FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZALUSKI, JORGE LUIZ
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Rosemeri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/811
Resumo: As propostas educacionais de um país, Estado e cidade, localidade, dentre outros, diz muito sobre a concepção que sociedade tem dela mesma em cada contexto histórico. Com o interesse em perceber parte das concepções existentes no Brasil durante as décadas de 1930-1940, este texto visa apresentar uma reflexão sobre as propostas contidas na Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942, e com o uso da categoria gênero, buscamos perceber as intencionalidades de reforços das distinções e desigualdades de gênero já estabelecidas socialmente. Palavras-chave: Desigualdade. Ensino. Gênero. Legislação. STRENGTHENING THE DIFFERENCES: school education and the reproduction of gender inequalities in the Organic Law of Secondary Education (1930-1940) Abstract The educational proposals of a country, state and city, locality, among others, tells a lot about the conception that society has of itself in each historical context. With the interest in perceiving part of the conceptions existing in Brazil during the 1930s and 1940s, this text aims to present a reflection on the proposals contained in the Organic Law of Secondary Education of 1942, and with the use of the gender category, we seek to perceive intentionalities of reinforcements of the distinctions and inequalities of gender already established socially. Keywords: Inequality. Teaching. Genre. Legislation.
id GPCS-1_8ad5096d76e29df8241dd562ddd4fd53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/811
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)DesigualdadeEnsinoGêneroLegislação.As propostas educacionais de um país, Estado e cidade, localidade, dentre outros, diz muito sobre a concepção que sociedade tem dela mesma em cada contexto histórico. Com o interesse em perceber parte das concepções existentes no Brasil durante as décadas de 1930-1940, este texto visa apresentar uma reflexão sobre as propostas contidas na Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942, e com o uso da categoria gênero, buscamos perceber as intencionalidades de reforços das distinções e desigualdades de gênero já estabelecidas socialmente. Palavras-chave: Desigualdade. Ensino. Gênero. Legislação. STRENGTHENING THE DIFFERENCES: school education and the reproduction of gender inequalities in the Organic Law of Secondary Education (1930-1940) Abstract The educational proposals of a country, state and city, locality, among others, tells a lot about the conception that society has of itself in each historical context. With the interest in perceiving part of the conceptions existing in Brazil during the 1930s and 1940s, this text aims to present a reflection on the proposals contained in the Organic Law of Secondary Education of 1942, and with the use of the gender category, we seek to perceive intentionalities of reinforcements of the distinctions and inequalities of gender already established socially. Keywords: Inequality. Teaching. Genre. Legislation.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/811Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 05-302317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/811/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessZALUSKI, JORGE LUIZMoreira, Rosemeri2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/811Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2017-07-28T07:35:36Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
title FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
spellingShingle FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
ZALUSKI, JORGE LUIZ
Desigualdade
Ensino
Gênero
Legislação.
title_short FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
title_full FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
title_fullStr FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
title_full_unstemmed FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
title_sort FORTALECENDO AS DIFERENÇAS: a educação escolar e a reprodução das desigualdades de gênero na Lei Orgânica do Ensino Secundário (1930-1940)
author ZALUSKI, JORGE LUIZ
author_facet ZALUSKI, JORGE LUIZ
Moreira, Rosemeri
author_role author
author2 Moreira, Rosemeri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZALUSKI, JORGE LUIZ
Moreira, Rosemeri
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade
Ensino
Gênero
Legislação.
topic Desigualdade
Ensino
Gênero
Legislação.
description As propostas educacionais de um país, Estado e cidade, localidade, dentre outros, diz muito sobre a concepção que sociedade tem dela mesma em cada contexto histórico. Com o interesse em perceber parte das concepções existentes no Brasil durante as décadas de 1930-1940, este texto visa apresentar uma reflexão sobre as propostas contidas na Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942, e com o uso da categoria gênero, buscamos perceber as intencionalidades de reforços das distinções e desigualdades de gênero já estabelecidas socialmente. Palavras-chave: Desigualdade. Ensino. Gênero. Legislação. STRENGTHENING THE DIFFERENCES: school education and the reproduction of gender inequalities in the Organic Law of Secondary Education (1930-1940) Abstract The educational proposals of a country, state and city, locality, among others, tells a lot about the conception that society has of itself in each historical context. With the interest in perceiving part of the conceptions existing in Brazil during the 1930s and 1940s, this text aims to present a reflection on the proposals contained in the Organic Law of Secondary Education of 1942, and with the use of the gender category, we seek to perceive intentionalities of reinforcements of the distinctions and inequalities of gender already established socially. Keywords: Inequality. Teaching. Genre. Legislation.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/811
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/811/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 05-30
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645384155136