Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Martha Malaquias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Simone Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278
Resumo: A questão das drogas está entre as tantas problemáticas que permeiam o espaço escolar e na recente história das relações em torno destas substâncias seus usuários são vistos principalmente de forma depreciativa. Nesse artigo apresentamos o relato de experiência da oficina de formação de professores realizada em uma escola pública do município de Petrolina-PE. A proposta da oficina surgiu a partir da demanda da escola em questão sobre as práticas de abordagem da temática drogas e a forma de acolhimento ao estudante usuário. Foi realizada no ciclo de formação de professores, já definido no calendário escolar da instituição, organizado pelas educadoras de apoio pedagógico. Para a oficina foram mobilizados teóricos das ciências sociais, o processo foi registrado em diário de campo, assim como foram feitas entrevistas episódicas. Destacam-se os resultados: os estudantes detêm conhecimento prévio e o interesse pelo tema; expressões proibicionistas e patologizantes nas considerações dos professores; e falas que indicam rompimento com essas lógicas. O encontro foi considerado importante para os professores na perspectiva da desnaturalização e ampliação do olhar sobre o tema.
id GPCS-1_5b69350f7b4f2ba9a7b06c93f48e5978
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1278
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogasEscola Promotora de SaúdeCiências SociaisFormação de ProfessoresDrogas na EscolaRedução de Danos.A questão das drogas está entre as tantas problemáticas que permeiam o espaço escolar e na recente história das relações em torno destas substâncias seus usuários são vistos principalmente de forma depreciativa. Nesse artigo apresentamos o relato de experiência da oficina de formação de professores realizada em uma escola pública do município de Petrolina-PE. A proposta da oficina surgiu a partir da demanda da escola em questão sobre as práticas de abordagem da temática drogas e a forma de acolhimento ao estudante usuário. Foi realizada no ciclo de formação de professores, já definido no calendário escolar da instituição, organizado pelas educadoras de apoio pedagógico. Para a oficina foram mobilizados teóricos das ciências sociais, o processo foi registrado em diário de campo, assim como foram feitas entrevistas episódicas. Destacam-se os resultados: os estudantes detêm conhecimento prévio e o interesse pelo tema; expressões proibicionistas e patologizantes nas considerações dos professores; e falas que indicam rompimento com essas lógicas. O encontro foi considerado importante para os professores na perspectiva da desnaturalização e ampliação do olhar sobre o tema.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2022-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 20222317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278/553Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Martha Malaquiasda Silva, Simone Mara2022-12-27T11:52:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1278Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2022-12-27T11:52:27Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
title Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
spellingShingle Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
da Silva, Martha Malaquias
Escola Promotora de Saúde
Ciências Sociais
Formação de Professores
Drogas na Escola
Redução de Danos.
title_short Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
title_full Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
title_fullStr Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
title_full_unstemmed Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
title_sort Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
author da Silva, Martha Malaquias
author_facet da Silva, Martha Malaquias
da Silva, Simone Mara
author_role author
author2 da Silva, Simone Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Martha Malaquias
da Silva, Simone Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Promotora de Saúde
Ciências Sociais
Formação de Professores
Drogas na Escola
Redução de Danos.
topic Escola Promotora de Saúde
Ciências Sociais
Formação de Professores
Drogas na Escola
Redução de Danos.
description A questão das drogas está entre as tantas problemáticas que permeiam o espaço escolar e na recente história das relações em torno destas substâncias seus usuários são vistos principalmente de forma depreciativa. Nesse artigo apresentamos o relato de experiência da oficina de formação de professores realizada em uma escola pública do município de Petrolina-PE. A proposta da oficina surgiu a partir da demanda da escola em questão sobre as práticas de abordagem da temática drogas e a forma de acolhimento ao estudante usuário. Foi realizada no ciclo de formação de professores, já definido no calendário escolar da instituição, organizado pelas educadoras de apoio pedagógico. Para a oficina foram mobilizados teóricos das ciências sociais, o processo foi registrado em diário de campo, assim como foram feitas entrevistas episódicas. Destacam-se os resultados: os estudantes detêm conhecimento prévio e o interesse pelo tema; expressões proibicionistas e patologizantes nas considerações dos professores; e falas que indicam rompimento com essas lógicas. O encontro foi considerado importante para os professores na perspectiva da desnaturalização e ampliação do olhar sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278/553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 2022
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645793099776