Sócrates, Durhkeim e o Ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ivan Fontes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/199
Resumo: A natureza social do conhecimento e dos valores e suas relações com este conhecimento e estes valores, são obstáculos que se impõe e se impuseram ao entendimento sociológico desde sempre. Um dos desbravadores deste percurso tem contribuições ainda pouco exploradas pelo tão recente cenário do ensino de sociologia no contexto brasileiro. Em contrapartida a esta negligência a presente proposta busca identificar os elementos substancias presentes na dialética socrática (ironia e maiêutica), suas fulcrais contribuições para o pensar sociológico Durkheimiano e suas possíveis contribuições ao processo de transposição das Ciências Sociais. As questões que abordo nesta proposta não tangem com quaisquer debate histórico e ou filosófico acerca das dimensões e do sentido da obra de Sócrates e em específico, a dimensão dialética de sua proposta pedagógica de transmissão da filosofia, ou, nos termos coetâneos aos de Sócrates, do saber. Passo longe, embora esta fosse a intenção de Sócrates, de fazer da sociologia, no caso dele a filosofia, uma justificação da vida moral. O que proponho é tentar instigar o uso desse procedimento basilar da filosofia ocidental, e por conseguinte, da preocupação da sociologia de Durkheim, como instrumento didático e pedagógico para a transmissão do conhecimento e da forma de pensar a sua feitura, nas Ciências Sociais. Neste sentido, apresentamos o debate do procedimento socrático e como ele foi recepcionado por Durkheim na construção metodológica dos conceitos apresentados em seus principais trabalhos (As Regras do Método Sociológico, O Suicídio, As Formas Elementares da Vida Religiosa e Educação e Sociologia) e indicamos como ele pode ser útil para pensar o processo de recontextualização, no âmbito pedagógico, das Ciências Sociais.
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