked reflections on fixed social roles, locating them in their cultural and historical origins and offering them other meanings of body, gender and cosmoperceptions of the world through feminist epistemologies , anti-racist and decolonial. Keywords: Gender. Feminism. Decolonial. Teaching Sociology. Podcast.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1450/580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 13 (2024): Vol.13, 2024 - Dossiê Raça, gênero e ensino de Ciências Sociais/Sociologia + fluxo contínuo; 16-25
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645843431424