“Borgen”: a série que é uma aula de política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazareth, Eduardo Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1327
Resumo: O presente texto trata de uma série de TV produzida na Dinamarca que recentemente voltou a ter destaque: “Borgen”. A série conta a história de Birgitte Nyborg, de sua ascensão como líder do partido mais votado nas eleições parlamentares da Dinamarca ao cargo de primeira ministra do país; acompanha sua rotina, trata do jogo político partidário no decorrer de seu mandato, do papel da imprensa na democracia, das suas dificuldades na vida pessoal ao ocupar essa posição de tamanho poder e responsabilidade, entre outros assuntos. Borgen levanta questões acerca da política nos tempos modernos, das virtudes e limitações da democracia representativa. Propõe-se aqui um trajeto teórico útil no sentido de sustentar o trabalho de construção de uma visão acerca de aspectos mais complexos da vida social e política contemporânea. A ideia do presente artigo é apontar em que sentido podemos usar a compreensão da trama da série como pretexto para ampliar discussões sociológicas e políticas clássicas voltadas aos tempos atuais, a partir das semelhanças e dos contrastes em relação ao Brasil que a série suscita. Nesse intento, nós nos utilizamos de autores como Max Weber e Norbert Elias, levantando aspectos da relação entre Estado, democracia e civilização.
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