O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349 |
Resumo: | O presente trabalho possui a proposta de analisar dois livros didáticos de Sociologia aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018)[1], à luz do feminismo negro decolonial. A perspectiva, nesse sentido, é observar como o tema feminismo negro é apresentado nos livros do PNLD 2018: “Sociologia para Jovens do Século XXI e “Sociologia em Movimento”. As referidas obras foram escolhidas tendo como princípio o fato de disporem de capítulos específicos sobre a questão de gênero e mais especificamente sobre o feminismo. Para isso, um estudo sobre os sentidos do feminismo negro decolonial foi realizado, tendo como parâmetro algumas autoras que estudaram a fundo a temática como a Françoise Vergés, Lélia Gonzalez, Davis, María Lugones e Djamila Ribeiro, além de outras referências. No que se referem aos estudos sobre os manuais didáticos e sua representação social, os autores Maia, Engerroff, Meucci, Melo e Bodart embasaram o estudo. A metodologia utilizada é uma análise crítica. Observou-se que embora a temática sobre o “feminismo negro decolonial” esteja presente nas duas obras estudadas, constatou-se que o livro “Sociologia para jovens do século XXI”, apesar de apresentar dois capítulos sobre as questões de gênero, a temática sobre o feminismo negro é evidenciada, mas não contextualizada com o restante do conteúdo. Já o livro “Sociologia em Movimento” apresenta o feminismo negro numa perspectiva decolonial e de forma mais contextualizada, mostrando, inclusive, a interseccionalidade como um conceito importante para esses estudos. |
id |
GPCS-1_4260b306d4fa216f6809686e877c2c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1349 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018)Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia.O presente trabalho possui a proposta de analisar dois livros didáticos de Sociologia aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018)[1], à luz do feminismo negro decolonial. A perspectiva, nesse sentido, é observar como o tema feminismo negro é apresentado nos livros do PNLD 2018: “Sociologia para Jovens do Século XXI e “Sociologia em Movimento”. As referidas obras foram escolhidas tendo como princípio o fato de disporem de capítulos específicos sobre a questão de gênero e mais especificamente sobre o feminismo. Para isso, um estudo sobre os sentidos do feminismo negro decolonial foi realizado, tendo como parâmetro algumas autoras que estudaram a fundo a temática como a Françoise Vergés, Lélia Gonzalez, Davis, María Lugones e Djamila Ribeiro, além de outras referências. No que se referem aos estudos sobre os manuais didáticos e sua representação social, os autores Maia, Engerroff, Meucci, Melo e Bodart embasaram o estudo. A metodologia utilizada é uma análise crítica. Observou-se que embora a temática sobre o “feminismo negro decolonial” esteja presente nas duas obras estudadas, constatou-se que o livro “Sociologia para jovens do século XXI”, apesar de apresentar dois capítulos sobre as questões de gênero, a temática sobre o feminismo negro é evidenciada, mas não contextualizada com o restante do conteúdo. Já o livro “Sociologia em Movimento” apresenta o feminismo negro numa perspectiva decolonial e de forma mais contextualizada, mostrando, inclusive, a interseccionalidade como um conceito importante para esses estudos. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Parestextoapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 20222317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349/557Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Tavares, CaioSantos Lages, Anabelle Oliveira Gomes , Fabiana 2022-12-27T11:52:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1349Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2022-12-27T11:52:27Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) |
title |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) |
spellingShingle |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) dos Santos Tavares, Caio Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia. |
title_short |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) |
title_full |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) |
title_fullStr |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) |
title_full_unstemmed |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) |
title_sort |
O “lugar” do Feminismo Negro, Decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (pnld 2018) |
author |
dos Santos Tavares, Caio |
author_facet |
dos Santos Tavares, Caio Santos Lages, Anabelle Oliveira Gomes , Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Santos Lages, Anabelle Oliveira Gomes , Fabiana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Tavares, Caio Santos Lages, Anabelle Oliveira Gomes , Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia. |
topic |
Feminismo Negro e Decolonial. Livros didáticos. Ensino de Sociologia. |
description |
O presente trabalho possui a proposta de analisar dois livros didáticos de Sociologia aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018)[1], à luz do feminismo negro decolonial. A perspectiva, nesse sentido, é observar como o tema feminismo negro é apresentado nos livros do PNLD 2018: “Sociologia para Jovens do Século XXI e “Sociologia em Movimento”. As referidas obras foram escolhidas tendo como princípio o fato de disporem de capítulos específicos sobre a questão de gênero e mais especificamente sobre o feminismo. Para isso, um estudo sobre os sentidos do feminismo negro decolonial foi realizado, tendo como parâmetro algumas autoras que estudaram a fundo a temática como a Françoise Vergés, Lélia Gonzalez, Davis, María Lugones e Djamila Ribeiro, além de outras referências. No que se referem aos estudos sobre os manuais didáticos e sua representação social, os autores Maia, Engerroff, Meucci, Melo e Bodart embasaram o estudo. A metodologia utilizada é uma análise crítica. Observou-se que embora a temática sobre o “feminismo negro decolonial” esteja presente nas duas obras estudadas, constatou-se que o livro “Sociologia para jovens do século XXI”, apesar de apresentar dois capítulos sobre as questões de gênero, a temática sobre o feminismo negro é evidenciada, mas não contextualizada com o restante do conteúdo. Já o livro “Sociologia em Movimento” apresenta o feminismo negro numa perspectiva decolonial e de forma mais contextualizada, mostrando, inclusive, a interseccionalidade como um conceito importante para esses estudos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1349/557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 2022 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645810925568 |