FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/811 |
Resumo: | As propostas educacionais de um país, Estado e cidade, localidade, dentre outros, diz muito sobre a concepção que sociedade tem dela mesma em cada contexto histórico. Com o interesse em perceber parte das concepções existentes no Brasil durante as décadas de 1930-1940, este texto visa apresentar uma reflexão sobre as propostas contidas na Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942, e com o uso da categoria gênero, buscamos perceber as intencionalidades de reforços das distinções e desigualdades de gênero já estabelecidas socialmente. Palavras-chave: Desigualdade. Ensino. Gênero. Legislação. STRENGTHENING THE DIFFERENCES: school education and the reproduction of gender inequalities in the Organic Law of Secondary Education (1930-1940) Abstract The educational proposals of a country, state and city, locality, among others, tells a lot about the conception that society has of itself in each historical context. With the interest in perceiving part of the conceptions existing in Brazil during the 1930s and 1940s, this text aims to present a reflection on the proposals contained in the Organic Law of Secondary Education of 1942, and with the use of the gender category, we seek to perceive intentionalities of reinforcements of the distinctions and inequalities of gender already established socially. Keywords: Inequality. Teaching. Genre. Legislation. |
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