Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278 |
Resumo: | A questão das drogas está entre as tantas problemáticas que permeiam o espaço escolar e na recente história das relações em torno destas substâncias seus usuários são vistos principalmente de forma depreciativa. Nesse artigo apresentamos o relato de experiência da oficina de formação de professores realizada em uma escola pública do município de Petrolina-PE. A proposta da oficina surgiu a partir da demanda da escola em questão sobre as práticas de abordagem da temática drogas e a forma de acolhimento ao estudante usuário. Foi realizada no ciclo de formação de professores, já definido no calendário escolar da instituição, organizado pelas educadoras de apoio pedagógico. Para a oficina foram mobilizados teóricos das ciências sociais, o processo foi registrado em diário de campo, assim como foram feitas entrevistas episódicas. Destacam-se os resultados: os estudantes detêm conhecimento prévio e o interesse pelo tema; expressões proibicionistas e patologizantes nas considerações dos professores; e falas que indicam rompimento com essas lógicas. O encontro foi considerado importante para os professores na perspectiva da desnaturalização e ampliação do olhar sobre o tema. |
id |
GPCS-1_5b69350f7b4f2ba9a7b06c93f48e5978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1278 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogasEscola Promotora de SaúdeCiências SociaisFormação de ProfessoresDrogas na EscolaRedução de Danos.A questão das drogas está entre as tantas problemáticas que permeiam o espaço escolar e na recente história das relações em torno destas substâncias seus usuários são vistos principalmente de forma depreciativa. Nesse artigo apresentamos o relato de experiência da oficina de formação de professores realizada em uma escola pública do município de Petrolina-PE. A proposta da oficina surgiu a partir da demanda da escola em questão sobre as práticas de abordagem da temática drogas e a forma de acolhimento ao estudante usuário. Foi realizada no ciclo de formação de professores, já definido no calendário escolar da instituição, organizado pelas educadoras de apoio pedagógico. Para a oficina foram mobilizados teóricos das ciências sociais, o processo foi registrado em diário de campo, assim como foram feitas entrevistas episódicas. Destacam-se os resultados: os estudantes detêm conhecimento prévio e o interesse pelo tema; expressões proibicionistas e patologizantes nas considerações dos professores; e falas que indicam rompimento com essas lógicas. O encontro foi considerado importante para os professores na perspectiva da desnaturalização e ampliação do olhar sobre o tema.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2022-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 20222317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278/553Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Martha Malaquiasda Silva, Simone Mara2022-12-27T11:52:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1278Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2022-12-27T11:52:27Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas |
title |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas |
spellingShingle |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas da Silva, Martha Malaquias Escola Promotora de Saúde Ciências Sociais Formação de Professores Drogas na Escola Redução de Danos. |
title_short |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas |
title_full |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas |
title_fullStr |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas |
title_full_unstemmed |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas |
title_sort |
Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas |
author |
da Silva, Martha Malaquias |
author_facet |
da Silva, Martha Malaquias da Silva, Simone Mara |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Simone Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Martha Malaquias da Silva, Simone Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Promotora de Saúde Ciências Sociais Formação de Professores Drogas na Escola Redução de Danos. |
topic |
Escola Promotora de Saúde Ciências Sociais Formação de Professores Drogas na Escola Redução de Danos. |
description |
A questão das drogas está entre as tantas problemáticas que permeiam o espaço escolar e na recente história das relações em torno destas substâncias seus usuários são vistos principalmente de forma depreciativa. Nesse artigo apresentamos o relato de experiência da oficina de formação de professores realizada em uma escola pública do município de Petrolina-PE. A proposta da oficina surgiu a partir da demanda da escola em questão sobre as práticas de abordagem da temática drogas e a forma de acolhimento ao estudante usuário. Foi realizada no ciclo de formação de professores, já definido no calendário escolar da instituição, organizado pelas educadoras de apoio pedagógico. Para a oficina foram mobilizados teóricos das ciências sociais, o processo foi registrado em diário de campo, assim como foram feitas entrevistas episódicas. Destacam-se os resultados: os estudantes detêm conhecimento prévio e o interesse pelo tema; expressões proibicionistas e patologizantes nas considerações dos professores; e falas que indicam rompimento com essas lógicas. O encontro foi considerado importante para os professores na perspectiva da desnaturalização e ampliação do olhar sobre o tema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278/553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 11 (2022): Volume 11, 2022 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645793099776 |