MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Amanda André de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Alana Rafaelle, Melo, Ivan Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica da Universidade Estácio de Sá e aborda a de forma crítica a relação da instituição escolar com o conceito de Capital Cultural. A proposta desenvolvida ainda problematiza a ideia de meritocracia e aponta para a transmissão/reprodução da herança cultural como fator preponderante para o desempenho escolar de alunos e alunas. Para tal foi realizada uma investigação empírica em três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, onde através de uma metodologia qualitativa foi possível explorar sob a perspectiva de estudantes, docentes e gestores como esta relação envolvendo o capital cultural e desempenho destes alunos e alunas se constroem no cotidiano escolar.PALAVRAS-CHAVE: Meritocracia, Herança cultural, Desigualdade escolar, Capital cultural e Desigualdade social.MERITOCRACY AND CULTURAL HERITAGE:an approach to public education in Rio de JaneiroABSTRACTThis article is the result of a scientific initiation research from Estácio de Sá University and critically the relation of the school institution to the concept of Cultural Capital. The proposal developed still problematizes the idea of meritocracy and points to the transmission / reproduction of cultural heritage as a preponderant factor for the school performance of students. For that, an empirical investigation was carried out in three schools of the municipal system of Rio de Janeiro, where through a qualitative methodology were possible to explore from the perspective of students and teachers and managers as this relation involving the cultural capital and performance of these students are built in school daily.KEYWORDS: Meritocracy, Cultural heritage, School inequality, cultural capital and social inequality.
id GPCS-1_1e065bd471f26ea599de87e42307bab3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/769
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de JaneiroMeritocraciaHerança culturalDesigualdade escolarEste artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica da Universidade Estácio de Sá e aborda a de forma crítica a relação da instituição escolar com o conceito de Capital Cultural. A proposta desenvolvida ainda problematiza a ideia de meritocracia e aponta para a transmissão/reprodução da herança cultural como fator preponderante para o desempenho escolar de alunos e alunas. Para tal foi realizada uma investigação empírica em três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, onde através de uma metodologia qualitativa foi possível explorar sob a perspectiva de estudantes, docentes e gestores como esta relação envolvendo o capital cultural e desempenho destes alunos e alunas se constroem no cotidiano escolar.PALAVRAS-CHAVE: Meritocracia, Herança cultural, Desigualdade escolar, Capital cultural e Desigualdade social.MERITOCRACY AND CULTURAL HERITAGE:an approach to public education in Rio de JaneiroABSTRACTThis article is the result of a scientific initiation research from Estácio de Sá University and critically the relation of the school institution to the concept of Cultural Capital. The proposal developed still problematizes the idea of meritocracy and points to the transmission / reproduction of cultural heritage as a preponderant factor for the school performance of students. For that, an empirical investigation was carried out in three schools of the municipal system of Rio de Janeiro, where through a qualitative methodology were possible to explore from the perspective of students and teachers and managers as this relation involving the cultural capital and performance of these students are built in school daily.KEYWORDS: Meritocracy, Cultural heritage, School inequality, cultural capital and social inequality.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 124-1462317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Amanda André dePereira, Alana RafaelleMelo, Ivan Luis2021-03-31T15:39:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/769Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-03-31T15:39:24Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
title MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
spellingShingle MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
Mendonça, Amanda André de
Meritocracia
Herança cultural
Desigualdade escolar
title_short MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
title_full MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
title_fullStr MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
title_sort MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
author Mendonça, Amanda André de
author_facet Mendonça, Amanda André de
Pereira, Alana Rafaelle
Melo, Ivan Luis
author_role author
author2 Pereira, Alana Rafaelle
Melo, Ivan Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Amanda André de
Pereira, Alana Rafaelle
Melo, Ivan Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Meritocracia
Herança cultural
Desigualdade escolar
topic Meritocracia
Herança cultural
Desigualdade escolar
description Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica da Universidade Estácio de Sá e aborda a de forma crítica a relação da instituição escolar com o conceito de Capital Cultural. A proposta desenvolvida ainda problematiza a ideia de meritocracia e aponta para a transmissão/reprodução da herança cultural como fator preponderante para o desempenho escolar de alunos e alunas. Para tal foi realizada uma investigação empírica em três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, onde através de uma metodologia qualitativa foi possível explorar sob a perspectiva de estudantes, docentes e gestores como esta relação envolvendo o capital cultural e desempenho destes alunos e alunas se constroem no cotidiano escolar.PALAVRAS-CHAVE: Meritocracia, Herança cultural, Desigualdade escolar, Capital cultural e Desigualdade social.MERITOCRACY AND CULTURAL HERITAGE:an approach to public education in Rio de JaneiroABSTRACTThis article is the result of a scientific initiation research from Estácio de Sá University and critically the relation of the school institution to the concept of Cultural Capital. The proposal developed still problematizes the idea of meritocracy and points to the transmission / reproduction of cultural heritage as a preponderant factor for the school performance of students. For that, an empirical investigation was carried out in three schools of the municipal system of Rio de Janeiro, where through a qualitative methodology were possible to explore from the perspective of students and teachers and managers as this relation involving the cultural capital and performance of these students are built in school daily.KEYWORDS: Meritocracy, Cultural heritage, School inequality, cultural capital and social inequality.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 124-146
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645353746432