Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica da produção sobre o uso de podcasts como ferramenta didática, principalmente na área das Ciências Sociais e da Antropologia. Durante esse período (2019-2022), foram encontradas 16 publicações e notamos o aumento do uso dessa mídia no geral. Na educação, não foi diferente, os podcasts já eram usados anteriormente como ferramenta didática, mas com a pandemia de COVID-19 e o incremento do ensino remoto, eles passaram a ter um protagonismo ainda maior na educação. Esse artigo propõe apresentar e analisar esta produção bibliográfica recente e apontar as vantagens e barreiras encontradas no uso de podcasts dentro de sala de aula discutidas. Por fim, o artigo também deixa sugestões para consolidar a área de pesquisa de podcasts como ferramenta de ensino. |
id |
GPCS-1_2c9ca781ebef65bddde1c2afa7346708 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1361 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022)EducaçãoAntropologiaPodcastsDivulgação científicaEsse artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica da produção sobre o uso de podcasts como ferramenta didática, principalmente na área das Ciências Sociais e da Antropologia. Durante esse período (2019-2022), foram encontradas 16 publicações e notamos o aumento do uso dessa mídia no geral. Na educação, não foi diferente, os podcasts já eram usados anteriormente como ferramenta didática, mas com a pandemia de COVID-19 e o incremento do ensino remoto, eles passaram a ter um protagonismo ainda maior na educação. Esse artigo propõe apresentar e analisar esta produção bibliográfica recente e apontar as vantagens e barreiras encontradas no uso de podcasts dentro de sala de aula discutidas. Por fim, o artigo também deixa sugestões para consolidar a área de pesquisa de podcasts como ferramenta de ensino.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 20222317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361/560Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFleischer, SorayaNoronha, Ana Luiza 2022-12-27T11:52:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1361Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2022-12-27T11:52:27Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) |
title |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) |
spellingShingle |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) Fleischer, Soraya Educação Antropologia Podcasts Divulgação científica |
title_short |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) |
title_full |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) |
title_fullStr |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) |
title_full_unstemmed |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) |
title_sort |
Podcast, Educação e Antropologia:: uma revisão bibliográfica (2019-2022) |
author |
Fleischer, Soraya |
author_facet |
Fleischer, Soraya Noronha, Ana Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Noronha, Ana Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleischer, Soraya Noronha, Ana Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Antropologia Podcasts Divulgação científica |
topic |
Educação Antropologia Podcasts Divulgação científica |
description |
Esse artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica da produção sobre o uso de podcasts como ferramenta didática, principalmente na área das Ciências Sociais e da Antropologia. Durante esse período (2019-2022), foram encontradas 16 publicações e notamos o aumento do uso dessa mídia no geral. Na educação, não foi diferente, os podcasts já eram usados anteriormente como ferramenta didática, mas com a pandemia de COVID-19 e o incremento do ensino remoto, eles passaram a ter um protagonismo ainda maior na educação. Esse artigo propõe apresentar e analisar esta produção bibliográfica recente e apontar as vantagens e barreiras encontradas no uso de podcasts dentro de sala de aula discutidas. Por fim, o artigo também deixa sugestões para consolidar a área de pesquisa de podcasts como ferramenta de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1361/560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 2022 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645818265600 |