Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Röwer, Joana Elisa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/369
Resumo: Este texto trata-se de um relato de experiência na disciplina de Sociologia, em todos os anos do ensino médio, em uma escola pública de educação básica de um município da região central do Rio Grande do Sul, que ocorreu durante o ano de 2013. O objetivo central foi construir possibilidades didático-metodológicas de reflexão e conscientização de si na relação entre estrutura e contextos sociais-culturais e trajetórias individuais. Partiu-se do pressuposto que narrar a própria experiência, produzir relatos de si, provoca estranhamentos/desnaturalizações do saber do senso comum, possibilita conscientizações e pode provocar a reorganização de perspectivas futuras e (re)ordenação do mundo. A disciplina foi desenvolvida em três momentos principais de criação de espaços/tempos de escrita autorreferenciais, concomitante ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares de cada ano escolar do ensino médio. A análise da experiência considerou que a construção de espaços/tempos de escritas de si relacionadas aos temas sociológicos e as trajetórias individuais possibilitou reinterpretações da própria história e do outro e atribuição de outros sentidos aos contextos de vida. Contudo, há de se problematizar as diferentes atribuições de sentidos pelos educandos a esta atividade; a relação educador-educando que interfere no próprio processo de escrita; e, a necessidade de aprimorar o trabalho de leitura/escuta dos relatos de si.
id GPCS-1_71e853854c015f632c4eb83a8054ebe9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/369
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de SociologiaEnsino de Sociologia. Escritas autorreferenciais. Conscientização de si.Este texto trata-se de um relato de experiência na disciplina de Sociologia, em todos os anos do ensino médio, em uma escola pública de educação básica de um município da região central do Rio Grande do Sul, que ocorreu durante o ano de 2013. O objetivo central foi construir possibilidades didático-metodológicas de reflexão e conscientização de si na relação entre estrutura e contextos sociais-culturais e trajetórias individuais. Partiu-se do pressuposto que narrar a própria experiência, produzir relatos de si, provoca estranhamentos/desnaturalizações do saber do senso comum, possibilita conscientizações e pode provocar a reorganização de perspectivas futuras e (re)ordenação do mundo. A disciplina foi desenvolvida em três momentos principais de criação de espaços/tempos de escrita autorreferenciais, concomitante ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares de cada ano escolar do ensino médio. A análise da experiência considerou que a construção de espaços/tempos de escritas de si relacionadas aos temas sociológicos e as trajetórias individuais possibilitou reinterpretações da própria história e do outro e atribuição de outros sentidos aos contextos de vida. Contudo, há de se problematizar as diferentes atribuições de sentidos pelos educandos a esta atividade; a relação educador-educando que interfere no próprio processo de escrita; e, a necessidade de aprimorar o trabalho de leitura/escuta dos relatos de si.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/369Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 34-442317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/369/pdfRöwer, Joana Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/369Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
title Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
spellingShingle Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
Röwer, Joana Elisa
Ensino de Sociologia. Escritas autorreferenciais. Conscientização de si.
title_short Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
title_full Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
title_fullStr Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
title_full_unstemmed Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
title_sort Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia
author Röwer, Joana Elisa
author_facet Röwer, Joana Elisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Röwer, Joana Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia. Escritas autorreferenciais. Conscientização de si.
topic Ensino de Sociologia. Escritas autorreferenciais. Conscientização de si.
description Este texto trata-se de um relato de experiência na disciplina de Sociologia, em todos os anos do ensino médio, em uma escola pública de educação básica de um município da região central do Rio Grande do Sul, que ocorreu durante o ano de 2013. O objetivo central foi construir possibilidades didático-metodológicas de reflexão e conscientização de si na relação entre estrutura e contextos sociais-culturais e trajetórias individuais. Partiu-se do pressuposto que narrar a própria experiência, produzir relatos de si, provoca estranhamentos/desnaturalizações do saber do senso comum, possibilita conscientizações e pode provocar a reorganização de perspectivas futuras e (re)ordenação do mundo. A disciplina foi desenvolvida em três momentos principais de criação de espaços/tempos de escrita autorreferenciais, concomitante ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares de cada ano escolar do ensino médio. A análise da experiência considerou que a construção de espaços/tempos de escritas de si relacionadas aos temas sociológicos e as trajetórias individuais possibilitou reinterpretações da própria história e do outro e atribuição de outros sentidos aos contextos de vida. Contudo, há de se problematizar as diferentes atribuições de sentidos pelos educandos a esta atividade; a relação educador-educando que interfere no próprio processo de escrita; e, a necessidade de aprimorar o trabalho de leitura/escuta dos relatos de si.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/369
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/369/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 34-44
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644514885632