MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica da Universidade Estácio de Sá e aborda a de forma crítica a relação da instituição escolar com o conceito de Capital Cultural. A proposta desenvolvida ainda problematiza a ideia de meritocracia e aponta para a transmissão/reprodução da herança cultural como fator preponderante para o desempenho escolar de alunos e alunas. Para tal foi realizada uma investigação empírica em três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, onde através de uma metodologia qualitativa foi possível explorar sob a perspectiva de estudantes, docentes e gestores como esta relação envolvendo o capital cultural e desempenho destes alunos e alunas se constroem no cotidiano escolar.PALAVRAS-CHAVE: Meritocracia, Herança cultural, Desigualdade escolar, Capital cultural e Desigualdade social.MERITOCRACY AND CULTURAL HERITAGE:an approach to public education in Rio de JaneiroABSTRACTThis article is the result of a scientific initiation research from Estácio de Sá University and critically the relation of the school institution to the concept of Cultural Capital. The proposal developed still problematizes the idea of meritocracy and points to the transmission / reproduction of cultural heritage as a preponderant factor for the school performance of students. For that, an empirical investigation was carried out in three schools of the municipal system of Rio de Janeiro, where through a qualitative methodology were possible to explore from the perspective of students and teachers and managers as this relation involving the cultural capital and performance of these students are built in school daily.KEYWORDS: Meritocracy, Cultural heritage, School inequality, cultural capital and social inequality. |
id |
GPCS-1_1e065bd471f26ea599de87e42307bab3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/769 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de JaneiroMeritocraciaHerança culturalDesigualdade escolarEste artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica da Universidade Estácio de Sá e aborda a de forma crítica a relação da instituição escolar com o conceito de Capital Cultural. A proposta desenvolvida ainda problematiza a ideia de meritocracia e aponta para a transmissão/reprodução da herança cultural como fator preponderante para o desempenho escolar de alunos e alunas. Para tal foi realizada uma investigação empírica em três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, onde através de uma metodologia qualitativa foi possível explorar sob a perspectiva de estudantes, docentes e gestores como esta relação envolvendo o capital cultural e desempenho destes alunos e alunas se constroem no cotidiano escolar.PALAVRAS-CHAVE: Meritocracia, Herança cultural, Desigualdade escolar, Capital cultural e Desigualdade social.MERITOCRACY AND CULTURAL HERITAGE:an approach to public education in Rio de JaneiroABSTRACTThis article is the result of a scientific initiation research from Estácio de Sá University and critically the relation of the school institution to the concept of Cultural Capital. The proposal developed still problematizes the idea of meritocracy and points to the transmission / reproduction of cultural heritage as a preponderant factor for the school performance of students. For that, an empirical investigation was carried out in three schools of the municipal system of Rio de Janeiro, where through a qualitative methodology were possible to explore from the perspective of students and teachers and managers as this relation involving the cultural capital and performance of these students are built in school daily.KEYWORDS: Meritocracy, Cultural heritage, School inequality, cultural capital and social inequality.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 124-1462317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Amanda André dePereira, Alana RafaelleMelo, Ivan Luis2021-03-31T15:39:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/769Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-03-31T15:39:24Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro |
title |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro Mendonça, Amanda André de Meritocracia Herança cultural Desigualdade escolar |
title_short |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro |
title_full |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro |
title_sort |
MERITOCRACIA E HERANÇA CULTURAL: uma abordagem sobre a educação pública do Rio de Janeiro |
author |
Mendonça, Amanda André de |
author_facet |
Mendonça, Amanda André de Pereira, Alana Rafaelle Melo, Ivan Luis |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Alana Rafaelle Melo, Ivan Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Amanda André de Pereira, Alana Rafaelle Melo, Ivan Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meritocracia Herança cultural Desigualdade escolar |
topic |
Meritocracia Herança cultural Desigualdade escolar |
description |
Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica da Universidade Estácio de Sá e aborda a de forma crítica a relação da instituição escolar com o conceito de Capital Cultural. A proposta desenvolvida ainda problematiza a ideia de meritocracia e aponta para a transmissão/reprodução da herança cultural como fator preponderante para o desempenho escolar de alunos e alunas. Para tal foi realizada uma investigação empírica em três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, onde através de uma metodologia qualitativa foi possível explorar sob a perspectiva de estudantes, docentes e gestores como esta relação envolvendo o capital cultural e desempenho destes alunos e alunas se constroem no cotidiano escolar.PALAVRAS-CHAVE: Meritocracia, Herança cultural, Desigualdade escolar, Capital cultural e Desigualdade social.MERITOCRACY AND CULTURAL HERITAGE:an approach to public education in Rio de JaneiroABSTRACTThis article is the result of a scientific initiation research from Estácio de Sá University and critically the relation of the school institution to the concept of Cultural Capital. The proposal developed still problematizes the idea of meritocracy and points to the transmission / reproduction of cultural heritage as a preponderant factor for the school performance of students. For that, an empirical investigation was carried out in three schools of the municipal system of Rio de Janeiro, where through a qualitative methodology were possible to explore from the perspective of students and teachers and managers as this relation involving the cultural capital and performance of these students are built in school daily.KEYWORDS: Meritocracy, Cultural heritage, School inequality, cultural capital and social inequality. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/769/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 124-146 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645353746432 |