EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolinário, José Antônio Feitosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Menezes Feitosa, Breno Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/647
Resumo: Este artigo propõe uma tentativa de compreensão das possíveis intersecções entre educação e democracia no pensamento contemporâneo. Para tanto, adentramos em algumas questões hodiernas para identificar como se dá esta relação, afunilando as perspectivas de investigação com autores decisivos em nossa época. Destarte, nos debruçamos sobre as leituras de Robert Dahl, Noam Chomsky, Alain Touraine, Boaventura de Sousa Santos e Amy Gutmann, todos importantes nomes da discussão acadêmica em torno da democracia, com vistas à percepção das referidas intersecções, atinando igualmente para os contrastes resultantes do processo de consolidação da democracia. A análise de obras dos referidos autores mostrou que as relações entre democracia e educação continuam sendo uma nítida preocupação na reflexão contemporânea, vicejando como fundamental no trato de tópicos tais como, o modelo neoliberal de Estado, as ações afirmativas, a inclusão social, e as relações entre o público e o privado.Palavras-chave: Educação. Democracia. Contemporaneidade. Estado. Escola.EDUCATION AND DEMOCRACY: a contemporary itineraryAbstractThis article proposes an understanding of the possible intersections between education and democracy in contemporary thinking. To do so we approached to some modern subjects to identify how this relation is, specifying perspectives of research with nowadays decisive authors. Thus, we looked over the works of Robert Dahl, Noam Chomsky, Alain Touraine, Boaventura de Sousa Santos and Amy Gutmann, all important names of the academic discussion on democracy, in order to these intersections, infering likewise the resulting contrasts of consolidation process of democracy. The analysis of these authors showed that the relation between democracy and education remains a clear concern in contemporary thinking, being fundamental in topics such as the neoliberal model of state, the affirmative policies, social inclusion, and public-private relations.Keywords: Education. Democracy. Contemporaneity. State. School.
id GPCS-1_be01c125c9b5f706e72bfdff557cb7fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/647
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneoEducação. Democracia. Contemporaneidade.Este artigo propõe uma tentativa de compreensão das possíveis intersecções entre educação e democracia no pensamento contemporâneo. Para tanto, adentramos em algumas questões hodiernas para identificar como se dá esta relação, afunilando as perspectivas de investigação com autores decisivos em nossa época. Destarte, nos debruçamos sobre as leituras de Robert Dahl, Noam Chomsky, Alain Touraine, Boaventura de Sousa Santos e Amy Gutmann, todos importantes nomes da discussão acadêmica em torno da democracia, com vistas à percepção das referidas intersecções, atinando igualmente para os contrastes resultantes do processo de consolidação da democracia. A análise de obras dos referidos autores mostrou que as relações entre democracia e educação continuam sendo uma nítida preocupação na reflexão contemporânea, vicejando como fundamental no trato de tópicos tais como, o modelo neoliberal de Estado, as ações afirmativas, a inclusão social, e as relações entre o público e o privado.Palavras-chave: Educação. Democracia. Contemporaneidade. Estado. Escola.EDUCATION AND DEMOCRACY: a contemporary itineraryAbstractThis article proposes an understanding of the possible intersections between education and democracy in contemporary thinking. To do so we approached to some modern subjects to identify how this relation is, specifying perspectives of research with nowadays decisive authors. Thus, we looked over the works of Robert Dahl, Noam Chomsky, Alain Touraine, Boaventura de Sousa Santos and Amy Gutmann, all important names of the academic discussion on democracy, in order to these intersections, infering likewise the resulting contrasts of consolidation process of democracy. The analysis of these authors showed that the relation between democracy and education remains a clear concern in contemporary thinking, being fundamental in topics such as the neoliberal model of state, the affirmative policies, social inclusion, and public-private relations.Keywords: Education. Democracy. Contemporaneity. State. School.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/647Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 122-1412317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/647/pdfApolinário, José Antônio FeitosaMenezes Feitosa, Breno Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-26T19:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/647Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-12-26T19:28:30Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
title EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
spellingShingle EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
Apolinário, José Antônio Feitosa
Educação. Democracia. Contemporaneidade.
title_short EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
title_full EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
title_fullStr EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
title_sort EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: um percurso contemporâneo
author Apolinário, José Antônio Feitosa
author_facet Apolinário, José Antônio Feitosa
Menezes Feitosa, Breno Leal
author_role author
author2 Menezes Feitosa, Breno Leal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apolinário, José Antônio Feitosa
Menezes Feitosa, Breno Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Democracia. Contemporaneidade.
topic Educação. Democracia. Contemporaneidade.
description Este artigo propõe uma tentativa de compreensão das possíveis intersecções entre educação e democracia no pensamento contemporâneo. Para tanto, adentramos em algumas questões hodiernas para identificar como se dá esta relação, afunilando as perspectivas de investigação com autores decisivos em nossa época. Destarte, nos debruçamos sobre as leituras de Robert Dahl, Noam Chomsky, Alain Touraine, Boaventura de Sousa Santos e Amy Gutmann, todos importantes nomes da discussão acadêmica em torno da democracia, com vistas à percepção das referidas intersecções, atinando igualmente para os contrastes resultantes do processo de consolidação da democracia. A análise de obras dos referidos autores mostrou que as relações entre democracia e educação continuam sendo uma nítida preocupação na reflexão contemporânea, vicejando como fundamental no trato de tópicos tais como, o modelo neoliberal de Estado, as ações afirmativas, a inclusão social, e as relações entre o público e o privado.Palavras-chave: Educação. Democracia. Contemporaneidade. Estado. Escola.EDUCATION AND DEMOCRACY: a contemporary itineraryAbstractThis article proposes an understanding of the possible intersections between education and democracy in contemporary thinking. To do so we approached to some modern subjects to identify how this relation is, specifying perspectives of research with nowadays decisive authors. Thus, we looked over the works of Robert Dahl, Noam Chomsky, Alain Touraine, Boaventura de Sousa Santos and Amy Gutmann, all important names of the academic discussion on democracy, in order to these intersections, infering likewise the resulting contrasts of consolidation process of democracy. The analysis of these authors showed that the relation between democracy and education remains a clear concern in contemporary thinking, being fundamental in topics such as the neoliberal model of state, the affirmative policies, social inclusion, and public-private relations.Keywords: Education. Democracy. Contemporaneity. State. School.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/647
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/647/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 122-141
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644993036288