O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Tavares, Caio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos Lages, Anabelle, Oliveira Gomes , Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349
Resumo: O presente trabalho possui a proposta de analisar dois livros didáticos de Sociologia aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018)[1], à luz do feminismo negro decolonial. A perspectiva, nesse sentido, é observar como o tema feminismo negro é apresentado nos livros do PNLD 2018: “Sociologia para Jovens do Século XXI e “Sociologia em Movimento”. As referidas obras foram escolhidas tendo como princípio o fato de disporem de capítulos específicos sobre a questão de gênero e mais especificamente sobre o feminismo. Para isso, um estudo sobre os sentidos do feminismo negro decolonial foi realizado, tendo como parâmetro algumas autoras que estudaram a fundo a temática como a Françoise Vergés, Lélia Gonzalez, Davis, María Lugones e Djamila Ribeiro, além de outras referências. No que se referem aos estudos sobre os manuais didáticos e sua representação social, os autores Maia, Engerroff, Meucci, Melo e Bodart embasaram o estudo. A metodologia utilizada é uma análise  crítica. Observou-se que embora a temática sobre o “feminismo negro decolonial” esteja presente nas duas obras estudadas, constatou-se que o livro “Sociologia para jovens do século XXI”, apesar de apresentar dois capítulos sobre as questões de gênero, a temática sobre o feminismo negro é evidenciada, mas não contextualizada  com o restante do conteúdo. Já o livro “Sociologia em Movimento” apresenta o feminismo negro numa perspectiva decolonial e de forma mais contextualizada, mostrando, inclusive, a interseccionalidade como um conceito importante para esses estudos.    
id GPCS-1_4260b306d4fa216f6809686e877c2c50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1349
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia.O presente trabalho possui a proposta de analisar dois livros didáticos de Sociologia aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018)[1], à luz do feminismo negro decolonial. A perspectiva, nesse sentido, é observar como o tema feminismo negro é apresentado nos livros do PNLD 2018: “Sociologia para Jovens do Século XXI e “Sociologia em Movimento”. As referidas obras foram escolhidas tendo como princípio o fato de disporem de capítulos específicos sobre a questão de gênero e mais especificamente sobre o feminismo. Para isso, um estudo sobre os sentidos do feminismo negro decolonial foi realizado, tendo como parâmetro algumas autoras que estudaram a fundo a temática como a Françoise Vergés, Lélia Gonzalez, Davis, María Lugones e Djamila Ribeiro, além de outras referências. No que se referem aos estudos sobre os manuais didáticos e sua representação social, os autores Maia, Engerroff, Meucci, Melo e Bodart embasaram o estudo. A metodologia utilizada é uma análise  crítica. Observou-se que embora a temática sobre o “feminismo negro decolonial” esteja presente nas duas obras estudadas, constatou-se que o livro “Sociologia para jovens do século XXI”, apesar de apresentar dois capítulos sobre as questões de gênero, a temática sobre o feminismo negro é evidenciada, mas não contextualizada  com o restante do conteúdo. Já o livro “Sociologia em Movimento” apresenta o feminismo negro numa perspectiva decolonial e de forma mais contextualizada, mostrando, inclusive, a interseccionalidade como um conceito importante para esses estudos.    Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Parestextoapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 20222317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349/557Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Tavares, CaioSantos Lages, Anabelle Oliveira Gomes , Fabiana 2022-12-27T11:52:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1349Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2022-12-27T11:52:27Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
title O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
spellingShingle O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
dos Santos Tavares, Caio
Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia.
title_short O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
title_full O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
title_fullStr O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
title_full_unstemmed O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
title_sort O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
author dos Santos Tavares, Caio
author_facet dos Santos Tavares, Caio
Santos Lages, Anabelle
Oliveira Gomes , Fabiana
author_role author
author2 Santos Lages, Anabelle
Oliveira Gomes , Fabiana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Tavares, Caio
Santos Lages, Anabelle
Oliveira Gomes , Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia.
topic Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia.
description O presente trabalho possui a proposta de analisar dois livros didáticos de Sociologia aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018)[1], à luz do feminismo negro decolonial. A perspectiva, nesse sentido, é observar como o tema feminismo negro é apresentado nos livros do PNLD 2018: “Sociologia para Jovens do Século XXI e “Sociologia em Movimento”. As referidas obras foram escolhidas tendo como princípio o fato de disporem de capítulos específicos sobre a questão de gênero e mais especificamente sobre o feminismo. Para isso, um estudo sobre os sentidos do feminismo negro decolonial foi realizado, tendo como parâmetro algumas autoras que estudaram a fundo a temática como a Françoise Vergés, Lélia Gonzalez, Davis, María Lugones e Djamila Ribeiro, além de outras referências. No que se referem aos estudos sobre os manuais didáticos e sua representação social, os autores Maia, Engerroff, Meucci, Melo e Bodart embasaram o estudo. A metodologia utilizada é uma análise  crítica. Observou-se que embora a temática sobre o “feminismo negro decolonial” esteja presente nas duas obras estudadas, constatou-se que o livro “Sociologia para jovens do século XXI”, apesar de apresentar dois capítulos sobre as questões de gênero, a temática sobre o feminismo negro é evidenciada, mas não contextualizada  com o restante do conteúdo. Já o livro “Sociologia em Movimento” apresenta o feminismo negro numa perspectiva decolonial e de forma mais contextualizada, mostrando, inclusive, a interseccionalidade como um conceito importante para esses estudos.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349/557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 2022
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645810925568